Cenário para discussão: Cartas emprestadas

Boa tarde juízes e juízas, bem vindos ao periódico Cenários para Discussão!

Para o cenário dessa semana você é um Juiz de Salão num PPTQ Padrão. Durante a checagem de deck de Amanda, você encontra algumas cartas dentro da caixa de deck junto com o sideboard que não estão listadas em sua Lista de Deck. Você encontra 4 Espírito Altruísta e 4 Thalia, Cátara Herege ambas em protetores pretos, Amanda está jogando com um deck Branco-Azul-Verde com protetores verdes. Durante a investigação, Amanda diz que emprestou essas cartas a um amigo, e ele devolveu as cartas depois de sair do torneio, então você exclui Trapaça. O que você faria?

Você pode discutir esse cenário em nossa lista de emails!

Ver Resposta
Amanda cometeu um Erro de Torneio – Problema no Deck/Lista do Deck. O trecho do Guia de Procedimentos para Infrações que diz “Cards em protetores diferentes, fichas e cartas dupla-face para as quais checklists estão sendo usadas são ignoradas no momento de determinar a legalidade do deck” se refere a cartas especificamente no grimório do jogador, não em sua caixa de deck ou sideboard. Adicionalmente, o IPG ainda nos diz que:
Se houverem cards armazenados junto com o sideborad que poderiam fazer parte do deck do jogador ou da jogadora, esses cards devem ser tratados como parte do sideboard, a menos que sejam:

  • Cards promocionais que foram entregues como parte do torneio.
  • Cards dupla-face representadas por uma checklist presente no deck.
  • Cards dupla-face usadas para representar a face “noite” de cartas no deck. Esses cards não devem estar protegidos da mesma forma que as cartas do deck e/ou sideboard.

Sendo assim, Amanda recebe uma Perda de Jogo pela infração. Solicite a ela que remova essas cartas de sua caixa de deck e as armazene em outro lugar enquanto ela permanecer no torneio.

Amanda podia ter se livrado dessa se ela tivesse um hábito que quase nenhum jogador aqui no ocidente possui: apresentar o sideboard. É uma cultura muito comum entre os japoneses e japonesas apresentar o deck e contar o sideboard (quase sempre de 15 cards), mantendo-o fora da caixinha. Assim, mesmo que você tenha um monte de cards legais no formato em sua caixinha, não terá problemas de deck/lista de deck, uma vez que todos os cards que você vai utilizar na partida foram apresentados no início dela.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

You will not be added to any email lists and we will not distribute your personal information.