FAQ do #mtgrules no IRC

O que é #mtgrules?

O canal dos Juízes de Magic no Internet Relay Chat (IRC) é focado em questões de regras. Jogadores, Organizadores de Torneio, e Juízes que não estão seguros de questões sobre regras de Magic: The Gathering™, podem fazer suas perguntas sem medo, no conhecimento de que eles receberão respostas corretas, suplementadas com os motivos e trechos de regras, caso necessário.

Perguntas curtas sobre política de torneios são permitidas, mas devem ser redirecionadas para #mtgjudge se a situação é complexa, ou se questões subsequentes derivadas da original surgirem. Operadores do Canal irão interromper conversas fora de tópico o mais rápido possível, a fim de evitar que se torne um bate-papo comum.

O que é um Operador de Canal?

Este canal possui algumas que o controlam – eles são Juízes Nível 2 ou maior que foram selecionados (então por favor, não pergunte se você pode se tornar um) para garantir que os tópicos discutidos no canal sejam questões relevantes de regras. Se um Operador (Indentificável pelo símbolo de estrela ou @) pede algo à você, por favor respeite o pedido. Nossos Operadores (e seus nomes de usuário) atualmente são:

Jason Lemahieu (Lems)
Nível 3, Wisconsin (EUA)

Jason Lemahieu (Lems)
Nível 3, Wisconsin (EUA)

Mark Brown (MnarkBr)
Nível 2, Australia

Mark Brown (MnarkBr)
Nível 2, Australia

Johanna Virtanen (flame-)
Nível 3, Finland

Johanna Virtanen (flame-)
Nível 3, Finland

Jack Doyle (Scryus)
Nível 3, United Kingdom

Jack Doyle (Scryus)
Nível 3, United Kingdom

Arttu Kaipiainen (luma)
Nível 2, Finland

Arttu Kaipiainen (luma)
Nível 2, Finland

Carsten Haese (Cars10)
Nível 2, Ohio (EUA)

Carsten Haese (Cars10)
Nível 2, Ohio (EUA)

Nathan Long (Natedogg2)
Nível 2, Colorado (EUA)

Nathan Long (Natedogg2)
Nível 2, Colorado (EUA)

Etiqueta no canal

Quando eu posso fazer uma pergunta?

Ao entrar em um canal, é uma boa idéia esperar alguns segundos para verificar se alguma discussão está em progresso. Se sim, recomendamos esperar até a questão anterior ser resolvida. Caso ninguém esteja falando, sinta-se a vontade para fazer sua pergunta! Quase sempre haverão vonluntários disponíveis para lhe auxiliar, não é necessário perguntar se alguém está acordado. Porém, algumas vezes pode levar alguns minutos para alguem responder sua pergunta, então por favor, seja paciente!

Eu possuo uma questão sobre uma carta que está na próxima coleção, é ok fazê-la?

Antes do lançamento de uma nova coleção, muitas pessoas querem fazer perguntas sobre as cartas por vir. Nós não podemos responder questões sobre cartas não oficialmente reveladas. Prévias oficiais (listadas no site da Wizards of the Coast) são permitidas.

Nós também não respondemos questões sobre novas mecânicas até as regras oficiais serem oficialmente divulgadas, devido a possibilidade de mudança nas mesmas. Tudo será explicado nas Notas de Lançamento, que são liberadas antes do pré-lançamento da edição.

Como eu faço o texto de uma carta aparecer?

Digite “!nome da carta”, e nosso bot automatizado Datatog irá mostrar o texto da carta. Por favor, não use-o caso não seja relacionado à questão sendo feita. Se você quer apenas olhar o texto de uma carta, mande uma mensagem privada ao bot – digite “/msg Datatog !nome da carta”.

Qual o Nível de vocês? Como saber quem é um juíz certificado e quem não é?

A maioria dos participantes frequentes do canal são juízes certificados, porém temos experts em regras que não são certificados. Possuímos juízes de todos os níveis no canal, e se alguém fornecer uma resposta incorreta, outros irão rapidamente corrigí-lo(a). Os moderadores do canal são no mínimo Nível 2.

Por que aquela pessoa foi banida?

Comportamento inapropriado não será tolerado.

Se você não consegue entrar em nenhum canal, seu enredeço de IP pode estar banido pelo próprio servidor. Tentar um servidor diferente pode funcionar, uma lista dos servidores pode ser encontrada aqui.

Esse canal é ótimo! Eu sou um organizador de torneios, posso usar esse canal quando meus jogadores tiverem perguntas durante um torneio?

Claro. Mas, é sempre uma boa idéia ter um juíz fisicamente presente em seus torneios. Caso queira mais informação sobre como encontrar um juíz certificado numa área próxima de você, ou como se tornar um juíz você mesmo, por favor entre em #mtgjudge. (/join #mtgjudge na maioria dos clientes IRC)

Eu sou um juíz e quero ajudar a responder questões. Existe alguma regra?

Isso é ótimo; nós estamos sempre procurando por pessoas para ajudar. Porém, entenda que este canal não é um local de treinamento para pessoas que querem testar seu conhecimento e dar palpites em questões de regras. Esse é o local que pessoas que possuem dúvidas vem para obter suas respostas.

Se você é um juíz que quer começar à ajudar, experimente esperar um pouco e pensar sobre as respostas que você daria, enquanto outros o fazem. É uma grande oportunidade de aprendizado e irá lhe ajudar a aumentar sua confiança e habilidade de responder perguntas.

Não continue discussões além do ponto de questionamento; fique atento para quando a pessoa que originalmente fez a pergunta sair do canal. Não discuta em detalhe como uma interação funcionaria de acordo com sistemas de regras ou política antigos. Direcione usuários para onde eles necessitam estar – Operações e política de torneio em #mtgjudge, conversa fora de tópico em #mtg.

Por último, respeite os pedidos dos Operadores. Se eles determinam que uma conversa está fora de tópico, não prossiga com a linha de raciocínio. Aqueles respondendo perguntas de regras não estão exclusos da punição de uma hora.

Como se conectar ao IRC

Se você está lendo este FAQ, você provavelmente já localizou #mtgjudge e clicou no link no tópico. Se não, aqui estão algumas dicas:

Você pode usar a Ferramenta Online para conectar ao #mtgjudge diretamente através de um browser.

Você pode usar um cliente IRC como mIRC ou irssi para se conectar. Nós estamos localizados na rede EFNet, e escolhendo qualquer um dos servidores deve funcionar. Se o seu cliente não lista os servidores, tente irc.efnet.org para se conectar a servidor um aleatório. Uma vez conectado, digite /join #mtgjudge.

Você pode usar outro serviço web como o localizado no website da EFNet.
Para se unir a um canal protegido por senha (+k), digite /join #channel password.

Para mais informações relacionadas ao IRC, visite este site de ajuda.