Habilidades Desencadeadas

Escrito Por: Antonio Zanutto

Olá pessoal,

2-Hoje vou falar de Habilidades Desencadeadas. Isso, os triggers mesmo. O que é uma Habilidade Desencadeada? Que cidades elas habitam? O que elas comem? Para saber de tudo isso, assista o Globo Reporter. Para saber de outras coisas relacionadas a elas, continue lendo 🙂

Habilidades Desencadeadas são habilidades que desencadeiam (Oh) quando certas condições acontecem. Elas esperam acontecer algo no jogo para ter algum efeito. Mas como saber o que são habilidades desencadeadas? Elas são caracterizadas pelas termos “Toda vez que” (Whenever), “No inicio de” (At), “Quando” (When). Ou seja, tem algum desses três termos, então é uma habilidade desencadeada. Se não tiver, não é.

 

51KUfPxwr-L._SX450_Sempre que duas ou mais Habilidades Desencadeadas desencadeiam ao mesmo tempo (seja porque uma mágica foi conjurada ou estamos resolvendo algo ou entramos na manutenção) elas são colocadas na pilha em ordem APNAP. Ou seja, o(a) jogador(a) ativo coloca suas habilidades na pilha e então o(a) jogador(a) coloca as dele(a). Lembrando que o último objeto da pilha resolve primeiro. Por exemplo, imagine que Aline e Beatriz controlam um Mestre de Caça da Derrubada cada uma, nenhuma das duas conjura nenhuma mágica durante o turno de Aline. Na manutenção da Beatriz as duas habilidades irão desencadear ao mesmo tempo. A habilidade da Beatriz vai para a pilha primeiro, e então a da Aline. Como a da Aline está no topo, vai resolver primeiro e vai transformar. E então a habilidade de Devastador da Derrubada desencadeia, deixando Beatriz muito triste porque ela perdeu seu Mestre da Caça da Derrubada :'(

heroofbladehold_OSZAh, mas e quando duas habilidades minhas desencadeiam ao mesmo tempo? Então você escolhe a ordem que as duas habilidades desencadeadas vão para a pilha. Por exemplo, Anderson controla um Herói de Bladehold e ataca Lucas. As duas habilidades de Heroi de Bladehold desencadeiam ao mesmo tempo, quando Anderson ataca com o Herói. Então Anderson pode escolher colocar elas na pilha na ordem que ele quiser. No caso, é mais vantagem que ele coloque o Grito de Guerra na pilha primeiro, assim ela resolve por último. Então Anderson pode fazer as fichas e elas ainda ganham o +1/+0 do grito de guerra.

 

felidarMas e se…? Algumas habilidades desencadeadas possuem uma clausula “se” de intervenção. O que significa que a habilidade checa duas vezes, uma quando desencadeia e outra no momento da resolução. Por exemplo, Soberano Felidar tem uma habilidade desencadeada que diz “No começo de sua manutenção, se você tiver 40 ou mais de vida, você ganha o jogo”. Ela desencadeia na sua manutenção se e somente se você tiver 40 ou mais de vida, neste momento ela vai para a pilha e espera para resolver. Quando ela resolve, ela checa novamente se você tem 40 ou mais de vida, se você tiver, você ganha o jogo, caso contrário, você não ganha. Então se na sua manutenção você tiver 39 de vida e ganhar 1 de vida por algum efeito, a habilidade não vai desencadear, porque quando a sua manutenção começou você não tinha 40 ou mais de vida. E também, se você tiver 40 de vida no começo de sua manutenção mas seu oponente responder a habilidade do Soberano com um raio na sua cara, você não vai ganhar o jogo, porque na hora que a habilidade resolver, você não terá mais 40 ou mais de vida.

Entendeu mesmo os conceitos? Vamos ver, dê uma olhada no Quiz abaixo!

 

Supressor de Mágicas e Fluxo de Essência

spellqueller

Um favorito de todos os jogadores de Magic, Supressor de Mágicas :). Thales conjura uma Companhia Agrupada e em resposta Rafael conjura um Supressor de Mágicas. Quando Supressor de Mágicas entra no Campo de Batalha, Rafael escolhe a Companhia Agrupada como alvo da Habilidade Desencadeada. Assumindo que nenhum jogador conjure nenhuma outra mágica ou ative qualquer habilidade, se Rafael conjurar um Fluxo de Essência com alvo no seu Supressor de Mágicas, ele consegue exilar Companhia Agrupada para sempre?

Resposta
Não :/

Quando Rafael conjura Fluxo de Essência, as duas habilidades do Supressor de Mágicas desencadeiam ao mesmo tempo. Uma que quer devolver uma mágica anulada para o seu controlador e outra que quer anular uma mágica na pilha. Não importa a ordem com que essas habilidades vão para a pilha, porque a habilidade de anular precisa dar alvo na Companhia Agrupada novamente, já que é a única mágica na pilha. A habilidade de Deixar o Campo de Batalha vai resolver e não vai fazer nada e a primeira habilidade de anular vai ser anulada pois seu alvo é inválido.

 

Demônio Arruina Mente e Lutar com o Passado

114869_200wCharlie controla Demônio Arruina Mente e possui apenas Feitiço, Criatura e Terreno no seu cemitério. Ele não quer mais perder vida, ele pode conjurar um Lutar com o Passado durante a sua manutenção para previnir que ele perca vida?

Resposta
 Sim! 🙂

O Demônio Arruina Mente não tem uma clausula ‘se’ de intervenção, ou seja, a habilidade sempre vai para a pilha no inicio da manutenção e quando a habilidade resolve é que a habilidade checa se tem ou não quatro ou mais tipos de cards no cemitério.

 

 

 

 

Ultimato Cruel e Cultista Exultante

cruelAntonio controla um Cultista Exultante e não tem cards na mão e André conjura um Ultimato Cruel com Antonio como alvo. Antonio vai descartar algum card?

Resposta
Não. Por mais que a habilidade de Cultista Exultante desencadeie quando ele morre, ela só é posta na pilha depois da resolução da mágica. Ou seja, primeiro você faz todo o efeito de Ultimato Cruel e depois você resolve a habilidade desencadeada do Cultista Exultante.

3 thoughts on “Habilidades Desencadeadas

  1. Gostaria de saber se: tem 3 mágicas na pilha, os jogadores passam; a primeira mágica resolve e desencadeia um efeito.
    Pergunta: o efeito desencadeado congela a pilha e entra encima dela? Ou espera era destravar por completo?

  2. 702.42a Modular represents both a static ability and a triggered ability. “Modular N” means “This permanent enters the battlefield with N +1/+1 counters on it” and “When this permanent is put into a graveyard from the battlefield, you may put a +1/+1 counter on target artifact creature for each +1/+1 counter on this permanent.”

    O que significa que Undying Evil não terá efeito, porque a criatura não perdeu os marcadores, ela sempre teve eles.

  3. Muito bom o blog !
    Aproveitando o mesmo. Gostaria de saber no caso quando usamos uma magica ( Mal Imortal ), em uma criatura artefato com a habilidade ( Modular ), como seria a ordem da pilha, qual fará o checamento primeiro?
    Desde já obrigado!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

You will not be added to any email lists and we will not distribute your personal information.