Magic Judge Monthly – Dezembro de 2014

Sejam bem-vindos à última edição de 2014 do Magic Judge Monthly!

Esperamos que o Novo Ano tenha começado da melhor forma e que este ano seja ainda melhor que o anterior! Agora está na hora de recostar, relaxar e ver o que aconteceu na comunidade de Magic durante a época festiva.

Até à próxima, aproveitem o pre-release e boas arbitragens!

testheader2

FAQs para os jogadores e documentos com instruções para DQs para o HJ

Uma nova adição ao documentos para juízes é um guia específico para ambos jogadores e juizes após ter sido dada uma desqualificação (DQ). Notem que também está disponível em Espanhol e Francês, e será traduzido para Italiano.

Atualização ao Processo de Certificação para L3

Se estás interessado em tornares-te L3, lê atentamente as alterações significativas ao processo de certificação. Em caso de dúvidas, por favor contacta por email o Daniel Kitachewsky.

Comité de Conduta de Juízes e o código dos Juízes de Magic

Temos um novo documento oficial que discute aspectos do contrato social entre os Juízes de Magic e o resto da comunidade de Magic – O Código do Juiz de Magic (pdf link). Um novo corpo, O Comité de Conduta de Juízes, é responsável por endereçar as questões que surjam neste novo sistema. Sente-te à vontade para te familiarizares com o novo sistema de feedback disponível para jogadores, organizadores e juízes. Também existem uns quantos links de fórum relevantes que podes encontrar nos Anúncios Oficiais e no Canto da Comunidade.

testheader2

Artigos de Juiz de Dezembro de 2014

Podes encontrar as lista dos artigos na Judge Wiki e sente-te à vontade para te juntares às discussões nas JugdeApps.

Knowledge Pool de Dezembro

Se quiseres submeter um cenário à Knowledge Pool, aqui está como podes fazê-lo.

Judgecast

Judgecast é o único podcast de Juízes para Juízes.

  • Judgecast 107 – Código de Conduta
  • Judgecast 108 – Conversas à Lareira

testheader2

Feliz Aniversário! Dezembro de 2014

Mais de uma dúzia de aniversariantes para a edição deste mês. Em destaque neste mês está o Philip Schulz da Alemanha que celebra o seu 15º ano no Programa de Juízes.

Avanços de Juiz de Dezembro de 2014

Michael Wiese: “Olá a todos. Com 174 avanços em Dezembro, estamos a fechar o ano de 2014. Nunca esperei ter um número médio de avanços tão elevado. Quando nós (o Carlos e depois eu próprio) organizámos as listas pela primeira vez, tínhamos menos de 70 avanços por mês. Obrigado a todos por terem tornado o ano passado um sucesso em termos de avanços. Espero que tenhamos uma média ainda superior em 2015 :)”
Para verem a lista dos avanços, verifiquem este link.

Juiz da Semana

Parabéns ao L3

Christopher Richter traz as notícias na subida de dois juízes excepcionais: Jara Karban e Khanh Le Thien (a quem eu pessoalmente congratulo, aproveitando aqui a oportunidade). São agora novíssimos L3s.

testheader2

Questões levantadas no mês de Dezembro e as suas respostas [O]ficiais, só para ti!

1. NAP (jogador não activo) controla um Containment Priest e uma Nature's Revolt. AP (jogador activo) tenta jogar um terreno. A questão é se o terreno é exilado pelo Containment Priest.
R:Nope, terrenos não são exilados. Quando estamos a fazer eventos de entrar no campo de batalha aplicamos efeitos de substituição (como o do Priest), e depos aplicamos efeitos contínuos (como o da Revolt). Quando verificamos se o efeito do Priest se aplica, os terrenos ainda não são criaturas (porque ainda não aplicámos o efeito da Revolt), por isso o efeito do Priest não se aplica. Depois aplicamos o efeitos da Revolt e só depois o terreno entra no Campo de Batalha.
Resumindo: todos os terrenos entrarão no Campo de Batalha normalmente.
Aprovado por: Nathan Long, L2 Netrep, Durango, CO, USA
Fonte: http://apps.magicjudges.org/forum/topic/14594/

2. Vamos assumir que num jogo de Modern, ambos os jogadores conseguiram o combo do Archangel of Thune + Spike Feeder. AP diz ‘Quero ganhar um milhão de pontos de vida’, NAP diz ‘OK, então eu vou ganhar 10 milhões’. Quando é que estes jogadores têm que parar de fazer ciclos?
R: Por vezes encontras jogadores cujos argumentos acerca de um ciclo se torna um ciclo só por si. Nestas situações, faz com que cada um escreva um número numa folha de papel e depois que revelem os números – e prossegue com o jogo. Não lhes é permitido desperdiçar o tempo de toda a gente por escalação de ciclos em resposta aos ciclos dos outros… 🙁
Aprovado por: Scott Marshall, L5, Lakewood, CO, USA
Fonte: http://apps.magicjudges.org/forum/topic/15237/

3. És o juiz de um torneio de Legacy Competitivo, e és chamado a uma mesa. Vês uma pilha que é o cemitério num lado da mesa com uma dúzia de cartas viradas para cima, espalhadas em leque. O grimório do jogador está junto dessa pilha. Há uma única carta voltada para baixo no topo do cemitério.
“Não sabemos de onde vem essa carta. Ou foi uma carta do grimório que caiu para o cemitério ou é uma carta do cemitério que foi acidentalmente voltada para baixo.

Não queremos olhar para ela e cometer uma infracção de Looking At Extra Cards (L@EC Olhar para Cartas Adicionais). O que fazemos?”
A pilha que é o cemitério é confusa o suficiente para que a história pareça realista. Ambos os jogadores acreditam na história como foi contada e não vês razão para duvidar dela. Como lidas com esta situação?

R:Os jogadores fizeram a coisa certa, e é bastante claro que nenhum deles sabe o que a carta voltada para baixo poderá ser. No entanto a definição de L@EC também especifica “Isto inclui erros de destreza…” – que parece ser a explicação mais plausível aqui.

Por isso, vamos parar por um momento e assegurá-los que uma infracção de L@EC não é o fim do mundo; descobre porque é que eles estão a tentar evitar a infracção, educa-os um pouco acerca de infracções e aponta-lhes o excerto acerca de erros de destreza.

Se não é exequível rever o estado de jogo e as acções tomadas, para determinar se é uma carta de cemitério ou de grimório, e o jogador não notou pela falta do seu cemitério, e a tua investigação & compreensão do estado de jogo & conhecimento da carta mistério não conduzirá a Cheating (Trapaça), então é legítimo assumir que pertence ao grimório, e o remédio do L@EC deve ser usado, por todas as razões sempre que uma carta é vista ou **pudesse ter sido vista**.

Um cenário semelhante que ocorre muito mais frequentemente – um jogador deixa cair uma carta enquanto baralha o grimório do oponente. Ele imediatamente pára, como se estivesse congelado – já todos vimos isto – e chama por um juiz. Ele explica que ele sabe que deixou uma carta cair, mas não quer olhar para baixo – quase que podes sentir a tensão dos seus músculos do pescoço, certificando-se de que está a olhar para cima e não para baixo, e não olhando para nada.

Nesse momento, eu geralmente digo algo do tipo ‘aqui, eu vou apanhar isso para você’ e então, depois de cuidadosamente colocar a carta de volta no deck sem ser vista, eu continuarei com ‘sabe, L@EC só é um problema se houver um padrão suspeito sobre quando e como você está fazendo isso; já que eu não posso SABER se você não viu a carta – mesmo acreditando em você! – eu vou ter que registar uma infração. Apenas tenha cuidado embaralhando durante o resto do dia, e isso não será um problema.

Uma explicação parecida seria necessária no caso original – mas a infração provavelmente não precisa ser registada. Afinal de contas, as pessoas com que nós realmente precisamos de nos preocupar – por exemplo, aquelas repetidamente cometendo várias infrações – também são aquelas pessoas que mais imploram para que você registe um “errozinho insignificante” como este… jogadores honestos não têm nada com que se preocupar.

Aprovado por: Scott Marshall, L5, Lakewood, CO, USA
Fonte: http://apps.magicjudges.org/forum/topic/14585/


4.O jogador atacante já havia declarado seus atacantes; o jogador defensor já havia decidido aonde sua única criatura (um Abzan Falconer) iria bloquear, e então tentou conjurar um Mardu Charm para criar dois soldados com iniciativa. Nesse momento, um juiz foi chamado. Seria isso uma Sequência Fora de Ordem (SFdO)?
R:É esperado dos jogadores que saibam as regras do jogo – mas não a um nível detalhadamente técnico (esse é a definição de REL Competitivo do IPG).

Eu imagino que nós podíamos perder o foco e discutir sobre o “nível detalhadamente técnico” – mas vamos não discutir isso. Claramente, o Jogador Não Ativo não entendia as regras no nível necessário.

Então, e sobre a seção 4.1 das Regras de Torneio de Magic? “A filosofia da DCI é que um jogador deve ter uma vantagem devido ao melhor conhecimento das regras do jogo, maior ciência das interações no atual estado de jogo, e…”

Isso implica que o Jogador Não Ativo NÃO deve ter a vantagem aqui, devido a falta de entendimento das regras?
E, por causa disso, nós devemos eliminamar a SFdO porque o jogador não consegue comunicar claramente a sequência correta?
Para mim, aquele quinto exemplo de SFdO (bloquear, animar, bloquear) é uma indicação clara que nós podemos e provavelmente devemos aplicar SFdO nesta situação também – mesmo para um jogador que não consegue entender a sequência correta. Para exagerar e ilustrar:

JA: Ataco assim.
JNA: Ok, bloqueio aqui, Mardu Charm, uso essas fichas para bloquear aqui e ali.
JA: não, você não pode fazer isso – JUIZ!
Juiz: Sinto muito, isso não funciona assim.
JNA: ah é, então como funciona?
Juiz: nada disso, não vou te dizer – descobre!
JNA: $#*&%????????

Se um jogador fez exatamente o que o quinto exemplo diz – bloquear, animar, bloquear – e o oponente nos chamou, nós diríamos “Ok, isso está fora de ordem, mas nós chegámos a uma situação legal; da próxima vez, anime antes de bloquear, ok? Continuem…”

Então por que não fazer a mesma coisa aqui?

Aprovado por: Scott Marshall, L5, Lakewood, CO, USA
Fonte: http://apps.magicjudges.org/forum/topic/14972/?page=1


5. A Star City Games está a oferecer byes nos seus eventos Open Series aos vencedores de Open Trials da próxima temporada. É possível serem atribuídos byes por um TO para qualquer evento de Magic, ou a SCG pediu autorização à WOTC? Se possível, quais são as limitações e regras em relação a atribuir byes?
R: Os TOs devem trabalhar em conjunto com os seus representantes WPN, se quiserem atribuir byes. Normalmente, não são permitidos para eventos sancionados. A StarCityGames.com pediu e recebeu de certeza uma dispensa especial da Wizards para os seus Open Series.
Aprovado por: Scott Marshall, L5, Lakewood, CO, EUA
Fonte: http://apps.magicjudges.org/forum/topic/14238/

testheader2

Guia para Totós de PPTQs

Dois juízes da Ásia fizeram um guia para todos aqueles que forem experimentar o novo sistema (R,P)PTQ pela primeira vez. Começa com alguns detalhes para os Organizadores de Torneios e Juízes Mor – políticas de convite para os eventos; requerimentos de elegibilidade para os TOs; formatos legais; e por aí adiante. Depois providencia listas de verificação bastante razoáveis para todos os tipos de juízes, incluindo o scorekeeper.

O documento pode ser encontrado no dropbox aqui.

Se a ligação não estiver disponível, o dropbox não for uma opção, ou se apenas quiseres uma fonte oficial para as políticas, podes sempre consultar a Política de Convite para Eventos Principais. A versão de 2015 deste documento ainda não estava disponível no momento da escrita deste texto, mas a versão de 2014 pode ser encontrada aqui – ver secções 14 e 15, em particular.

Gostarias de ter Byes com isso?

Os jogadores têm tendência a pensar nos byes como algo para um Grand Prix, mas na verdade existem maneiras de outros Organizadores de Torneios arranjarem uma estrutura de Byes para os seus eventos – generalizando, todos e apenas os eventos de nível Principal são elegíveis para uma estrutura de Byes.

Atualização Mensal de Problemas com o WER

Como habitual, o modo offline não é muito funcional. Se precisares do modo offline, e tiveres um computador capaz de correr com sucesso o WER em modo offline, talvez seja melhor não atualizar o programa.

testheader2

Descobre que Conferências de juízes, Qualificadores para Pro Tour, Grand Prix e SCG Opens têm posições disponíveis! Ainda tens tempo para te candidatares ao GP Las Vegas, GP Cracóvia e GP Utrecht.

Consulta as Solicitações para Grand Prix e Pessoas Selecionadas tais como as equipas do GP São José e GP Cidade do México.

Projetos públicos (tais como Pesquisa de Artigos para Férias) estão à procura de tradutores, escritores, programadores e colaboradores gerais. Se quiseres obter mais da tua experiência como Juiz e de ajudar a comunidade, inscreve-te em algo que te interesse!

 

Traduzido por Diogo Santos, Nuno Ribeiro, Luís Guimarãis e Breno Moreira.