Lição 8

Afinidade

Afinidade é uma habilidade estática que funciona enquanto a mágica com afinidade está na pilha. “Afinidade por [texto]” significa “Esta mágica custa {1} a menos para cada [texto] que você controla”. Se uma mágica tem ocorrências múltiplas de afinidade, cada uma delas é aplicada.

 

Ameaçar

Ameaçar é uma habilidade de evasão. Uma criatura com ameaçar só pode ser bloqueada por duas ou mais criaturas. Múltiplas instâncias de ameaçar na mesma criatura são redundantes.

 

Acudir

Acudir representa duas habilidades desencadeadas. “Acuda um [objeto]” significa “Quando esta permanente entrar no campo de batalha, sacrifique-a a menos que você exile um outro [objeto] que você controla” e “Quando esta permanente sair do campo de batalha, devolva o card exilado para o campo de batalha sob o controle de seu dono”. As duas habilidades representadas pelo acudir são ligadas. Uma permanente é “acudida” por outra permanente, se esta última exilar a primeira como resultado direto de uma habilidade de acudir.

 

Aniquilador

Aniquilador é uma habilidade desencadeada. “Aniquilador N” significa “Toda vez que esta criatura ataca, o jogador defensor sacrifica N permanentes”. Se uma criatura tem ocorrências múltiplas de aniquilador, cada uma delas é desencadeada separadamente.

 

Suporte

“Suporte N” em uma permanente significa “Coloque um marcador +1/+1 em cada uma de até N outras criaturas alvo.”. “Suporte N” em uma mágica instantânea ou feitiço significa “Coloque um marcador +1/+1 em cada uma de até N criaturas alvo”.

 

 

Arma viva

Arma viva é uma habilidade desencadeada. “Arma viva” significa “Quando este Equipamento entrar no campo de batalha, crie uma ficha de criatura preta 0/0 do tipo Germe e anexe-o a ela”.

 

Armadura de totem

Armadura de totem é uma habilidade estática que aparece em algumas Auras. “Armadura de totem” significa “Se a permanente encantada seria destruída, em vez disso, remova todo o dano marcado nela e destrua esta Aura”.

 

Morfolóide

Morfolóide é uma habilidade definidora de características. “Morfolóide” significa “Este objeto é de todos os tipos de criatura”. Esta habilidade funciona em todos os lugares, mesmo fora do jogo.

 

Cascata

Cascata é uma habilidade desencadeada que funciona somente enquanto a mágica com cascata estiver na pilha. “Cascata” significa “Quando você conjurar esta mágica, exile os cards do topo de seu grimório até que você exile um card que não seja terreno e que tenha um custo de mana convertido menor que o custo de mana convertido desta mágica. Você pode conjurar aquele card sem pagar seu custo de mana. Em seguida, coloque todos os cards exilados desta maneira que não foram conjurados no fundo de seu grimório aleatoriamente”. Se uma mágica tiver ocorrências múltiplas de cascata, cada uma é desencadeada separadamente.

 

Reciclar

Reciclar é uma habilidade ativada que funciona somente enquanto o card com reciclar está na mão de um jogador. “Reciclar [custo]” significa “[Custo], descarte este card: Compre um card”.

Embora a habilidade de reciclar possa ser ativada apenas se o card estiver na mão de um jogador, ela continua a existir enquanto o objeto está no campo de batalha e em todas outras zonas. Portanto, objetos com reciclar são afetados pelos efeitos que dependem de objetos possuírem uma ou mais habilidades ativadas.

Alguns cards com reciclar têm habilidades que são desencadeadas quando eles são reciclados. “Quando você reciclar [este card]” significa “Quando você descartar [este card] para pagar um custo de reciclar”. Estas habilidades desencadeiam a partir de qualquer zona na qual o card foi após ser reciclado.

Reciclar-tipo é uma variante da habilidade de reciclar. “Reciclar [tipo] – [custo]” significa “[Custo], descarte este card: Procure em seu grimório por um card [tipo], revele-o e coloque-o em sua mão. Depois embaralhe seu grimório”. Este tipo é geralmente um subtipo (como em “Reciclar Montanha”), mas pode ser qualquer tipo, subtipo ou supertipo de card, ou uma combinação (como em “Reciclar Terreno Básico”). Habilidades de reciclar-tipo são habilidades de reciclar, assim como custo de reciclar-tipo são custos de reciclar. Qualquer card cuja habilidade é desencadeadas quando um jogador reciclar um card é desencadeada quando um card é descartado para pagar um custo reciclar-tipo. Qualquer efeito que impede os jogadores de reciclar cards impedirá os jogadores de ativar as habilidades ativadas de reciclar-tipos destes cards. Qualquer efeito que aumente ou diminua um custo de reciclar aumentará ou diminuirá um custo de reciclar-tipo.

 

Fusão

Fusão é uma ação de palavra-chave que aparece em uma habilidade em um card em um par de fusão. Para fundir os dois cards, coloque-os no campo de batalha com seus reversos voltados para cima e combinados. A permanente resultante é um único objeto representado por dois cards. Somente dois cards pertencentes ao mesmo par de fusão podem ser fundidos. Fichas, cards que não são de fusão ou cards de fusão que não formem um par de fusão não podem ser fundidos.

Se um efeito instruir um jogador a fundir cards que não podem ser fundidos, estes permanecerão em sua zona atual.

 

Convocar

Convocar é uma habilidade estática que funciona enquanto a mágica com convocar estiver na pilha. “Convocar” significa “Para cada mana colorido no custo total desta mágica, você pode virar uma criatura desvirada que você controla daquela cor ao invés de pagar aquele mana. Para cada mana genérico no custo total desta mágica, você pode virar uma criatura desvirada que você controla ao invés de pagar aquele mana.” A habilidade de convocar não é um custo alternativo ou adicional e aplica-se apenas após o custo total da mágica com convocar ser determinado. Ocorrências múltiplas de convocar na mesma mágica são redundantes.

 

Loucura

Loucura é uma palavra-chave que representa duas habilidades. A primeira é uma habilidade estática que funciona enquanto o card com loucura está na mão de um jogador. A segunda é uma habilidade desencadeada que funciona quando a primeira habilidade é aplicada. “Loucura [custo]” significa “Se um jogador fosse descartar este card, aquele jogador descarta este card, mas ele pode exilar este card em vez de colocá-lo em seu cemitério” e “Quando este card for exilado dessa maneira, o seu dono pode conjurá-lo, pagando [custo] em vez de pagar seu custo de mana. Se o jogador não o fizer, ele coloca este card em seu cemitério”.

Observações:

  • O card é considerado descartado (no caso de outro efeito verificando por um card descartado), nas o card não toca no cemitério
  • O jogador escolhe se ele ou ela conjura o card na resolução da segunda habilidade desencadeada. Se ele ou ela não conjurar, coloca o card no cemitério.

 

Desenterrar

Desenterrar é uma habilidade ativada que funciona enquanto o card com desenterrar estiver em um cemitério. “Desenterrar [custo]” significa “[Custo]: Devolva este card de seu cemitério para o campo de batalha. Ele ganha ímpeto. Exile-o no início da próxima etapa final. Se ele for deixar o campo de batalha, exile o card em vez de colocá-lo em qualquer outro lugar. Ative esta habilidade somente quando puder conjurar um feitiço”.

 

Despertar

Despertar aparece em algumas mágicas instantâneas e feitiços. Ela representa duas habilidades: uma habilidade estática que funciona enquanto a mágica com despertar está na pilha a uma habilidade de mágica. “Despertar N—[custo]” significa “Você pode pagar [custo] ao invés de pagar o custo de mana desta mágica conforme você conjura esta mágica” e “Se o custo de despertar foi pago, coloque N marcadores +1/+1 no terreno alvo que você controla. Aquele terreno se torna uma criatura Elemental 0/0 com ímpeto. Ele ainda é um terreno.” Pagar o custo de despertar de uma mágica segue as regras para pagar custos alternativos.

 

Destreza

Destreza é uma habilidade desencadeada. “Destreza” significa “Toda vez que você conjura uma mágica que não seja de criatura, esta criatura recebe +1/+1 até o final do turno”. Se uma criatura tem ocorrências múltiplas de destreza, cada uma desencadeará separadamente.

 

Escavação

Escavação é uma habilidade estática que funciona somente enquanto o card com escavação estiver no cemitério de um jogador. “Escavação N” significa “Desde que você tenha pelo menos N cards em seu grimório, se você fosse comprar um card, em vez disso você pode colocar N cards do topo de seu grimório em seu cemitério e devolver esse card de seu cemitério para sua mão”. Um jogador com menos cards em seu grimório do que o número exigido pela habilidade de escavação não pode colocar nenhum deles em seu cemitério desta maneira.

 

Emergir

Emergir representa duas habilidades estáticas que funcionam enquanto a mágica com emergir está na pilha. “Emergir [custo]” significa “Você pode conjurar esta mágica pagando [custo] e sacrificando uma criatura em vez de pagando seu custo de mana” e “Se você escolher pagar o custo de emergir desta mágica, seu custo total será reduzido em uma quantidade de mana genérico igual ao custo de mana convertido da criatura sacrificada.” Pagar o custo de emergir de um card segue as regras de pagamento de custos alternativos

Você escolhe qual criatura sacrificar conforme escolhe pagar o custo de emergir de uma mágica, e você sacrifica aquela criatura conforme paga o custo total.

 

Refúgio

Refúgio representa uma habilidade estática e uma habilidade desencadeada. “Refúgio” significa “Esta permanente entra no campo de batalha virada” e “Quando esta permanente entrar no campo de batalha, olhe os quatro cards do topo de seu grimório. Exile um deles com a face voltada para baixo e então coloque o restante no fundo de seu grimório em qualquer ordem. O card exilado ganha “Qualquer jogador que tenha controlado a permanente que exilou esse card pode olhar este card na zona de exílio”.

 

Escalar

Escalar é uma habilidade estática de mágicas modais que funciona enquanto a mágica com escalar está na pilha. “Escalar [custo]” significa “Para cada modo que você escolher para esta mágica além do primeiro, você paga um adicional de [custo].” Pagar o custo da habilidade escalar segue as regras de pagamento de custos. Se você mais de um modo, siga a sequência que o testo aparece no cards quando a mágica resolver.

 

 

 

Esquivo

Esquivo é uma habilidade de evasão. Uma criatura com esquivo não pode ser bloqueada por criaturas com poder superior ao dela. Múltiplas instâncias de esquivo na mesma criatura são redundantes.

 

Facho solar

Facho solar é uma habilidade estática que funciona conforme um objeto entra no campo de batalha vindo da pilha. “Facho solar” significa “Se este objeto entrará no campo de batalha vindo da pilha como uma criatura, ele entra no campo de batalha com um marcador +1/+1 sobre ele para cada cor de mana gasto em suas conjuração. Se este objeto entrará no campo de batalha vindo da pilha e não entrará no campo de batalha como uma criatura, ele entra no campo de batalha com um marcador de carga sobre ele para cada cor de mana gasto em sua conjuração”. Facho solar é aplicado somente quando a mágica resolve e apenas se um ou mais manas coloridos foram gastos em seus custos. Mana usado para pagar custos adicionais ou alternativos são aplicados.

Facho solar também pode ser utilizado para determinar um número variável para outra habilidade. Se a palavra-chave for usada desta maneira, não importa se ela estiver em uma mágica de criatura ou mágica que não seja de criatura.

 

Reforçar

Reforçar é uma habilidade estática que funciona enquanto a mágica está na pilha. “Reforçar [custo]” significa “Você pode pagar um [custo] adicional conforme você conjura esta mágica”. Pagar o custo de reforço de uma mágica segue as regras para o pagamento de custos adicionais

A expressão “Reforçar [custo 1] e/ou [custo 2]” significa a mesma coisa que “Reforçar [custo 1], reforçar [custo 2]”. Multireforçar é uma variante da habilidade reforçar. “Multireforçar [custo]” significa “Você pode pagar um [custo] adicional qualquer quantidade de vezes conforme você conjura esta mágica”. Um custo de multireforço é um custo de reforço. Se o controlador de uma mágica declara a intenção de pagar qualquer um dos custos de reforço de uma mágica, aquela mágica foi “reforçada”. Se uma mágica tem mais de um custo de reforço ou tem multireforçar, ela pode ser reforçada múltiplas vezes.

Objetos com reforçar ou multireforçar têm habilidades adicionais que especificam o quê acontece se eles foram reforçados. Essas habilidades são ligadas com as habilidades de reforçar ou multireforçar impressas no objeto: elas podem se referir apenas àquelas habilidades específicas de reforçar ou multireforçar.

Objetos com mais de um custo de reforço têm habilidades que correspondem a cada custo de reforço específico. Eles contêm as frases “se o custo de reforço[A] tiver sido pago” e “se o custo de reforço[B] tiver sido pago”, onde A e B são o primeiro e o segundo custo de reforço listados no card, respectivamente. Cada uma dessas habilidades está ligada à habilidade de reforçar apropriada. Se parte da habilidade de uma mágica tem seu efeito somente se aquela mágica foi reforçada, e aquela parte da habilidade incluir quaisquer alvos, o controlador da mágica escolhe esses alvos somente se aquela mágica foi reforçada. Caso contrário, a mágica é conjurada como se não tivesse esses alvos.

 

Evocar

Evocar representa duas habilidades: uma habilidade estática que funciona em qualquer zona da qual o card possa ser conjurado e uma habilidade desencadeada que funciona no campo de batalha. “Evocar [custo]” significa “Você pode conjurar este card pagando [custo] em vez de pagar seu custo de mana” e “Quando esta permanente entrar no campo de batalha, se o seu custo de evocar tiver sido pago, seu controlador sacrifica esta permanente”. Pagar o custo de evocar de um card segue as regras para pagamento de custos alternativos.

 

Exaltado

Exaltado é uma habilidade desencadeada. “Exaltado” significa “Toda vez que uma criatura que você controla atacar sozinha, aquela criatura recebe +1/+1 até o final do turno”. Uma criatura “ataca sozinha” se ela for a única criatura declarada como atacante em uma determinada fase de combate.

 

Esquadrinhar

Esquadrinhar é uma habilidade estática que funciona enquanto a mágica com esquadrinhar estiver na pilha. “Esquadrinhar” significa “Para cada mana genérico no custo total desta mágica, você pode exilar um card de seu cemitério em vez de pagar aquele mana”. A habilidade de esquadrinhar não é um custo adicional ou alternativo e aplica-se apenas após o custo total da mágica com esquadrinhar ser determinado. Ocorrências múltiplas de esquadrinhar na mesma mágica são redundantes.

 

Surto

Surto é uma habilidade estática que funciona enquanto a mágica com surto está na pilha. “Surto [custo]” significa que “Você pode pagar [custo] em vez de pagar o custo de mana desta mágica conforme você conjura esta mágica se você ou um de seus colegas de equipe tiver conjurado outra mágica neste turno.”. Pagar o custo de surto de uma mágica segue as regras de pagamento de custos alternativos das regras.

Se uma mágica instantânea ou feitiço conjurada pelo seu custo de surto for copiada, a cópia não pagou pelo custo de surto. Todos os efeitos que se baseiam se o custo de surto foi pago não se aplicam a cópia.

 

Infectar

Infectar é uma habilidade estática. O dano causado a um jogador por uma fonte com infectar não faz com que aquele jogador perca pontos de vida. Em vez disso, ele faz com que o jogador receba uma quantidade equivalente de marcadores de veneno. O dano causado a uma criatura por uma fonte com infectar não é marcado naquela criatura. Em vez disso, ele faz com que uma quantidade equivalente de marcadores -1/-1 seja colocada na criatura. Se uma permanente deixa o campo de batalha antes de um efeito fazer com que ela cause dano, sua última informação conhecida é usada para determinar se ela tinha infectar.

As regras para infectar funcionam independentemente da zona a partir da qual um objeto com infectar causa dano. Ocorrências múltiplas de infectar no mesmo objeto são redundantes.

 

Ingerir

Ingerir é uma habilidade desencadeada. “Ingerir” significa “Toda vez que esta criatura causa dano de combate a um jogador, aquele jogador exila o card do topo de seu grimório.” Se uma criatura tiver múltiplas instâncias de ingerir, cada uma desencadeia separadamente.

 

Metamorfose

Metamorfose é uma habilidade estática que funciona em qualquer zona de onde se pode jogar o card que possui a habilidade e o efeito de metamorfose funciona enquanto a face do card estiver voltada para baixo. “Metamorfose [custo]” significa “Você pode conjurar este card com a face voltada para baixo como uma criatura 2/2, sem texto, nome, subtipos e sem custo de mana pagando {3} ao invés de pagar o seu custo de mana”.

Megamorfose é uma variante da habilidade de metamorfose. “Megamorfose [custo]” significa “Você pode conjurar este card com a face voltada para baixo como uma criatura 2/2, sem texto, nome, subtipos e sem custo de mana pagando {3} ao invés de pagar seu custo de mana” e “Conforme esta permanente tem sua face voltada para cima, coloque um marcador +1/+1 sobre ela se seu custo de megamorfose foi pago para tornar sua face para cima.” Um custo de megamorfose é um custo de metamorfose.

Para conjurar um card através da sua habilidade de metamorfose, vire a sua face para baixo. Ele tornasse numa criatura 2/2 com a face voltada para baixo, sem texto, nome, subtipos e sem custo de mana. Quaisquer efeitos ou proibições que se aplicariam a conjuração de um card com estas características (e não as características do card com a face voltada para cima) são aplicados ao conjurar esse card. Estes valores são os valores copiáveis das características daquele objeto. Coloque-o na pilha (na qualidade de uma mágica com a face voltada para baixo contendo as mesmas características) e pague {3} em vez de pagar o seu custo de mana. Isto segue as regras de pagamentos de custos alternativos. Você pode usar uma habilidade de metamorfose para conjurar cards de qualquer zona da qual ele poderia ser jogado. Quando a mágica resolve, ele entra no campo de batalha com as mesmas características que a mágica tinha. O efeito da metamorfose aplica-se aos objetos com a face voltada para baixo onde quer que ele esteja e termina quando a face da permanente é voltada para cima.

Normalmente não se pode conjurar um card com a face voltada para baixo. Uma habilidade de metamorfose permite que se faça isso. A qualquer momento que você tiver prioridade, você pode voltar para cima a face de uma permanente que você controla que tenha a face voltada para baixo com uma habilidade de metamorfose. Isto é uma ação especial, que não usa a pilha (consulte a regra 115). Para fazer isto, mostre a todos os jogadores qual seria o custo de metamorfose da permanente caso a face dela estivesse voltada para cima, pague esse custo e volte a face da permanente para cima (se a permanente não tiver um custo de metamorfose caso a sua face estivesse voltada para cima, então a sua face não poderá ser voltada para cima desta forma). O efeito de metamorfose termina e ela recupera as suas características normais. Quaisquer habilidades que se referem à entrada da permanente no campo de batalha não desencadeiam quando a sua face é voltada para cima e não produzem qualquer efeito, pois a permanente já entrou no campo de batalha.

 

Milagre

Milagre é uma habilidade estática ligada a uma habilidade desencadeada (ver regra 603.11). “Milagre [custo]” significa “Você pode revelar este card de sua mão ao comprá-lo se ele for o primeiro card que você compra neste turno. Quando você revelar este card dessa forma, poderá conjurá-lo pagando [custo] em vez do custo de mana”. Se um jogador escolhe revelar um card utilizando sua habilidade milagre, ele ou ela joga com o card revelado até que este deixe sua mão, a habilidade seja resolvida ou deixe a pilha de outra forma.

 

Modular

Modular representa uma habilidade estática e uma habilidade desencadeada. “Modular N” significa “Esta permanente entra no campo de batalha com N marcadores +1/+1 sobre ela” e “Quando esta permanente for colocada no cemitério vinda do campo de batalha, você pode colocar um marcador +1/+1 na criatura artefato alvo para cada marcador +1/+1 que havia nesta permanente”. Se uma criatura tem ocorrências múltiplas de modular, cada uma delas funciona separadamente.

 

Persistir

Persistir é uma habilidade desencadeada. “Persistir” significa “Quando esta permanente for colocada em um cemitério vinda do campo de batalha, se ela não tinha nenhum marcador -1/-1 sobre ela, devolva-a para o campo de batalha sob controle de seu dono com um marcador -1/-1 sobre ela”.

 

 

Rebote

Rebote aparece em algumas mágicas instantâneas e feitiços. Ela representa uma habilidade estática que funciona enquanto a mágica está na pilha e pode criar uma habilidade desencadeada retardada. “Rebote” significa “Se esta mágica tiver sido conjurada da sua mão, em vez de colocá-la no seu cemitério conforme ela é resolvida, exile-a e, no início de sua próxima manutenção, você poderá conjurar este card do exílio sem pagar seu custo de mana”. Ocorrências múltiplas de rebote na mesma mágica são redundantes.

Imortal

Imortal é uma habilidade desencadeada. “Imortal” significa “Quando esta permanente for colocada num cemitério vinda do campo de batalha, se ela não tinha nenhum marcador +1/+1 sobre ela, devolva-a ao campo de batalha sob o controle de seu dono com um marcador +1/+1”.

 

Recapitular

Recapitular aparece em alguns feitiços e mágicas instantâneas. Recapitular representa duas habilidades estáticas: uma que funciona enquanto o card está no cemitério de um jogador e a outra que funciona enquanto o card está na pilha. “Recapitular [custo]” significa “Você pode conjurar este card de seu cemitério pagando [custo] em vez de pagar seu custo de mana” e “Se o custo de recapitular foi pago, exile este card, em vez de colocá-lo em qualquer outro lugar a qualquer momento que ele deixar a pilha”. Conjurar uma mágica usando sua habilidade recapitular segue as regras para pagamento de custos alternativos

 

Sobrecarga

Sobrecarga é uma palavra-chave que representa duas habilidades estáticas que funcionam enquanto o card está na pilha. “Sobrecarga [custo]” significa “Você pode escolher pagar [custo] em vez de pagar o custo de mana dessa mágica” e “Se você escolher pagar o custo de sobrecarga desta mágica, altere o texto dele substituindo todas as ocorrências de ‘x alvo’ por ‘cada x'”. Se um jogador escolher pagar o custo de sobrecarga de uma mágica, aquela mágica não exigirá alvos. Ela pode afetar objetos que não poderiam ser escolhidos como alvos válidos se a mágica tivesse sido conjurada sem o pagamento de seu custo de sobrecarga. A segunda habilidade de sobrecarga cria um efeito que altera o texto.

 

Necrofagia

Necrofagia é uma habilidade ativada que funciona apenas enquanto o card com necrofagia está num cemitério. “Necrofagia [custo]” significa “[Custo], Exile este card de seu cemitério: Coloque uma quantidade de marcadores +1/+1 igual ao poder deste card na criatura alvo. Ative esta habilidade somente nos momentos em que poderia conjurar um feitiço”.

 

Suspender

Suspender é uma palavra-chave que representa três habilidades. A primeira é uma habilidade estática que funciona enquanto o card com a habilidade de suspender está na mão de um jogador. A segunda e terceira são habilidades desencadeadas que funcionam na zona de exílio. “Suspender N —[custo]” significa “Se você puder conjurar este card colocando-o na pilha vindo de sua mão, você pode pagar [custo] e exilá-lo com N marcadores temporais sobre ele. Esta ação não usa a pilha”, e “No início de sua manutenção, se este card estiver suspenso, remova um marcador temporal dele” e “Quando o último marcador temporal for removido deste card, se ele estiver exilado, jogue-o sem pagar seu custo de mana se for possível. Se não puder fazer, ele permanece exilado. Se você conjurar uma mágica de criatura desta maneira, ela ganha ímpeto até você perder o controle da mágica ou da permanente em que ela se torna”. Um card está “suspenso” se estiver na zona de exílio, tiver suspender e tiver um marcador temporal sobre ele.

 

Rajada

Rajada é uma habilidade desencadeada que funciona na pilha. “Rajada” significa “Quando você conjurar esta mágica, coloque uma cópia dela na pilha para cada outra mágica que tenha sido conjurada antes desta neste turno. Se a mágica tiver alvos, você pode escolher novos alvos para as cópias”. Se uma mágica tiver ocorrências múltiplas de rajada, cada uma delas desencadeia separadamente.

 

Transformar

Para transformar uma permanente, você deve virá-la de forma que sua outra face seja exibida. Apenas permanentes representadas por cards dupla face podem transformar. Apesar de transformar usar a mesma ação física de virar a face de uma permanente para cima ou para baixo, elas constituem ações diferentes no jogo. As habilidades que são desencadeadas quando uma permanente tem sua face voltada para baixo não são desencadeadas quando aquela mesma permanente se transforma, e assim por diante.

Algumas habilidades desencadeadas desencadeiam quando um objeto “se transforma em” um objeto com uma característica específica. Tal habilidade é desencadeada se o objeto transformar e tiver a característica especifica imediatamente depois dele transformar.

Se uma habilidade ativada ou desencadeada de uma permanente, que não seja uma habilidade desencadeada retardada daquela permanente, tentar transformá-la, a permanente se transformará apenas se ela não tiver se transformada desde quando a habilidade foi colocada na pilha. Se uma habilidade desencadeada retardada de uma permanente tentar transformar aquela permanente, a permanente se transformará apenas se ela não tiver se transformada desde quando aquela habilidade desencadeada retardada foi criada. Em ambos os casos, se a permanente já tiver se transformada, a instrução para se transformar é ignorada.

Se uma mágica ou habilidade instrui um jogador a transformar uma permanente que não é representada por um card dupla face, ou uma mágica ou habilidade instrui um jogador a transformar uma permanente e a face na qual aquela permanente fosse se transformar é representada por uma face de card de mágica instantânea ou feitiço, não acontecerá nada.

 

Desprovido

Desprovido é uma habilidade definidora de característica. “Desprovido” significa “Este objeto é incolor.” Esta habilidade funciona em qualquer lugar, mesmo fora do jogo.

 

Improvisar

Improvisar é uma habilidade estática que funciona enquanto a mágica com improvisar está na pilha.

“Improvisar” significa “Para cada mana genérico no custo total desta mágica, você pode virar um artefato desvirado que você controla em vez de pagar aquele mana.”. A habilidade improvisar não é um custo adicional, tampouco alternativo, e só se aplica após a determinação do custo total da mágica com improvisar. Ocorrências múltiplas de improvisar na mesma mágica são redundantes.

 

Fabricar

Fabricar é uma habilidade desencadeada. “Fabricar N” significa “Quando esta permanente entra no campo de batalha, você pode colocar N marcadores +1/+1 nela. Se não fizer isso, crie N fichas de criatura artefato incolor 1/1 do tipo Servus.” Se uma permanente tiver múltiplas ocorrências de fabricar, cada uma é desencadeada separadamente.

 

Investigar

“Investigar” significa “Crie uma ficha de artefato incolor do tipo Pista com ‘{2}, Sacrifique este artefato: Compre um card’”.

Tripular

Tripular é uma habilidade ativada de cards de Veículo. “Tripular N” significa “Vire qualquer número de criaturas desviradas que você controla com total de poder igual ou superior a N: Esta permanente se torna uma criatura artefato até o final do turno.” Uma criatura “tripula um Veículo” quando é virada para pagar o custo de ativação da habilidade tripular do Veículo. Se um efeito determina que uma criatura “não pode tripular Veículos”, aquela criatura não pode ser virada para pagar o custo da habilidade tripular de um Veículo.