Dicas de Viagem

Escrito por Leonardo Martins

Escrito por Leonardo Martins

Escrito por Arick Dickerman

Escrito por Arick Dickerman

Uma das coisas mais legais no Programa de Juízes é a habilidade de viajar o mundo, encontrar alguns velhos amigos, fazer novos amigos e ter contato com o jogo internacionalmente. Neste artigo você encontrará algumas sugestões e dicas úteis para novos viajantes internacionais.

 

Passaportes e Vistos

Obter e utilizar um passaporte ou um visto é uma questão jurídica que é diferente em cada país, então consulte um agente de viagens ao se preparar. Este não é um guia definitivo para cumprir exigências de passaportes e vistos ao viajar.

Sempre confira as exigências em sua rota com antecedência. Governos federais normalmente mantêm sites sobre exigências de viagens, então verifique o site do seu país e de cada país que você for atravessar. Se você não encontrar as informações, verifique o seu país de destino e os países de conexão.

Algo que pode pegar alguns viajantes de surpresa é a necessidade de um visto de um país que não seja o seu destino final. Por exemplo, se seu voo tem uma conexão nos EUA, poderá ser exigido seu visto, o que pode te dar algum trabalho se você não o tiver.

Você pode pagar a uma agência de viagens para o seu planejamento ou você pode preencher a documentação por conta própria. Se você estiver inseguro ou com dúvidas sobre como preencher a documentação, peça a ajuda de outros juízes com mais experiência em viagens. Se eles não puderem te ajudar, é melhor pagar uma taxa a uma agência de viagens.

 

Hospedagem

É uma ideia muito ruim sair do local do torneio em uma sexta à meia-noite procurando por um lugar para passar a noite.

Sempre pense a frente, defina quanto é sua verba para hospedagem e procure opções que se encaixem nela. Existem várias alternativas para pedir um auxílio para hospedagem. Leve em consideração entrar em contato com um dos juízes locais para ajudá-lo a encontrar um lugar para ficar. Um dos benefícios de fazer parte da grande família de juízes é ter amigos por todo o mundo que você sequer conheceu ainda!

Às vezes, um juiz local tem um sofá disponível para você dormir, ou conhece um jogador que o tenha. Mas você não saberá até perguntar, o que é facilitado através do JudgeApps ou do Judge Manager do evento. Eles podem ou não poder ajudá-lo, mas vale a pena entrar em contato com eles.

Normalmente, hostels são sua melhor opção se estiver viajando por si mesmo e não conseguir encontrar um hotel com um preço legal, que permita que você possa dividir com outros. A maioria dos hotéis americanos tem opção de quartos duplos, que comportam até quatro pessoas se você optar por dividir uma cama de casal com outra pessoa. Dividir estes quartos entre 4 ou mais pessoas costuma ser uma opção acessível. Alguns bons hostels podem possuir um preço ainda melhor.

Se o seu orçamento estiver muito apertado, há sites onde pessoas publicam que possuem sofás ou camas sobrando e os dias em que podem receber couchsurfers. Pessoalmente, recomendo o couchsurfing.com. Nunca tive uma experiência ruim com couchsurfing, mas é uma experiência um pouco parecida com mochilar e definitivamente não é um hotel. Não é para todo mundo, mas se a grana estiver curta, vale a pena conferir essa opção.

 

Voos

Esta será a parte mais cara da viagem, mas com um bom planejamento você verá que não há motivos para gastar mais do que o necessário.

A primeira coisa que você deverá fazer será definir suas opções. Bons lugares para começar são os sites Kayak, Expedia e matrix.itasoftware.com. Se possível, use data flexíveis para ±3 dias no Kayak para encontrar a combinação mais barata de dias para viajar, bem como a opção de aeroportos próximos ou buscar pela cidade de destino, ao invés de um aeroporto específico (por exemplo, procurar por NYC ao invés de JFK, LGA ou EWR). Verifique se o seu aeroporto de destino é a opção mais barata. Talvez haja outro há uma distância razoável de carro ou de ônibus, que pode ser mais barato que um voo direto.

Você sabia que determinados dias da semana são melhores para se procurar voos? Terças e quartas são dias que as companhias aéreas diminuem suas tarifas. Sextas e o resto do fim de semana, geralmente são dias ruins para se comprar, porque as companhias aumentam seus preços. Note que linhas aéreas low-fare, comuns na europa e nos Estados Unidos, podem não aparecer em buscas online.

Se você for fazer voos de conexão, tenha certeza que seu voo de chegada e voo de partida são no mesmo aeroporto. E também, se você estiver fazendo reservas separadas, fique ciente de que um atraso no primeiro voo que faça você perder a conexão será por sua conta, não da companhia aérea.

Mesmo que você não tenha interesse em viajar para eventos internacionais com frequência, você deve fazer uma conta no programa de fidelidade da companhia área. O seu status e benefícios nesse programa pode aumentar com o tempo se você passar a viajar com frequência.

Se você pretende trabalhar em 2 eventos consecutivos, costuma ser melhor viajar primeiro para um aeroporto central e marcar os outros voos de lá. Por exemplo, uma vez marquei um voo da Costa Rica para Fort Lauderdale, depois de lá para Houston, ida e volta, e depois de lá para Las Vegas, ida e volta. Então, no final voltei para Costa Rica, gastando menos do que se eu fizesse a viagem como SJO-HOU-LAS-SJO e ainda ganhei mais no programa de milhagens.

Participe das newsletters promocionais e de ofertas das principais companhias aéreas que saem do seu principal aeroporto. Talvez você não os utilize, mas são apenas 15 segundos de leitura para ver se há algo útil antes de deletar.

Voos de lista de espera podem ser arriscados se você estiver viajando no dia do evento. Entretanto, eles são uma ótima opção para depois do evento se você for flexível quanto à data de retorno.

 

Jetlag e Você

Jetlag é uma condição fisiológica que influencia seu organismo e seu relógio biológico em voos trans-meridianos (leste-oeste ou oeste-leste) longos. A condição não é ligada à duração do voo, mas à distância trans-meridiana viajada. Independente da distância, voos norte-sul não causam jetlag.

Os sintomas do jetlag podem variar dependendo da quantidade de fusos horários alterados, hora do dia e o viajante. Problemas com sono incluem sono precário ao chegar, dificuldade de adormecer (se viajando para o leste), acordar muito cedo (se viajando para o oeste) e sono interrompido com dificuldade de continuar adormecido. Efeitos cognitivos incluem desempenho mental reduzido e concentração precária.

Descansar por um dia ou dois no seu local de destino pode ajudar o seu corpo a se ajustar ao fuso horário local. Planejar para ter uns dias extras antes do seu evento não apenas lhe dará a oportunidade fazer um passeio turístico e aproveitar o tempo com a comunidade local de juízes, como também irá ajudar seu desempenho em geral.

 

Ônibus

Viajar para um aeroporto central e tomar um ônibus-leito à noite pode te economizar um dia de estadia e permitir mais tempo para ver o país além do local do evento. Dormir no ônibus pode não ser o mais cnfortável, mas pode lhe economizar bastante dinheiro entre despesas de viagem e estadia.

 

Trens

A maioria das linhas de trens de alta velocidade costuma praticar preços similares a linhas aéreas, o que significa que planejar quais trens pegar três meses antes pode fazer com que você economize quase 80% do que você gastaria para embarcar no dia da viagem. Europa e Japão são alguns lugares comuns de se encontrar trens de alta velocidade. Tome cuidado com mudanças em disponibilidades dos trens dependendo de coisas como obras e greves de funcionários.

 

Câmbio

Assim como os detalhes já mencionados anteriormente, planejar com antecedência sempre irá te beneficiar. Veja com os juízes locais se sai mais em conta trocar o dinheiro na cidade que você irá, do que trocar em sua cidade.

Tenha em mente que, na maioria dos casos, é uma boa ideia evitar as casas de câmbio dos aeroportos. Eles irão cobrar bem mais do que em outros lugares pela conveniência. Fique atento e veja se existe alguma regra sobre limite de valores ou quantias necessárias para entrar ou sair de cada país.

A opção mais conveniente normalmente é o cartão de crédito. Notifique a sua empresa dos lugares para os quais estará viajando, ou eles podem considerar que o cartão foi roubado. Empresas de cartão de crédito possuem ótimas taxas de câmbio e oferecem proteção contra compras fraudulentas em casos de roubo.

 

Voltando para Casa Com Compensação

Depois de um longo fim de semana em um evento você receberá produtos de compensação bem merecidos. Isso pode levantar problemas como exceder o limite de peso da sua bagagem, custar taxas extras das companhias aéreas e até causar problemas alfandegários no seu país.

Soluções incluem vender ou trocar as caixas com lojistas ou juízes no próprio evento (com a permissão do organizador do torneio) ou enviá-las para casa. Há várias maneiras de contornar esse problema, então planeje com antecedência o método para você e evite problemas ao final de um ótimo fim de semana.

 

Esperamos que este guia simples tenha sido útil em desmitificar a viagem para eventos internacionais e motive alguns de vocês a participar da aventura de abritrar por aí!

Traduzido por Lucas HortaKevin Freitas