Comitê de Investigações

Johanna Virtanen
Nível 3, Finlândia (EUA)

Johanna Virtanen
Nível 3, Finlândia (EUA)

Johanna Virtanen é a líder do Comitê de Investigações, e está em cargo de coordenar decisões pós-desqualificações e definir as filosofias utilizadas nas suspensões de jogadores.

Tanto juízes quanto jogadores frequentemente querem saber mais detalhes sobre como as decisões pós-Desclassificação são feitas. Aqui você encontra uma visão geral do processo, e algumas das filosofias utilizadas. O Comitê de Investigações sempre tem de 8 a 10 membros.

Alguns membros podem estar inativos por um mês caso estejam ocupados, mas todo mês há de 6 a 10 participando. Estes juízes representam comunidades espalhadas ao redor do globo. Os membros individuais podem trocar de vez em quando, mas o Comitê de Investigações se esforça para ter representação do mundo inteiro.

Por que? O Comitê algumas vezes precisa de um conhecimento de diferentes comunidades e como estas comunidades crescem, evoluem vêem certas ações. O Comitê de Investigação também precisa de tradutores. E a igualdade demanda que os jogadores sejam compreendidos nos termos de suas próprias culturas e experiências.

Por volta do primeiro dia de cada mês, todos os relatórios de desclassificação no Centro de Juízes do mês anterior são observados. A líder do Comitê de Investigações cria planilhas e dá algumas instruções. Pelas próximas três semanas, os membros dão suas opiniões, deixam comentários e conversam sobre as coisas. Por volta do dia 20, a líder do Comitê de Investigações sumariza os resultados, e então os membros conversam sobre os casos em que não é um acordo claro. Há debate e pesquisa. Às vezes juízes recebem e-mails pedindo mais dados, às vezes membros conversam com representantes da Wizards of the Coast. Afinal, o Comitê de Investigações chega a um consenso sobre uma resolução. Se o Comitê de Investigações não conseguir chegar a um acordo, a líder do Comitê de Investigações toma a decisão. A maioria dos casos se encaixam bem nas diretrizes do Comitê de Investigações, mas por volta de 20% deles precisam de trabalho extra. É um processo colaborativo tão sólido quanto se pode ser.

Pelo final do mês, a líder do Comitê de Investigações transmite as recomendações à Wizards of the Coast, e após isto elas são revisadas e executadas. O estado no Centro de Juízes muda de “Enviado” para “Resolvido”, e as cartas ou suspensões são enviadas ou publicadas. Se você enviar seu relatório de Desclassificação em, por exemplo 10 de Outubro, ele provavelmente será resolvido por volta de 15 de Dezembro, se for razoavelmente normal. O período de resolução é de 40 a 80 dias, dependendo de quando em um mês o relatório é enviado e de quão ocupado o comitê e a Wizards of the Coast estão. O tempo médio é de aproximadamente 60 dias, se você levar em consideração o tempo que a Wizards of the Coast leva para atualizar a página da web.

As determinações do Comitê de Investigações não são baseadas no instinto. O Comitê de Investigações tem diretrizes detalhadas que cobrem por volta de 80% das situações, e sim, elas não cobrem tudo, mas o que cobriria? Esses casos esquisitos são vistos depois e o Comitê de Investigações pode criar uma nova diretriz para ele. Entretanto, lembre-se que interpretar relatórios de Desclassificação é uma tarefa complicada. O Comitê de Investigações depende do fundo cultural e da ampla experiência de seus membros para interpretar os intentos e ações dos jogadores, de todas as declarações, e compara o intento como julgado com uma matriz diretriz, que serve como guia sobre como decretar o assunto.

O intento é definido em três categorias distintas: desconhecedor, oportunista, premeditado.

Desconhecedor não significa que a ação não aconteceu, e sim que o jogador não tinha noção da seriedade do que ele estava fazendo. Um jogador em um Friday Night Magic, em um Pré-Lançamento ou até mesmo em um Classificatório para o Pro Tour pode dizer “Ei, estamos no Turno 5 e nenhum de nós consegue ganhar com um empate e ganharemos mais prêmios se um de nós ganhar, então que tal rolarmos um dado e dividirmos os boosters?” Ele admite livremente – talvez até diga com um juiz do lado – claramente não tinha ideia do que o que estava fazendo era errado, e tende a ficar com remorso. Desconhecedor. Ruim porém não tão ruim.

Oportunista significa que o jogador sabia que era errado, mas não planejou de antemão. Ao invés disso, ele tirou vantagem quando pôde. Suponha que você pensou que sua criatura foi retornada à sua mão, então você a retornou, mas na verdade ela deveria ter sido destruída. A princípio você não percebeu (seria Comprar Cards Extras, provavelmente com a penalidade reduzida caso você percebesse e chamasse um juiz imediatamente), mas você percebeu no turno seguinte, quando seu oponente fez a mesma coisa com outra criatura. Bem, você deve chamar um juiz, e será Comprar Cards Extras, provavelmente sem redução. Mas agora suponha que você resolveu esconder. Você sabe que é errado, mas não aguenta a possibilidade de uma Perda de Jogo, então você não fala nada. Isto é Oportunista. Você não planejou, mas quando você percebeu você não chamou atenção. Ruim.

Premeditado. Agora suponha que você praticou técnicas de distração e truques de mão para poder voltar aquela criatura para a sua mão de propósito. Ou suponha que você adicione cards extras às suas em um selado, e você procura jeitos de executar a trapaça, ao invés de simplesmente encontrar com ela. Você pensa em substituir o número correto de comuns e incomuns para não levantar suspeitas no deck check, e até mesmo trazer sua própria decklist/deck para tentar substituir no selado. Você não só sabia que isto era errado (Duh!), mas também gastou uma quantidade de tempo considerável planejando e pondo em ação. Chamamos isto de Premeditado. Muito Ruim.

Na maioria dos casos, há versões Desconhecedoras, Oportunistas e Premeditadas para quase todas as infrações que geram Desclassificação. Algumas situações são difíceis de classificar, e podem ser colocadas no meio. Dependendo de quanta vantagem você pode ganhar e qual nível de intento você tinha, há três diretrizes para guiar as próximas ações do Comitê de Investigações, que podem ser: Nenhuma Ação, Carta de Aviso, Tempo de Suspensão.

Nenhuma Ação significa que o Comitê sente que a decisão de Desclassificação foi suspeita ou então havia uma variedade de circunstâncias estranhas e mitigantes. Também, ocasionalmente, o Comitê de Investigações recebe evidência, talvez até mesmo do Juiz Mor, que sugere que a Desclassificação foi apressada ou imprópria. Sim, Juizes Mor cometem erros de julgamento de vez em quando, e às vezes eles falam isso no relatório de Desclassificação!

Carta de Aviso significa que reconhecemos que a ação foi ruim, mas por causa da pequena vantagem obtida ou desconhecimento, nós não penalizaremos gravemente. Nestes casos, a Desclassificação por si só serve o nosso propósito.

Tempo de Suspensão é reservado para as ações Oportunistas e Premeditadas, apesar de nem toda ação deste tipo receber tempo de suspensão.

Os detalhes sobre que tipos de coisas são Carta de Aviso e que coisas são 6 meses, 12 meses, etc. são confidenciais. Há alguns pedaços informação sensíveis demais para serem discutidos em público.

Se você é o Juiz Mor e escreve um relatório de Desclassificação, o Comitê de Investigações te encoraja a colocar o que você sente sobre o nível de habildiade daquele jogador, seu intento e seu comportamento tanto antes quanto depois da Desclassificação. Isto é encorajado até mesmo para juízes de salão que escrevem declarações. O Comitê de Investigações lê o que você e o jogador escrevem. Eles consideram a totalidade das declarações, pelos jogadores, juízes, espectadores, Organizadores de Torneio e Scorekeepers.

Ocasionalmente nos fóruns de juízes, alguns juízes postam discussões e opiniões sobre jogadores específicos. Isto é muito perigoso em listas relativamente públicas como estas. Pode acabar manchando a testemunha ou a pesquisa que estamos fazendo, e pode resultar em um estigma ou injustiça contra um jogador ou talvez até o Programa de Juízes. Também pode acarretar em algum processo legal com calúnia e difamação. Então por favor evite nomes específicos que estão sob investigação, e tente se repreender um pouco mesmo em casos já finalizados. Nós todos devemos nos empenhar em ser uma organização profissional e expert, e não sensacionalistas da mídia.

O Comitê de Investigações avalia e discute todos os casos apresentados a ele. Eles não sabem sobre todos os casos que existem, obviamente, porém quando são notificados através de fontes confiáveis, o Comitê de Investigações age para pesquisar e resolver problemas de integridade. Se demorar mais do que você gostaria, considere que o Comitê de Investigações tem um processo que funciona razoavelmente bem e procura ser justo com tanto a comunidade quanto ao(s) jogador(es) envolvidos. “Justo” não quer dizer “leniente”. Significa “cuidadoso”.

Se você quiser fazer mais perguntas sobre como o Comitê de Investigação trabalha, faça um post nos fóruns do JudgeApps. A líder do Comitê de Investigações irá responder e providenciar o máximo de transparência possível, e talvez até disponibilizar um pouco de filosofia sobre por que o Comitê de Investigações faz algo de uma certa maneira. Nem tudo será respondido, claro, mas o Comitê de Investigações quer que você se sinta confortável com o processo de investigação e com questionar este processo.

Artigos

Título Autor Publicado
Investigações – A Procura por Verdades Colaterais Eric Shukan 30 Dez 2014