Escrevendo Cartas de Apresentação efetivas

Escrito por Paul Baranay

Escrito por Paul Baranay

Escrito por Evan Cherry

Escrito por Evan Cherry

O objetivo de uma carta de apresentação é simples: convencer as pessoas que a lêem de que VOCÊ é a pessoa certa para o trabalho! Apesar deste artigo não poder garantir que você será aceito toda vez que se inscrever, ele te dará algumas dicas gerais para melhorar suas cartas de apresentação para eventos futuros.

 

O Básico

Cartas de apresentação de juízes e juízas para arbitrar eventos são um tanto quanto diferentes de cartas de apresentação de outras áreas. A saber, não há necessidade de se colocar o nome e endereço no topo como você faria com uma carta tradicional. Estas informações são automaticamente incluidas pelo “JudgeApps” quando você se inscreve, juntas à sua foto de perfil do “JudgeApps”.

Cartas de apresentação para eventos geralmente devem se manter curtas. Trasmitir informações sucintamente é quase sempre mais importante do que escrever extensivamente. Como uma consequência, você não precisa utilizar espaço numa introdução ou conclusão elaborada. Responsáveis pela seleção de juízes e juízas já sabem que você está animado para o evento deles, então mencionar isso geralmente é supérfluo. Não faça com que pessoas se esforcem demais para chegar ao que importa.

Uma carta de apresentação é sua primeira impressão quando se inscreve em um evento. Erros de digitação e gramaticais parecem não-profssionais e fazem os responsáveis pela seleção da equipe questionar o nível de atenção a detalhes que você trará ao evento. Cartas de apresentação de brincadeira também fazem os responsáveis questionar sua maturidade. Use um tempo extra para ter certeza de que tudo está nos conformes antes de pressionar “enviar”.

Também é importante ter certeza de que você, de fato, pode atender a todos os requisitos solicitados na inscrição. Leia as Informações do Evento cuidadosamente para ter certeza de tratou de todas as informações necessárias. Algumas questões comuns são “quantos dias você está disposto a trabalhar em eventos multi-diários” e se “você está disposto a ficar em standby”. Quando responder quaisquer outras questões extras, seja completo e não ambíguo. Não responda “Você tem um objetivo específico neste evento?” com “Sim”. Preste atenção às questões postadas para que os responsáveis tenham informação o suficiente para dar à sua inscrição a consideração que ela merece.!

 

Experiência, Objetivos e Necessidade

Todo mundo escreve cartas de apresentação um pouco diferentes, mas cartas bem-sucedidas geralmente incluem estes elementos em comum: sua experiência em arbitragem; seus objetivos para o evento; e quaisquer necessidades especias que você tenha. Descobrir como você responderia a essas três questões já é uma boa maneira de começar.

Se você escolher esta estrutura, você pode escrever uma carta de apresentação que simplesmente consiste em três parágrafos que são explicitamente intitulados Experiência, Objetivos e Necessidades. Esta é uma maneira fácil de se assegurar de que os responsáveis pela seleção possam encontrar exatamente o que procuram na sua inscrição.

Experiência

Quando a maiora das pessoas pensa sobre sua experiência como juiz, elas provavelmente pensam sobre todos os eventos nos quais trabalharam. Na realidade, sua experiência engloba muito mais do que apenas seu histórico de eventos. Os responsáveis podem rever seu histórico de eventos no seu perfil do “JudgeApps”, então sua carta de apresentação deve focar em detalhes específicos da sua experiência.

Um parágrafo de Experiência é um ótimo lugar para humildemente, porém confiantemente, citar quaisquer pontos fortes, habilidades ou perspectivas que você levará ao evento. Isto é verdade ainda que nunca tenha trabalhado em um evento de REL Competitivo. Novos juízes e juízas às vezes simplesmente dizem que não possuem nenhuma experiência em REL Competitivo e não colocam muitas outras informações na carta. Esta estratégia simplesmente não é muito efetiva pois ela não oferece nenhuma razão convincente para que te aceitem.

Lembre-se: o objetivo de uma carta de apresentção é enfatizar o que você pode fazer pelo evento. Ao invés de focar no que você não fez, enfatize o que você faz e trará para o evento. Você é encarregado de vários eventos Regulares na sua loja local ou grupo de jogo? Você já leu o “IPG” (guia para procedimento de infrações)? Você é um “expert” em interações de regras? Você conhece os arquétipos básicos e respostas às perguntas de regras comuns para o formato do evento? Foque no que você contribuirá para o evento, não nas suas deficiências.

Se você já tiver trabalhado em alguns eventos, você não precisa listá-los um por um. Considere agrupar eventos similares juntos e expressá-los como uma sentença única que sucintamente resuma sua experiência geral. Por exemplo:

EXPERIÊNCIA: Fui juíz mor em três GPTs na minha loja e estive nas equipes de um SCG Open e de um PTQ

É muito mais fácil de analisar que esta longa lista:

Experiência:

  • GPT selado na ConnectiCon – Juíz Mor (5/4/2014)
  • PTQ Magic 2015 em Nova York (5/10/2014)
  • GPT Standard na ConnectiCon – Juíz Mor (5/11/2014)
  • GPT Standard na ConnectiCon – Juíz Mor (5/18/2014)
  • SCG Open Baltimore: Standard (6/1/2014)

Referências e CRs

Uma parte importante de arbitrar é fazer conexões. Se você estiver apenas começando, mencionar quem te certificou e/ou alguns juízes para os quais você trabalhou no passado pode ser de grande ajuda. Você pode fazer isso na seção de Experiência, ou numa seção separada de referências.

Evite citar nomes apenas por citá-los. Tenha certeza que o juiz ao qual você está fazendo referência realmente sabe quem você é e pode dizer boas coisas a seu respeito! Se o responsável pela seleção falar com o juíz que você mencionou, e aquele juíz não disser algo realmente positivo, a citação pode acabar sendo um tiro pela culatra.

Outra boa fonte para você é seu Coordenador Regional. Coordenadores regionais (abreviados como RCs) são juízes Nível 3+ experientes que ajudam a guiar juízes e juízas em uma área geográfica em particular. Se apresentar ao seu RC é uma ótima estratégia, não só porque eles são fontes fantásticas em geral, mas também pois é pedido que os RCs providenciem um retorno a respeito das inscrições para certos eventos de maior porte como Grand Prix e SCG Opens. Se seu RC é capaz de falar bem de você, isso fará com que suas chances de ser aceito aumentem muito!

Objetivos

Ser capaz de articular objetivos specíficos, mensuráveis e realistas é uma das principais maneiras de você se diferenciar quando se inscrever para eventos. Por Exemplo:

“Eu gostaria de ter a oportunidade de conhecer e avaliar juízes e juízas com quem eu nunca trabalhei”
“Eu gostaria de estar no time de logística e aprender como fazer o procedimento de fim de rodada”

Necessidades

Se você tiver alguma condição médica, alergia a comida, hábito pessoal ou dificuldade de viagem que sejam relevantes, você deve divulgá-las para considereção. Colocar estes requerimentos em um parágrafo intitulado “Necessidades” é uma boa maneira de ter certeza que não deixem passar por esta informação de forma despercebida quando estiverem revendo sua inscrição. Por exemplo:

“Eu preciso monitorar o açúcar do meu sangue ao longo do dia e posso precisar de pequenas pausas para comer algo”.
“O ônibus que estará disponível o mais cedo possível para mim chegará 10 minutos antes do evento começar”.

 

Tenha uma foto de perfil útil no Judge Center e no Judge Apps

Sua foto de perfil aparece quando sua inscrição é vista no “JudgeApps”. Com mais de 5.000 Juízes em nosso programa, há uma grande chance de que seu nome não seja unicamente identificável. Ainda que os juízes que farão a revisão da sua inscrição não saibam o seu nome, um deles pode reconhecer seu rosto e recordar ter trabalhado com você.

Na situação oposta, quando há vários candidatos sem foto de perfil, o texto tende a se misturar. Isso requer concentração extra para identificar claramente o candidato. Incluir a foto ajuda o revisor a te considerar como um todo, não apenas como um nome num papel.

Se você ainda não o tiver feito, tire uma foto de perfil em um vestuário profissional de juíz como uma camisa preta de juíz, camisa preta simples, ou uma polo de juíz. Seu rosto deve estar claramente visível e você deve parecer como normalmente parece nos eventos. Fotos “divertidas” são razoáveis, como posar próximo ao dragão da Wizards of the Coast, mas lembre-se de que sua foto te representa quando você está se candidatando a eventos. Você pode, então, fazer o upload dessa foto para o “JudgeApps” e “JudgeCenter”. Usando a mesma foto am ambos os locais ajuda a providenciar continuidade, embora você terá que fazer o upload separadamente para cada um.

Caso você seja um juíz nível 2, por favor, lembre-se de tirar fotos de juízes que você certifica e sugira que os mesmos se juntem ao “JudgeApps”!

 

Não venda um produto que não possui

Sua carta de apresentação deve ser específica e precisa. Não encha sua carta com afirmações triviais que podem ser entendidas como irrazoáveis ou como confiança em excesso.

Por exemplo, considere este trecho hipotético de uma carta de apresentação de um juíz Nível 2 para um Grand Prix prestes a acontecer: “Estou procurando por experiência em liderança para ajudar na minha auto avaliação para o Nível 3. Eu gostaria de ser considerado para Líder de Equipe de deckchecks. Eu atuei como Líder de Deck Check em três eventos passados, incluindo um grande evento com um retorno positivo de Paul Baranay”.

Isto está ótimo! Inclui um objetivo específico e informa os revisores que o candidato está trabalhando em um objetivo a longo prazo de avançar para o Nível 3. Usando apenas duas sentenças, o autor inclui fatos verificáveis, providenciou uma referência e deu uma impressão que ele está adequadamente confiante na sua habilidade para lidar com a responsabilidade.

Como um contra exemplo, considere este outro trecho hipotético de uma carta de apresentação de um juíz Nível 1 para um PTQ: “Eu estou em busca de me tornar um Nível 2. Eu tenho olhos aguçados para logística e trarei a eficiência necessária ao evento”.

Este não está tão bom quanto. Ele não dá ao revisor um entendimento claro da sua atual situação ou quanta preparação ele está fazendo antecipadamente. Indica que a logística é uma área de interesse, mas não inclui uma maneira de mensurar as habilidades. Além disso, você pode ou não estar em uma posição para impactar o fluxo geral do evento e está possívelmente fazendo promessas além de seu alcance.

 

Não ser aceito

Suponha que você não foi aceito. E então?

Primeiro de tudo, reflita sobre o porque você pode ter sido recusado. Talvez sua inscrição pudesse ter sido melhorada, ou talvez sua experiência ainda não estava alinhada com o tipo de evento para o qual você estava se candidatando. É extremamente improvável que sua inscrição tenha sido recusada por razões pessoais, então tente não levar isso para o lado pessoal.

Em segundo, considere perguntar ao responsável pela equipe ou ao seu RC se eles podem te dar algum retorno sobre sua inscrição. Talvez o estilo do conteúdo da sua carta de apresentação pudesse ser melhorado. Arbitrar é uma busca constante por autodesenvolvimento, e melhorar inscrições para outros eventos não é uma exceção.

Mas acima de tudo, persevere. Todo mundo foi recusado para eventos em algum momento ou outro. Muitos eventos recebem mais que o dobro de candidatos do que eles possivelmente podem aceitar, então bons candidatos são regularmente recusados pela simples razão de falta de espaço.

Independentemente de ser aceito ou não, por favor, evite compartilhar seu status de aceitação nas redes sociais ou nos forums do “JudgeApps”. Se a sua inscrição foi aceita, compartilhar isso pode vir a ser insensível para aqueles que foram recusados. Da mesma forma, postar à respeito de ter sido recusado será geralmente visto negativamente por outros. Não dizer nada é a opção mais profissional e cortês.

 

Conclusão

Enquanto se candidatar para eventos possa parecer uma tarefa árdua, nós esperamos que agora você esteja se sentindo mais confiante sobre o que colocar naquele espaço em branco no “JudgeApps”. A intenção deste artigo não é ser uma fórmula para escrever cartas de apresentação; Eventualmente você ficará mais confortável em expressar-se eficientemente e encontrará um estilo que funciona bem para você. O que há de mais importante em uma inscrição é ser claro e ser você mesmo.

Se você estiver se candidatando para um evento maior, considere ler o artigo do Gregory Schwartz sobre como melhorar suas chances.

Como sempre, sinta-se livre para postar quaisquer perguntas ou comentários no fórum. Boa sorte!

Traduzido por Kim Kanegusuke e Vinicius Quaiato