Destaques da Wave 12 do Exemplar

Eder Carvalho

Eder Carvalho

Nicolau Maldonado

Nicolau Maldonado

Já há um tempinho foi divulgada a wave 12 do Programa Exemplar. Dessa vez a publicação de destaques não veio cedo, mas aqui estamos! Para quem não sabe, a cada janela do exemplar, gostamos de ler todas os reconhecimentos que foram feitos para nossos colegas brasileiros e destacar alguns dos mais legais aqui no blog, pra quem não tem tempo de ler tudo. Assim, podemos ajudar a divulgar todo tipo de ação, atitude ou comportamento que inspiraram vários juízes pelo Programa, e que podem inspirar muitos mais. Na wave passada, comentei que é muito importante identificar exatamente o quê motivou o reconhecimento, para que possa em algum grau ser seguido o exemplo (afinal, um dos pilares do Programa Exemplar), e que às vezes ainda era difícil descobrir isso lendo as nomeações. Nesta wave, percebi que tivemos uma melhora visível, quer dizer, de modo geral as nomeações estão mais claras, elaboradas. Por isso, queria agradecer não só aos que redigiram esses reconhecimentos com cuidado, mas aos que os motivaram através de seus esforços dentro do Programa de Juízes. E agora, vamos aos destaques desta 12ª Wave do Programa Exemplar escritos para brasileiros.

Kim Kanegusuke reconheceu Arthur Sargo Kavéski por acolher mais que um colega, um jogador, em um momento de tensão, com um gesto simples, mas que pode ser impactante para aqueles que atendemos.

Foi durante um PPTQ que percebi o comprometimento desse juiz para com os jogadores da loja. Especificamente neste, como um jogador, eu estava um pouco nervoso e não muito atento, possivelmente até tendo um ataque de nervos. Fui prontamente recebido durante uma de minhas partidas pelo Arthur com um copo de água e a oferta de receber algum tempo extra para poder me acalmar, sem mesmo que o tivesse pedido, embora eu não achasse que minha condição estivesse muito visível. Embora tenha recusado a generosidade eu sou eternamente grato por saber que o programa conta com um juiz tão exemplar.

Russell Deutsch reconheceu Antonio Zanutto pela sua abordagem criativa e cativante para mentoria, tanto ajudando os juízes mais novos quanto compartilhando com os antigos o investimento que isso pode tomar.

Antonio – Mentorship is hard. It involves investing a lot of time into another person and creating new and interesting ways to teach them difficult topics. After a while I know my methods are no longer new and barely interesting, so it is always a pleasure to introduce you to my latest Mentees knowing I can trust that you are ready and willing to subject them to new judge scenarios I haven’t thought of; or that you have your latest flash-card judge policy game in your back pocket and ready to go. Your difficult questions were instrumental in developing my abilities as a judge because they showed me how intricate policy could be. It is both a pleasure and a comfort to introduce you to up-and-coming judges knowing that they will have fun while learning from you as you temporarily alleviate the burden of mentorship from my shoulders. Thank you for being part of the village that raises our judge-children.

Antonio – Mentorar é difícil. Envolve investir muito tempo em outra pessoa e criar jeitos novos e interessantes de ensiná-los sobre tópicos difíceis. Depois de um tempo eu sei que meus métodos não são mais novos e não tão interessantes, então é sempre um prazer te apresentar aos meus pupilos sabendo que posso confiar que você está pronto e disposto a apresentá-los a novocs cenários que não pensei; ou que você está pronto com seu jogo de cards de procedimentos no seu bolso de trás. Suas perguntas difíceis foram essenciais para desenvolver minhas habilidades como juiz porque me mostraram como os procedimentos podem ser intricados. É um prazer e uma satisfação apresentar você para novos juízes sabendo que eles vão se divertir enquanto aprendem com você ao mesmo tempo em que você alivia o fardo de mentor de meus ombros. Obrigado por ser parte da vila que cria nossos filhotes-juízes [tradução livre]

Tomás Paim reconheceu Caue Hattori por, além de ter a serenidade para assumir os próprios erros, ir além e explicar os caminhos corretos aos afetados, ainda que em outro dia.

Chineis, durante a final do CLM10 eu atendi uma mesa que, não satisfeita com a minha decisão, pediu que eu chamasse o juiz mor do torneio, que era você, para apelar a minha decisão, e a sua ruling foi contrária à minha. Depois conversamos e concluímos que você deveria ter mantido o que eu falei para os jogadores. No dia seguinte, você procurou os jogadores para explicar para os jogadores que você havia errado e qual era o procedimento correto. Eu sei como é difícil admitir um erro, e acho que sua ação deve servir de exemplo para que outros juízes tenham o mesmo tipo de atitude quando se depararem com uma situação como essa.

Andre Tepedino reconheceu Camila Paneghine pela disposição em traduzir conteúdos densos para tratar de temas espinhosos.

Eu sinto que, quando estamos falando de assuntos como machismo, algo simples como traduzir o texto de outra pessoa nunca será simples: as pessoas te tratam como se tu foste a autora e, obviamente, respondem a ti como autora. Eu duvido muito que tu não tivesse ideia de que isso aconteceria, mas não te impediu de traduzir o texto da Thea Miller “Death by a Thousand Paper Cuts” ( https://blogs.magicjudges.org/brasil/2018/02/11/morte-por-mil-cortes-de-papel/ ), nem as respostas negativas te impediram de te defender o que é certo. Eu li e admirei muito as respostas. Obrigado por fazer isso para nós, tanto a tradução quanto “colocar a cara à tapa”. Tenha a certeza que, depois disso tudo, eu aprendi algo que vou usar, a tua atitude como exemplo.

Clique aqui para ver todos os reconhecimentos feitos para brasileiros na wave 12. Na data de publicação deste artigo, resta pouco mais de uma semana para o prazo de nomeação da wave 13 encerrar. Vou aproveitar esse espaço para lembrar a todos que tenham presenciado ou escutado sobre condutas que sirvam de exemplo a cada um de nós que não se esqueçam de escrever seus reconhecimentos. Vale o mesmo aviso que da vez passada, reconhecimentos “terceirizados” (em nome de outra pessoa) não são mais válidos, mas ainda é possível reconhecer por ações que não presenciadas em primeira mão, desde que o reconhecimento seja próprio. Até a próxima wave!

Posts Anteriores
Destaques Wave#11
Destaques Wave#10
Destaques Wave#9
Destaques Wave#8
Destaques Wave#7

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

You will not be added to any email lists and we will not distribute your personal information.