Relatos de Torneios como Ensaios de Torneios

Escrito por Joshua Feingold

Escrito por Joshua Feingold

Existe um novo requisito onde você precisa escrever um “relato de torneio” para poder fazer a prova para o Nível 2. Uma página para relatos de torneios existe no JudgeApps para referência e compartilhamento. Estes relatos de torneios variam em formato, tamanho e estilo, então compreender como escrever o seu relato e o que incluir nele pode ser assustador. Este artigo examinará o valor inerente aos relatos de torneios e formulará uma abordagem para estes relatos de forma que tragam mais valor aos leitores.

 

Ensaios Críticos, Não Resumos de Livros

O objetivo de escrever um relato de um torneio é para que alguém o leia e aprenda algo. Se o leitor está disposto a investir seu tempo lendo seu relato, você deve esforçar-se para que este tempo valha a pena.

Quando você era mais novo, sua escola deve ter pedido para que você fizesse resumos de livros. Estes resumos basicamente eram um breve sumário do conteúdo do livro para provar que você realmente tinha lido tal livro e acompanhou sua história. Se você leu o livro, então é bem provável que ler um resumo do livro não tenha valor algum.

Quando você era um pouco mais velho, você provavelmente escreveu ensaios críticos analisando temas de um livro, elementos recorrentes, referências a acontecimentos externos, e influências literárias. Você escolheu um ponto que gostaria de falar sobre e focou-se em quando, como e porquê aquele livro tinha algumas caracteristicas específicas. Se você leu o livro e então leu um ensaio crítico relacionado ao livro, você aprendeu algo novo.

Seu relato de torneio deve ter como objetivo ser um ensaio crítico, e não um resumo. Não diga apenas o que aconteceu. Explique porquê aconteceu e qual o aprendizado tirado da sua experiência. O valor vem da análise, não da recitação.

 

Introdução

Ser extremamente abrangente em seu relato fará com que o conteúdo útil seja diluído. Você não precisa fazer seu relato sobre tudo e todos. Tentar fazê-lo provavelmente fará com que ele não seja útil para ninguém.

Ao invés disso, foque-se em um tópico. Use o primeiro parágrafo para ajudar os leitores entenderem que informação você trabalhará e o que você espera ensinar. Isto irá prepará-los mentalmente – ou ajudará eles a saberem que o relato não é para eles.

Faça: Foco na discussão e insight

“Este torneio teve um número de chamados muito incomuns. Durante o dia, os juízes do salão aproximaram-se com quatro situações distintas onde eles pensaram que um desvio (deviation) seria apropriado, e adicionalmente eu também desviei em uma apelação. Ainda que desvios sejam raramente recomendados, eu vou examinar cada um destes casos e discutir o porquê eu escolhi desviar ou não. Eu vou assumir que os leitores possuem um conhecimento minucioso dos procedimentos e focarei ao invés disso na filosofia por detrás de cada potencial desvio.”

Faça: Destaque desafios específicos

“No último sábado eu tive o desafio e o prazer de realizar um PTQ onde dois dos três juízes do salão nunca tinham trabalhado em torneios competitivos com mais de 12 jogadores. Este relato terá como foco a forma com a qual eu trabalhei cada tarefa dos juízes para maximizar a qualidade do evento para os jogadores e oportunidades de mentoria para estes novos juízes.”

Não faça: Enfatizar detalhes desnecessários.

“Este evento foi um GPT no formato Padrão. Tivemos 26 jogadores. O evento estava planejado para a tarde. Os avisos iniciais começaram às 12:13. A primeira rodada começou 12:19. A média de duração de uma rodada era de 61 minutos do seu início até a próxima rodada.”

 

Explorando Temas

Seu relato é construído ao redor do tópico que você anuncionou na introdução e moldou para atender sua audiência. Você deve incluir detalhes o suficiente para que sua audiência alvo possa tanto aprender com a sua experiência quando oferecer feedbacks construtivos.

Faça, em um relato sobre logística para realizar um torneio eficiente:

“Eu escolhi sentar os jogadores e realizar a ‘players meeting’ usando os emparceiramentos da rodada 1. Com dois juízes de salão e eu, pudemos rapidamente ordenar as listas alfabeticamente após recolhê-las. Isso nos permitiria evitar 5 minutos de confusão entre os jogadores para que eles se sentassem em seus lugares de forma que pudéssemos ter a ‘players meeting’ organizada alfabeticamente. Isto também nos permitiu contar e verificar que todos os jogadores haviam entregue suas decklists antes de que eles começassem a jogar – uma função chave da ‘players meeting’ – e nos deu um bom tempo para ordenar as listas antes de iniciar as checagens na metade da rodada 1.”

Faça, em um relato sobre logística:

“Três checagens de decks foram planejadas para cada rodada em que não houvesse um descanso completo: uma no início da rodada e duas no meio da rodada. Assim que uma checagem terminasse, o juiz que não estivesse devolvendo os decks para os jogadores procuraria outra mesa. Isto reduz a demora entre as checagens. Assim que o juiz retornasse com os decks, os dois juízes começavam a separar as cartas. A slip da partida era entregue ao terceiro juiz que separava as decklists antes de retornar ao salão. Isto melhora o tempo da checagem em si. Usando esta técnica nós conseguimos realizar três checagens antes de 25 minutos terem passado em cada rodada, tornando simples ter pausas de meia rodada após as checagens de decks.”

Não faça, em um relato de logística:

“A rodada 4 iniciou 15:09. Fizemos uma checagem de decks no início da rodada e duas no meio da rodada. Cada uma resultando em 6 ou 7 minutos de tempo extra. Durante a checagem de meio de rodada nós demos um Warning por Cartas Marcadas e pedimos para que o jogador trocasse seus shields após aquela partida. Tivemos 2 apelações. Uma foi de um jogador que não queria um Game Loss por ter Comprado Cartas Extras. A outra relacionada a interação de Blood Moon e Fulminator Mage. O jogador pensou que Blood Moon fazia os terrenos se tornarem Básicos. Ambos foram mantidas. Três partidas foram para os turnos extras, mas todas terminaram rapidamente após o final do tempo. Jeff tirou meia rodada de descanso.”

 

Factóides

Em um relato cujo foco seja logística, os tópicos de tempo de rodada, extensões de tempo e checagens de decks são tópicos que valem ser discutidos. Entretanto, apelações que são facilmente mantidas geralmente não valem muito. Em um relato cujo foco seja mentoria ou desvios dos documentos, o número e tipo de apelações podem ser muito importantes para se discutir.

Resista ao impulso de simplesmente mencionar coisas que você já sabe. Permaneça focado nas partes do evento que sejam pertinentes ao seu tema. Em sua introdução, você fez contato com o leitor. Algumas pessoas permaneceram, e você não quer perder seu tempo com fatos aleatórios. Outros foram embora, e você não quer que eles tenham perdido conteúdo relevante por que você disse que o assunto do relato seria outro.

 

Notas

Não deixe com que a idéia de focar seu relato afete as anotações que você toma durante o evento. É muito importante tomar notas durante o evento. Não se preocupe com o tema do seu relato neste momento. Escreva qualquer coisa que você acredite que possa ser útil posteriormente. Não se preocupe em estar escrevendo muito.

Você pode não saber quais lições aprendeu até que o torneio tenha terminado e você tenha tempo para processar o feedback dos jogadores, da equipe e do TO. Você até pode pensar que sabe sobre o que vai escrever em seu relato mas pode posteriormente entender que outro tema pode vir a ser melhor. Deixar de tomar notas pode dificultar sua capacidade de escrever o relato que você deseja. É muito mais simples ignorar as anotações que você julgue não serem relevantes depois do que lembrar-se de algo que você nem sequer anotou. Anote tudo.

 

Conclusões

Quando você encerra um relato de torneio, dê aos leitores apenas informações suficientes para que eles lembrem-se, de forma sucinta, o que foi discutido. Lembre-se, a razão de você escrever este relato é para que outros juízes levem este conhecimento com eles. Se você fosse escrever rapidamente algumas notas para você mesmo em seu caderninho de juiz sobre o tema do seu relato, o que você escreveria? Esta deve ser sua conclusão. Exemplos incluem como você pode realizar um torneio mais tranquilo, decisões sobre desvios dos manuais, conduzir uma investigação para um DQ, organizar times de checagem de decks, refazer o torneio após o WER travar, coletar informações para escrever uma avaliação, ou o que quer que seja.

Faça: Conclua com análises

“Nas primeiras rodadas eu fui ‘sombra’ do Bert sempre que eu tive uma oportunidade. Eu estava observando não apenas para saber quando ele estava certo ou errado, mas entender a forma como ele apresentava as informaçãos. Eu o deixei cometer pequenos erros (i.e., LEC que tecnicamente deveria ser GRV), mas eu o interrompi quando ele estava prestes a cometer um grande erro (i.e., GRV vs DEC). Após eu ter uma noção melhor do seu nível de conhecimento, eu usei mais algums situações para conseguir ir um pouco além. Ao final do dia nós conversamos sobre o que eu pude observar, e ele me lembrou de coisas importantes que eu não pude tomar nota pois estava muito ocupado.”

Não faça: Encerrar com detalhes

“Nós tivemos 5 apelações, 4 foram mantidas. Checamos 26% dos decks. Tivemos uma investigação de uma potencial trapaça, mas determinamos que foi apenas uma jogada muito descuidada. Exceto pela rodada 6, nós mantivemos a média das rodadas abaixo de 60 minutos. Falha em revelar morphs resultaram em mais Game Losses do que Problemas com Decklist.”

Faça seu relato ser algo de valor. Pense nele como um ensaio crítico, e não um resumo de livro. Determine qual aspecto do torneio valerá a pena falar sobre e quem estaria interessado nisso. Explore os aspectos relevantes do evento em detalhe suficiente para que sua audiência possa aprender e dar feedbacks. Escreva muitas anotações durante o torneio, mas não atole seu relato com informações alheias. Faça um sumário que possa ser facilmente usado como referência ou mesmo copiado para lembrá-los das lições do seu relato.

Agora vá lá, e compartilhe seus aprendizados com a comunidade de juízes!

Traduzido por Vinicius Quaiato