Mudanças de Política de SOI

Com tantas mudanças em Oath of the Gatewatch IP, o objectivo da actualização de Shadows over Innistrad é para refinar e clarificar essas secções, e, de certo modo, é o que temos. Com a excepção de algumas pequenas adições que chegaremos lá mais tarde, todas as actualizações são referentes a Hidden Card Error e Deck/Decklist Problem. Vamos lá rever isto!

Hidden Card Error

Hidden Card Error foi uma experiência interessante de uma aproximação mais filosófica a uma penalidade, com resultados diversos. Um grupo ficou bastante feliz sobre como parece intuitivo; outro teve dificuldade em reconciliar o que a infração estava a tentar fazer com alguns casos estranhos.
Além disso, a abstração da infração encorajava pessoas a encaixar os erros lá, só porque eventualmente ocasionavam cartas como sendo colocados em algum lugar incorretamente. Ficou claro de que precisávamos de ser mais explícitos, ao mesmo tempo em que se mantínha a infração parecendo intuitiva.

O primeiro passo foi remover todos os erros de pré-jogo. Eles eram deriváveis de Hidden Card Error, mas isto era pedir demais. O Mulligan de Vancouver introduziu várias nuances complexas no processo, e tentar encaixar o “você pode fazer mulligan novamente para prevenir isto” em Hidden Card Error causava confusão. Então, agora temos uma nova infração – Mulligan Procedure Error – que lida com todas as maneiras de que um jogador possa cometer um erro antes do jogo começar.

É preciso ter em conta que Mulligan Procedure Error só se aplica antes do jogo começar. Especificamente, comprar no primeiro turno não é um Mulligan Procedure Error e é tratado como Hidden Card Error.
Comprar no primeiro turno como parte do procedimento pré-jogo era uma má solução para impedí-las de entrar no território de Game Loss, e agora que as penalidades são muito mais próximas, isto pode voltar a um lugar mais natural.

A definição de Hidden Card Error é praticamente a mesma, mas está um pouco mais robusta, com definições melhoradas de termos (como “conjunto”) há uma linha mais clara entre Hidden Card Error e Looking at Extra Cards.
Note que nunca poderá haver uma linha completamente clara – as duas têm uma relação próxima quando algo como Scry está envolvido – mas deve haver orientação o suficiente para ajudar a fazer julgamentos. A seção de Filosofia aumentou com uma orientação geral, dando mais ênfase nas infrações iníciais e como determinar o que faz parte de um conjunto. Ainda é preciso notar mais flexibilidade ao usar conhecimento prévio para decidir cartas elegíveis. Se a mão foi revelada para um efeito alguns turnos antes, o que os jogadores escreveram ou se lembram pode ser usado para descobrir com quais cartas com que estamos trabalhando.

A solução foi dividida em uma aproximação mais processual, e corta algumas soluções mais pesadas. Em particular, revelar um grimório deve ser algo raríssimo, acontecendo somente quando uma mão ou uma carta com morph são baralhadas durante um jogo. Também adicionamos alguns pedacinhos de tecnologia, que não esperávamos apresentar tão cedo, que eu acredito que ajudarão a suavizar alguns casos extremos e dar atenção a algumas preocupações dos jogadores.

Aqui vai um resumo das soluções para as situações mais comuns:

  1. Se fizerem algo fora de ordem (comprar e descartar, ao invés de descartar e comprar, itens com ordem trocada na pilha) revele a mão e o oponente escolhe os cards para separar até que cheguemos a um momento correcto para aquele card estar lá.
  2. Se não revelaram uma carta, revele a mão para o oponente que deve escolher qual carta não foi revelada. Realize operações com esta decisão (o que pode incluir baralhar a carta de volta no grimório se não satisfazer os critérios de ser colocada na mão).
  3. Se têm cartas demais, revele e escolha como antes.

Para ver alguns exemplos práticos disto em ação, veja Revisitando os Cantos Ocultos de HCE.

Continuaremos a fazer pequenas mudanças conforme se for encontrando equilíbrio entre complexidade e exatidão. Estou otimista que isto está perto, e curioso para ver quais casos extremos podem ser encontrados.

Deck/Decklist Error

A mudança na diminuição da penalidade do Deck/Decklist Error no último IPG não gerou uma comoção nem de perto parecida com a que Hidden Card Error gerou, mas ainda há algumas melhorias a serem feitas. Em particular, não estava completamente claro que a sua carta estava no meu deck, ela deveria apenas ser corrigida. Uma leitura mais técnica deixava aberta a opção de me dar um Game Loss! Também havia um problema quando a carta estava perdida ou estava no seu sideboard, já que não estava claro qual carta deveria ser usada (uma carta aleatória pareceu o melhor).

Também havia um pouco de discrepância quando a carta ainda estava no deck de seu oponente anterior, já que você receberia um Warning e ele receberia um Game Loss. Isto não pôde ser completamente corrigido, mas pôde ser mitigado em várias circunstâncias observando que se estava numa sleeve diferente durante o jogo, obviamente não fazia parte do deck e poderíamos simplesmente ignorar. (Usar sleeves diferentes no sideboard ainda é um problema, já que eles podem ser trocados). Se acontecer uma carta estar na mesma sleeve, e você não perceber na sua mão inicial, isto infelizmente terá de continuar como um Game Loss.

Comentários Rápidos

  • Está havendo um pouco de confusão recentemente sobre identificar habilidades desencadeadas que afetam o jogo na resolução. A chave é que você está reconhecendo a habilidade desencadeada específica, e não dizendo “trigger” genericamente e deixando seu oponente descobrir o que está acontecendo. Dizer “trigger” ao apontar para uma carta normalmente é o suficiente para passar o significado. Além disso, Mímico Eldrazi fez vir a tona uma pequena falha: se eu aponto o trigger, eu ainda preciso confirmar que escolhi sim? Vamos assumir que você queria, já que se você planejava escolher não, por que você mencionou a habilidade?
  • Uma vez que você começa a adicionar elementos aleatórios, um simples retrocesso não é mais simples. Falando de retrocessos simples, você pode usar um enquanto conserta uma escolha esquecida. Então, se eu uso Terror na sua Voice of All, e neste momento lembramos que nenhuma cor foi escolhida, você pode colocar o Terror novamente na mão antes de fazer o jogador escolher.
  • A regra que dizia que você deveria usar somente cartas de checklist ou somente cartas de dupla face em todo o seu deck foi amenizada para uma versão baseada no nome da carta. Assim, você pode ter todos seus Jace, _Vrynn Prodygy como cards checklist e todas as suas Thing in the Ice serem a carta em si sem nenhum problema.
  • Não realize um Deck check se os jogadores compraram a mão inicial. Os perigos de algo ir errado são muito grandes. Apenas faça uma nota e apareça para um doublecheck no meio da ronda ou em uma outra ronda.

Por último

Vários juízes escreveram-me perguntando se adicionaríamos algum atalho para lidar com Madness, e com jogadores que simplesmente colocam a carta no cemitério. A resposta é não, por algumas razões.

A primeira é que não criamos atalhos para mecânicas de um bloco (evitamos mencionar mecânicas específicas, mas fizemos uma exceção quando Scry se tornou recorrente).

A segunda é que o objetivo de atalhos é providenciar uma resposta padrão quando há ambiguidade, e não há nenhumas ambiguidades nesta situação. O jogador provavelmente está demonstrando que não usará Madness e não tem problema nisso. Se ele então tenta conjurar a mágica do cemitério, bem, é aí que você vai precisar usar seu julgamento. Por exemplo, se ele descarta um card, o card toca o cemitério e ele diz “e eu vou usar o Madness ”, não acho que precisemos entrar nos detalhes aqui. O importante é que colocar a carta no cemitério não é inerentemente um erro.

Obrigado a todos por suas contribuições, e todos que calmamente conversaram sobre as mudanças e suas implicações! Em particular, um agradecimento a Jeff Morrow, Bryan Prillaman, Jess Dunks, Matthew Johnson, Jennifer Dery e Dan Collins, que providenciou um feedback formidável.
Aproveitem os eventos de lançamento! Um! Passo! Além!