O exame Nível 2

Propósito do exame de Nível 2

O propósito do exame de Nível 2 é avaliar a média de conhecimento de regras de um candidato e sua compreensão dos procedimentos e políticas relacionados à eventos de REL Competitivo. Candidatos também são avaliados em sua capacidade de acompanhar um candidato prestando o exame de Nível 1. Um candidato demonstra isso tirando 80% ou mais no exame de Nível 2 dele.

Embora eventos de REL Competitivo representem uma porcentagem muito menor de todos os eventos sancionados, esses eventos são feitos num parâmetro de exigência muito maior do que eventos de REL Regular. Como resultado, se espera que juízes nesses eventos sigam políticas e procedimentos específicos, aplicando tais políticas e procedimentos consistentemente para o benefício de todos os jogadores. Além disso, jogadores que participam de um torneio em REL Competitivo esperam regras precisas dos juízes, o que as vezes requer um conhecimento mais profundo e compreensão de interações mais complicadas entre diferentes conceitos e mecânicas de jogo em alguns formatos. Juízes nestes eventos podem ser pedidos para prover explicações mais detalhadas que suportem suas decisões. Do mesmo modo, candidatos se preparando, ou fazendo o exame de Nível 1 podem pedir explicações mais detalhadas sobre matérias do exame deles. Mentorar estes candidatos requer a capacidade de providenciar informação e feedback para ajudá-los a melhor entender algumas regras ou políticas e procedimentos.

Depois de passar no exame de Nível 2, o juiz certificador envia uma avaliação do candidato no Centro de Juízes. O candidato é promovido ao Nível 2 após o envio desta avaliação.

Materiais de estudo

Baseado nos propósitos do exame de Nível 2, candidatos devem estudar os seguintes documentos para ganhar conhecimento de regras intermediário, e serem capazes de garantir que eventos de REL Competitivo sejam corridos adequadamente:

Esses documentos avançam as regras básicas, políticas, e procedimentos que você aprendeu como um juiz Nível 1, bem como o que você desenvolveu como experiência arbitrando, assim elaborando o conhecimento e habilidades que você constrói como um juiz de Nível 2.

Isso significa que você irá querer ampliar seus conhecimentos de regras e compreensão de políticas e procedimentos, especialmente relacionados a eventos de REL Competitivo, aprofundando seu conhecimento e compreensão. Esse conhecimento e compreensão também servem para expandir seu papel como mentor e ajudar a certificar outros novos juízes, bem como aprimorar sua habilidade de prover bom atendimento aos jogadores e servir à comunidade de maneira cada vez mais importante.

Assuntos cobertos no exame

Como o exame é uma avaliação geral de conhecimento de regras intermediário, bem como políticas e procedimentos relacionados à eventos de REL Competitivo, uma lista de assuntos específicos foi desenvolvida para inclusão no exame de Nível 2. Enquanto cada exame ainda é gerado aleatoriamente para ser único para cada candidato, você vai querer ter certeza de que entende os seguintes assuntos a ponto de entender regras e conceitos do jogo, políticas e procedimentos bem o suficiente para aplicar seu conhecimento numa variedade de situações que podem ser mais profundas e complicadas do que aquelas que você foi testado no seu exame de Nível 1:

  • Estrutura do Turno, especialmente os nomes das etapas e fases e o que acontece nessas etapas e fases.
  • A Fase de Combate, considerando o que acontece em cada etapa, quando cada etapa pode ser pulada, e em que momentos os jogadores podem/não podem tomar ações.
  • Os passos para Conjurar Mágicas e/ou Ativar Habilidades, especialmente o que acontece quando mágicas ou habilidades resolvem.
  • Ações tomadas quando Habilidades Desencadeadas são colocadas na pilha, o que precisa ser anunciado nesse momento e o que acontece no momento em que a habilidade resolve.
  • Determinar as Características de uma Permanente, como seus tipos/subtipos ou a habilidade de uma criatura e/ou seu poder e resistência.
  • Como Efeitos Simples funcionam e a diferença entre eles e os efeitos Contínuos.
  • Como Efeitos Contínuos funcionam, como aqueles gerados por uma habilidade estática ou mágica.
  • A Interação de Efeitos de Substituição/Prevenção, no sentido de identificar o objeto ou jogador afetado e qual jogador pode escolher como um evento será modificado.
  • Como o jogo lida com Ações Baseadas-no-Estado, ou mesmo quais são as mais comuns que se aplicam na maioria dos jogos.
  • Copiar uma Permanente ou uma Mágica, no sentido de quais são os “valores copiáveis” do objeto e como o jogo lida com cópias.
  • Regras básicas e políticas aplicáveis para Gigante de Duas Cabeças, como a fase de combate, turnos adicionais, ou mesmo como funcionam algumas habilidades.
  • Ações e habilidades com palavras-chave permanentes.
  • Ações e habilidades com palavras-chave presentes em vários formatos, de Standard a Modern.
  • Pelo IPG, identificar uma infração pela definição e/ou a penalidade apropriada para aquela infração.
  • Pelo IPG, aplicar a correção correta, se alguma, para uma infração.
  • Pelo MTR, a Política de Comunicação de Jogadores.
  • Pelo MTR, os atalhos padrões de torneio.
  • Pelo MTR, o procedimento de início de jogo em REL Competitivo.
  • Pelo MTR, o procedimento de final de partida em REL Competitivo
  • Pelo MTR, as políticas e uso de reserva de cartas (sideboard) para eventos Construídos de REL Competitivo.
  • Pelo MTR, as políticas e uso de reserva de cartas (sideboard) para eventos Limitados de REL Competitivo.

Isso requer que você verdadeiramente entenda o como e porquê por trás de certas regras, para potencialmente aplicar esse conhecimento para situações envolvendo diferentes cartas. Isso também vai requerer um certo nível de compreensão por trás do jeito que as cartas estão escritas, perceber porque esse jeito é importante, para que você possa aplicar esse conhecimento corretamente.

Isso significa que você terá que desenvolver uma compreensão de muitas seções das Regras Abrangentes, e como essas regras podem ser aplicadas de maneiras diferentes. Do mesmo modo, você vai querer entender corretamente as Regras de Torneio e o Guida de Infrações para aplicar consistentemente políticas e procedimentos. Conforme você desenvolve suas habilidades como juiz, você talvez precise disso para processar corretamente a informação apresentada à você num cenário, recolhendo a informação necessária para tomar uma decisão precisa. Em outras situações, você terá que retornar ao material que estudou para seu exame de Nível 1, para que você entenda esse material bem o suficiente para mentorar e ensinar seus candidatos nessas regras, políticas e procedimentos básicos.

Por favor, lembre-se que o material do exame é confidencial, então você está proibido de discutir esse material com qualquer um que não seja o juiz que lhe aplicou o exame.

Usando exames de prática

Candidatos devem se preparar para o exame de Nível 2 usando o exame Hard Practice e o Policy Practice disponíveis no Centro de Juízes. O Hard Practice contém questões que cobrem conhecimento intermediário de regras e conceitos do jogo que você deverá saber como juiz de Nível 2, e também contém questões sobre políticas e procedimentos que se aplicam em REL Competitivo. O Policy Practice foca mais exclusivamente em políticas e procedimentos que se aplicam em REL Competitivo. Alguns dos conteúdos presentes em ambos os exames não correspondem exatamente ao que pode aparecer no seu exame de Nível 2, já que esses exames se prestam a um público mais amplo. Mas o formato e as perguntas difíceis devem servir como uma maneira de se preparar para o exame de Nível 2.
Além disso, ao comparar material desses exames de prática com aqueles assuntos que possivelmente serão cobertos na sua prova de Nível 2, você pode focar seus esforços em melhorar seu conhecimento, e estudar de forma mais eficiente. Você deveria fazer pelo menos quatro Hard Practices e um Policy Practice, tentando acertar pelo menos sete questões em cada exame que você fizer.

Adicionalmente, o exame Level 2 Practice foi desenvolvido para ajudar candidatos à Nível 2 a se preparar para o exame de Nível 2 mais diretamente. O Level 2 Practice conta com conteúdo que costumava ser do exame de Nível 2, e é de dificuldade comparável ao atual exame de Nível 2. O Level 2 Practice pode ser criado por você mesmo como Nível 1, se você fizer online. Uma versão escrita do Level 2 Practice pode ser gerada para você por um juiz de Nível 3+. Embora você tenha que acertar 70% ou mais de um Level 2 Practice antes de se permitir que você faça o exame de Nível 2, fazer o Level 2 Practice a cada oportunidade (já que você só pode gerar um para si a cada 2 meses) pode te ajudar a se preparar para o exame de Nível 2 e a focar seus esforços em melhorar seu conhecimento.

Recomendações de Estudo

Recomendações de estudo mais detalhadas e sugestões são publicadas no fórum do JudgeApps trimestralmente. Você pode visitaressa publicação no fórum do JudgeApps para ler sugestões atuais e passadas.