Como conseguir sua certificação de juiz L1

Como me tornar um juiz ?

Bem vindo ao seu primeiro contato com o programa de juízes! Se você chegou aqui, certamente está interessado em se juntar a nossa comunidade, e nós estamos aqui para te ajudar a se tornar mais um embaixador de Magic: The Gathering. Agradecemos a sua curiosidade e interesse! Vamos começar a entender um pouco mais sobre como trilhar esse caminho e apresentar os primeiros passos para atingir seu objetivo.

Mas o que faz um Juiz?

A definição formal de juiz retirada dos documentos oficiais diz que “juízes são árbitros neutros e aplicadores de política e regras”. Além disso, juízes têm o papel de liderança local em sua comunidade, atuando a fim de defender os valores de atendimento, integridade, comunidade, respeito e credibilidade. A melhoria contínua e a promoção de um ambiente seguro e confortável entre os jogadores também são atribuições dos juízes. Para isso, existem documentos que os direcionam e auxiliam a tomar decisões e a se portar nos torneios.

A porta de entrada para o programa: o nível 1.

A estrutura do programa de juízes divide os seus participantes em três grandes níveis: 1, 2 e 3. Esta divisão é feita baseada no conhecimento técnico, nas habilidades interpessoais e organizacionais dos juízes e na abrangência de sua atuação, tendo cada um desses níveis seus pré-requisitos a serem cumpridos.

Ao ingressar no programa, o candidato terá o nível 1 de juiz. Juízes de nível 1 não são de maneira alguma menos importantes que os outros dois. Na verdade, os pequenos torneios e as lojas de menor porte ou em locais mais afastados só existem graças aos juízes de nível 1. No entanto, juízes nível 1 são limitados a apitar sem supervisão apenas torneios casuais, isto é, torneios onde não estão envolvidas grandes premiações ou convites para outros torneios maiores. Estes torneios representam a maioria daqueles disputados e inclui alguns eventos maiores, como o Pré-Lançamento de uma edição.

Devido à natureza casual desses torneios, a função do juiz nível 1 não é punir severamente os participantes por seus erros, mas sim educá-los a jogar de forma correta.  Erros de jogo são, portanto, apenas advertidos, e não associados à penalidades. Casos de condutas inapropriadas são uma exceção a essa regra.

Além disso, como citado, os juízes têm a função de promover um ambiente confortável e seguro aos jogadores, agindo para evitar condutas inapropriadas dos participantes.

Fora das lojas e dos torneios, juízes nível 1 têm espaço em diversos projetos dentro da comunidade, que variam em tema desde traduções, mentoria e páginas de dúvidas até desenvolvimento de software e projetos sociais para arrecadação de doações. Estes projetos poderão ser voltados para a própria comunidade de juízes ou pra comunidade de jogadores locais.

Agora que você já sabe o que é ser um juiz e já decidiu que é esse o papel de responsabilidade que você quer ter com sua comunidade, vamos aos requisitos.

Os requisitos para certificação

Um juiz nível 1 deve demonstrar conhecimento sobre as regras o suficiente para lidar com interações de baixa complexidade, além de saber lidar com problemas nos campeonatos e ter uma noção mínima das regras de organização de um torneio. Para comprovar essas competências, foram definidos os seguintes requisitos:

  • Ter apitado dois eventos sancionados nos últimos seis meses

Este requisito existe para que o candidato tenha um contato com a experiência real de apitar antes de se tornar um juiz certificado. Para isso, o candidato pode entrar em contato com o lojista de sua cidade e combinar de apitar torneios casuais, como os Friday Night Magic (FNM). Caso tenha outro juiz em sua cidade, você pode pedir para auxiliá-lo em um torneio, atendendo mesas e tirando dúvidas sob a supervisão do mesmo. Evidentemente, não é necessário ter nenhuma certificação anterior para apitar desta forma.

  • Breve entrevista e recomendação de um juiz nível 2.

Em geral, essa entrevista é feita imediatamente antes ou imediatamente depois da aplicação da prova ao candidato. Ela é importante para garantir que o aspirante a juiz está capacitado em aspectos que a prova de conhecimento geral não cobre. É necessário comprovar o nível de engajamento do juiz com as diretrizes do programa, conversar sobre seus objetivos, entre outros aspectos.

  • Estar de acordo com o Código de Conduta dos Juízes

O Código de Conduta dos Juízes é um documento que define como os juízes devem se comportar frente à sua comunidade e entre os seus pares, além de enumerar e explicar os princípios a serem seguidos por cada um dos juízes. Descumprir os termos do Código de Conduta tem implicações sérias, portanto este documento deve ser lido de forma cuidadosa e atenciosa. Não se preocupe, postaremos ao final deste artigo o link com a documentação recomendada.

  • Ser aprovado no Exame de nível 1

Por fim, será necessário ser aprovado em uma prova de conhecimentos específicos. Esta prova é composta de 25 questões com pontuação mínima de aprovação de 70%. Em caso de reprovação, o candidato deverá aguardar dois meses para ter uma oportunidade de tentar novamente.

O exame de certificação

Afinal, o que é exigido de um candidato na prova? Em primeiro lugar, é importante falar sobre os principais documentos utilizados no Programa de Juízes:

  • Regras Abrangentes

Conhecido como Comp. Rules ou apenas CR, este documento contém todas as regras do jogo. Todas as habilidades, fases de um turno, interações entre habilidades e qualquer outra regra relativa ao jogo em si estão listadas e explicadas neste documento. O exame de certificação é composto em sua maioria por questões relativas ao CR. No entanto, por se tratar de um documento extenso e denso, realizar sua leitura na íntegra pode ser uma idéia de estudo ruim. O ideal é procurar essas regras resumidas. Ao final deste artigo, temos algumas opções ao candidato.

  • Regras de Torneio de Magic

Conhecido como MTR (Magic Tournament Rules), este documento é composto por todas as regras de realização e organização de um torneio, como o número e duração das rodadas, os formatos válidos, as regras de comunicação e etc. O exame de certificação exige um conhecimento básico deste documento, visto que o juiz nível 1 deve ser capaz de auxiliar o organizador de torneio com a preparação do mesmo. Por ser um documento relativamente simples, é possível estudá-lo na íntegra para o exame. Em geral, a prova é composta por poucas questões sobre este documento.

  • Arbitrando no Regular

Conhecido como JAR (Judging at Regular), este documento explica como um juiz deve lidar com problemas em um torneio de Nível de Aplicação de Regras (REL) Regular. Exemplos de problemas tratados são jogadores que compram um card extra sem querer, ou que violam regras de jogo. Este documento é extremamente curto, podendo ser lido em sua íntegra no preparo do candidato para o exame.

O Nível de Aplicação de Regras determina o nível de tolerância às infrações dos jogadores. Em REL Regular, existe um alto nível de tolerância, já que esses torneios são casuais, envolvem premiações pequenas e são muitas vezes o primeiro contato de muitas pessoas com o jogo. Por essa razão, as medidas que corretivas que um juiz deve tomar devem ser apenas pedagógicas. RELs Profissional e Competitivo, por serem aplicados a torneios com grandes quantias envolvidas nas premiações ou convites para grandes teventos, são menos tolerantes a erros, tendo mais infrações e penalidades. Não se espera que o candidato a nível 1 conheça as regras para torneios de REL Profissional ou Competitivo, por isso, atente-se ao estudo apenas do REL Regular.

  • Guia de Procedimento de Infrações

Este documento, conhecido como IPG (Infraction Procedure Guide) é o equivalente ao JAR para torneios de REL competitivo. Este documento NÃO deve ser estudado e não será parte do exame de certificação para candidato ao nível 1. É importante que o aspirante a nível 1 saiba da existência deste documento, mas recomenda-se que o candidato sequer faça a leitura dele, para evitar confusões.

Conteúdo teórico.

Apresentados os documentos, podemos abordar as questões da prova de forma simples. A avaliação é composta em sua maioria por questões da CR, um pouco menos por questões do JAR e por fim questões do MTR. Uma breve lista daquilo que é exigido do candidato na prova:

  • Conceitos gerais de jogo, como partes de uma carta. Isso cobre tipos de carta, custos de mana, etc;
  • As diferentes zonas de jogo e o que cada zona deve representar, assim como os objetos nessas zonas;
  • Estrutura de turno, especificamente as diferentes fases e suas etapas, junto com o que acontece em cada fase e etapa;
  • Fase de combate, especificamente as etapas desta fase, as ações de jogo que ocorrem e o que/quando jogadores podem conjurar ou ativar habilidades;
  • O processo geral de conjurar uma mágica e/ou ativar uma habilidade;
  • Todo o processo de lidar com habilidades desencadeadas e colocar as mesmas na pilha;
  • Resolução uma mágica e/ou habilidade;
  • Determinar as habilidades de uma criatura e/ou seu poder e resistência;
  • Funcionamento de efeitos de prevenção e/ou substituição;
  • Como efeitos de cópia funcionam em criaturas;
  • Regras básicas e elementos de Gigante de Duas Cabeças;
  • Palavras-chave e/ou habilidades presentes no formato Padrão (verificar os fóruns de perguntas frequentes pode ajudar);
  • Educar e ajudar jogadores com problemas comuns e comportamento não desejado em um campeonato com nível de aplicação de regras regular;
  • Lidar com jogadores que cometem problemas sérios em um campeonato de nível de aplicação de regras regular;
  • Como usar sua reserva em formatos limitado e construído, especialmente em eventos com nível de aplicação de regras regular que não usem listas de baralho;
  • Estrutura geral de uma partida em um evento;
  • Requisitos mínimos para sancionar e realizar um evento.

Todos esses tópicos estão divididos entre os documentos supracitados.

Como já dito, ler o CR na íntegra não é recomendado, devido à sua extensão. Temos algumas sugestões de material para estudo, que resumem os temas descritos acima de forma didática, além dos links diretos para os documentos citados para a realização da prova:

Os dois links acima não diferem em qualidade, apenas na forma como estudo é direcionado e como os conceitos são apresentados.

Documentos oficiais:

O que eu faço agora?

A partir de agora, mãos à obra! Você já tem o material necessário e já pode começar a estudar por conta própria! Quando se sentir em condições de fazer a prova, entre em contato com um de nossos juízes e nós vamos procurar um local para você realizar a entrevista e o exame.

Se ainda tiver dúvidas sobre o processo, por favor entre em contato conosco! Caso queira agendar uma prova ou encontrar um juíz próximo de você, clique aqui!

Bons estudos!

– Programa de Juízes

 

 

Esta página foi escrita por Ricardo Leite