Um milagre do Eter!

Tu és o Head Judge de um PPTQ de Modern, onde o Ace e Niño estão a jogar. No início do seu turno, o Ace desvirou o AEther Vial e colocou-lhe um marcador, depois pegou na carta do topo do seu deck e olhou para ela. Depois de pensar um pouco o Ace meteu a carta virada para baixo ao lado do seu Frasco do Éter. Depois de ter pensado o Ace pega na nova carta que estava no topo do seu deck e junta-a à sua mão. O Niño chama imediatamente o juiz e explica a situação. O que fazes?

 

Resposta

Existem duas maneiras de interpretar esta situação.

A primeira é considerar que a carta virada para baixo perto do Vial como não comprada, e a única compra foi a outra carta fazendo com que isto seja um Game Rules Violation ou Looking at Extra Cards.

A outra hipotese é considerar que a carta virada para baixo perto do Vial como uma compra, fazendo então que a segunda compra seja uma carta em excesso e caindo dentro dos parametros de Hidden Card Error.

O ace olhou para uma carta durante a sua draw step, mas ele não a adicionou na sua mão. É bastante claro que essa foi uma compra de carta, então vamos para Hidden Card Error. Devemos aplicar a correcção do HCE com o menor conjunto possivel de cartas, e, uma vez que a primeira carta está visivelmente separada não a iremos incluir nesse conjunto.

O Ace recebe um Warning por Hidden Card Error. Revela a sua mão, mas não a carta virada para baixo junto do Vial. O Niño escolhe uma dessas cartas como estando excesso, e essa será baralhada na parte desconhecida do deck do Ace.