FAQ do #mtgjudge no IRC

Etiqueta no canal

O canal de bate-papo IRC para juízes de Magic #mtgjudge é um local para juízes conhecerem e interagirem com a comunidade mundial de juízes . É um local para discussão de política, regras, e eventos que juízes participarão. Também é um local onde juízes menos experientes, organizadores de torneio, e até jogadores podem vir a perguntar sobre tais tópicos.

Questões sobre regras de Magic: The Gathering™ devem ser feitas em #mtgrules. Por favor, não responda (ou pergunte) questões de regras em #mtgjudge.

Também não é local para discussão geral de Magic: The Gathering™. Essas conversas pertencem ao canal não oficial #mtg. Commander possui seu próprio canal, #mtgcommander.

Conversas fora de tópico são permitidas enquanto nada mais está acontecendo, de toda forma por favor, mova a discussão para uma conversa privada caso a mesma seja apenas entre duas pessoas e/ou levar muito tempo. Ademais, se uma conversa dentro dos tópicos se inicia, ou uma pessoa está buscando ajuda, por favor interrompa a sua conversa.

Não discutimos desqualificações, investigações em progresso, ou prévias não oficiais de coleções de Magic: The Gathering™.

Outras regras

Demonstrar respeito aos outros juízes, especialmente àqueles que são novatos ao programa ou ao IRC em geral, isso é importante neste canal. Caso você seja um dos citados acima (um juíz ou usuário de IRC novato), considere aguardar um pouco antes de pular de cabeça nas discussões.

Por favor, não use comandos Datatog (um de nossos bots, explicado abaixo) caso os mesmos não sejam relevantes à conversa em questão.

Fotos ou links NSFW (‘Não seguro para trabalho’) são inaceitáveis nesse canal.

Operadores (explicado abaixo) são os árbitros finais das regras deste canal, e falhar em aderir a suas requisições irá resultar em remoção temporária do canal.

Perguntas frequentes

Algumas pessoas possuem uma estrela ou @ próximo aos seus nomes. Por quê?

A estrela ou @ indicam que o usuário é um Operador em um canal IRC. Esses usuários são os administradores e moderadores deste canal, e suas instruções devem ser seguidas assim como as regras acima. Operadores são escolhidos a dedo, então requisições para se tornar um Operador serão ignoradas. Nossos atuais Operadores (e seus nomes de usuário) são:

Jason Lemahieu (Lems)
Nível 5, Wisconsin (EUA)

Jason Lemahieu (Lems)
Nível 5, Wisconsin (EUA)

James Bennett (jbennett)
Nível 3, Kansas (EUA)

James Bennett (jbennett)
Nível 3, Kansas (EUA)

Mark Brown (MnarkBr)
Nível 2, Australia

Mark Brown (MnarkBr)
Nível 2, Australia

Johanna Virtanen (flame-)
Nível 3, Finlândia

Johanna Virtanen (flame-)
Nível 3, Finlândia

Jack Doyle (Scryus)
Nível 3, Reino Unido

Jack Doyle (Scryus)
Nível 3, Reino Unido

Arttu Kaipiainen (luma)
Nível 2, Finlândia

Arttu Kaipiainen (luma)
Nível 2, Finlândia

Algumas pessoas possuem um alto-falante ou um sinal de mais próximo de seus nomes. Por quê?

O alto-falante ou sinal de mais indicam que o usuário possui voz (+v) em um canal IRC. Para este canal, significa que a pessoa é um Juíz de Nível 2 ou mais. Era utilizado anteriormente para identificar Juízes experientes, e é atualmente em desuso pois é difícil de organizar os bots para cada novo usuário.

Quem (ou o quê) são Datatog, Gleemax, e judgebot?

Esses três nomes de usuário, são nomes de usuários bot – eles são automatizados e não possuem uma pessoa sentada por trás de uma tela de computador.

Datatog possui muitas funcionalidades. A funcionalidade principal usada neste canal é a de visualização de cartas, que deve ser usada em mensagens privadas com Datatog. Envie uma mensagem para o Datatog com a palavra “help” para ajuda. Yawgatog é o dono do Datatog.

Judgebot é o bot encarregado de delegar direitos de Operador (+o, símbolo de estrela) e é controlado por jbennett.

Gleemax é nosso bot emérito e é controlado por LeeSharpe.

Por que eu fui banido?

Caso você tenha sido banido, você quebrou alguma das regras do canal, floodou o canal com linhas de texto, ou se portou de maneira inapropriada. Banimentos no #mtgjudge duram uma hora, após esse tempo, você é bem-vindo a retornar.

Se você não consegue entrar em nenhum canal, seu enredeço de IP pode estar banido (D-Lined) pelo próprio servidor. Tentar um servidor diferente pode funcionar, uma lista dos servidores pode ser encontrada aqui.

Por que algumas pessoas estão escrevendo letras individuais?

O jogo de corrente de letras é um antigo e nobre passatempo para juízes deste canal. Suas regras devem ser óbvias por observação. Você não precisa participar, mas por favor não os interrompa. Porém, o faça, caso tenha alguma pergunta importante de juíz. Esses jogos não costumam demorar.

Eu quero me tornar um juíz, o que devo fazer?

Existem algumas coisas que você pode fazer – pergunte no canal, contate seu juíz local de Nível 2, ou contate seu Coordenador Regional.

Um jogador local, organizador de torneios, ou juíz, está fazenendo algo que eu gostaria de reportar. O que eu devo fazer?

Se você suspeita que um jogador local está trapaceando, contate o Coordenador Regional e o Juíz Mor do evento(s) em que isso foi observado. Problemas com juízes também podem ser trazidos ao Coordenador Regional, ou reportados através deste formulário.

Se você trabalhou com um juíz e houve um problema, considere escrever uma avaliação utilizando o Judge Center.
Se você acha que um Organizador de Torneios ou lojista, está fazendo algo que não deveria, contate seu representante da Wizards Play Network (WPN) ou o escritório local da Wizards of the Coast diretamente. Caso você não saiba quem são esses, seu Coordenador Regional terá esta informação. Outra opção de contato é o serviço de atendimento ao cliente da Wizards of the Coast.

Eu possuo um problema com meu número DCI ou senha. O que devo fazer?

O Serviço de atendimento ao cliente da Wizards of the Coast pode lhe ajudar com senhas DCI perdidas, números DCI que precisam ser fundidos, endereços de e-mail faltando, e outros problemas. Se você perdeu a parte destacável de seu cartão DCI, esse também é o local para contato.

Estou realizando um evento com o Wizards Event Reporter, e a aba de penalidades sumiu. O que eu devo fazer?

Esse é um problema comum, e pode ser resolvido indo na aba de “Judges”, e adicionando novos juízes a seu evento (ou removendo e depois os re-adicionando). A aba de penalidades deverá reaparecer.

Como se conectar ao IRC

Se você está lendo este FAQ, você provavelmente já localizou #mtgjudge e clicou no link no tópico. Se não, aqui estão algumas dicas:

Você pode usar a Ferramenta Online para conectar ao #mtgjudge diretamente através de um browser.

Você pode usar um cliente IRC como mIRC ou irssi para se conectar. Nós estamos localizados na rede EFNet, e escolhendo qualquer um dos servidores deve funcionar. Se o seu cliente não lista os servidores, tente irc.efnet.org para se conectar a servidor um aleatório. Uma vez conectado, digite /join #mtgjudge.

Você pode usar outro serviço web como o localizado no website da EFNet.
Para se unir a um canal protegido por senha (+k), digite /join #channel password.

Para mais informações relacionadas ao IRC, visite este site de ajuda.