O Primeiro Grande Evento: da Cover Letter ao review

Lu Cordeiro
Nível 2 – São Paulo, SP

Lu Cordeiro
Nível 2 – São Paulo, SP

Naiyan Lima
Nível 2 – Natal, RN

Naiyan Lima
Nível 2 – Natal, RN

Este é um material de apoio para a palestra realizada na Conferência Brasileira de Juízes realizada no dia 16 de fevereiro de 2020 na Domain Games, SP. Nosso objetivo é fazer um apanhado sobre o primeiro evento grande de um juiz, sem exaurir o tema porém apresentando tópicos importantes e úteis que podem ser aprofundados com este material e através de outras fontes.

 

Descobrindo eventos e analisando possibilidades

Pra poder pensar em ir a um evento, primeiro é necessário saber quais eventos acontecerão, claro. A gente vê isso na Judge Academy, na área de eventos (link aqui embaixo).

OK, identificamos um evento que parece legal. Agora, como chegar lá? Alguns estão mais próximos e podem ir dirigindo, ou de ônibus, mas a maioria costuma ir de avião, e se você procurar com calma pode encontrar soluções surpreendentemente acessíveis.

Há vários serviços de busca de passagens aéreas (Google Flights, Voopter, Kayak, Decolar…) e eles oferecem vários benefícios, como a possibilidade de colocar alertas de preço, pesquisar em várias empresas, alguns incluem emissão por milhas, e por aí vai. Importante lembrar que, via de regra, é mais barato comprar a passagem na página da própria empresa aérea, mas é possível encontrar exceções.

Sobre onde ficar no evento, é importante lembrar que nessas horas um bom networking ajuda bastante. Tanto pra conseguir um sofá na casa de um amigo quanto pra encontrar pessoas pra dividir quarto. Pra quem viaja pouco, usar qualquer combinação de Trivago, Decolar, Airbnb e o que o valha pra economizar funciona bem. Tanto para viagens quanto para hospedagens, a partir do momento que isso se torna frequente, passa a valer a pena considerar participar de algum programa de fidelidade, situação na qual você vai preferir se ater a uma empresa aérea e/ou rede de hotéis.

Agora já temos uma ideia sobre a viabilidade desse evento, vamos pro próximo passo: aplicar pro evento!

 

Links Úteis:

https://judgeacademy.com/events/

https://voopter.com.br/

http://flights.google.com/

https://www.decolar.com/

https://airbnb.com/

https://www.booking.com/

www.trivago.com.br

 

Cover Letter e Seleção

Primeiro ponto importante: na JA já estão alguns dados pessoais como nome e nível. Você não precisa discutir esses assuntos a não ser que algo fuja do esperado (seu nível não está correto, por alguma razão, ou se você trocou de nome ou localização..).

Segundo ponto importante: o Judge Manager do evento vai ler dezenas de aplicações, então seja sucinto! Você não precisa escrever tudo em duas frases, mas preste atenção para não incluir informações que nada tenham a ver com o evento ou repetí-las em várias seções do seu texto. 

Mas então, o que você deve escrever? Os principais pontos a mencionar são: quais são as suas qualidades, o que você tem a acrescentar ao evento e por que você deve ser escolhido. Sua experiência conta bastante aqui, então se você costuma apitar ou jogar o formato do evento na sua loja local ou já participou em algum torneio competitivo, conte na sua carta! Também é legal falar caso você participe de projetos ou seja atuante de alguma forma específica na sua comunidade. Mas antes de enviar, volte ao segundo ponto: nada de elencar todos os Friday Night que você apitou desde 2011 ou discorrer sobre como você é bom em ensinar Magic para crianças caso esteja aplicando para um Players Tour.

Por fim, diga o que você deseja, espera ou precisa do evento. Nem sempre é óbvio para você mesmo quais são seus objetivos, então pare para pensar sobre isso um pouco e focar em como você planeja evoluir com esse torneio. Você pode querer aprender sobre um time ou sobre a logística geral de um torneio de maior porte, você pode querer muito trabalhar com certo formato ou praticar habilidades específicas… Caso tenha alguma necessidade especial (como horários ou restrições físicas, por exemplo), informe ao seu JM para que ele tenha isso em mente ao montar a equipe. Importante: CERTIFIQUE-SE DE QUE SUA CL FOI ENVIADA!

É bom dizer que você não será selecionado exclusivamente por sua carta: seu histórico e competências serão lembrados pelo JM. Assim, se você faz um bom trabalho em sua loja, divulgue entre seus pares. Se tem dúvidas ou contribuições, discuta isso com os colegas. Da mesma forma, pisar na bola repetidas vezes, não se preparar para torneios ou ter atitudes pouco profissionais prejudicará suas chances de ser selecionado, então procure dar sempre seu melhor e estar atento à repercussão de seus atos.

 

Links úteis:

https://blogs.magicjudges.org/articles/2014/09/03/writing-effective-cover-letters/

https://blogs.magicjudges.org/howto/files/2018/09/How-To-Write-a-Cover-Letter.pdf

https://blogs.magicjudges.org/articles/2016/03/14/grand-prix-judge-selection/

Quem é quem?

A gente fala de tantas posições diferentes num evento, e alguns de vocês devem se perguntar: quem é quem no jogo do bicho? Vamos explicar!

O juiz-mor é – spoiler alert – o juiz principal do torneio e autoridade máxima sobre as regras do jogo. Estará usando vermelho se o evento for um GP, é quem coordena os team leads e a pessoa que a gente procura quando uma call tem appeal ou gera uma investigação.

Os team leads são responsáveis por alguma parcela específica do evento, sejam os side events, os deck checks, etc. Normalmente comanda uma equipe e é responsável por dividir as funções dentro da equipe, pelo cronograma de breaks e cuidar do bem-estar dos juízes de salão. TLs também costumam estar mais próximos da sua equipe, então você deve procurá-lo quando precisar de algo (como um break extra, por exemplo), antecipar necessidades do evento ou tirar dúvidas – mas pode ser também para discutir uma call interessante.

O juiz de salão está, como o nome sugere, no salão atendendo as calls, lançando um side event, um draft sob demanda, fazendo um deck check, etc. Esse provavelmente será você. É importante que o juiz de salão esteja a par dos componentes da sua e de outras equipe para saber quem procurar quando for necessário.

Com tanto torneio rolando, é dos scorekeepers a responsabilidade de registrar tudo no software e fazer o controle das rodadas e pareamentos. Scorekeepers também lidam com problemas de registro de jogadores, por exemplo, mesas fixas, repareamento e tretas variadas. E já que eles têm fácil acesso a computador e impressora, também costumam ser quem você procura para imprimir avisos ou outros ‘papéis’ que sejam necessários. Seja gentil com seu scorekeeper e informe de maneira clara seu problema ou necessidade – acredite, milagres acontecerão. 😉

Há também a posição de staff administrativo. Essas pessoas estão, por exemplo, fazendo as inscrições, preparando materiais de torneio, fazendo anúncios, cuidando da prize wall e fazendo a logística do evento dar certo.

 

Times

Ao inscrever para um evento ou ler seu schedule, você pode se deparar com algo sobre time de Papers ou Decks.. mas o que são esses times, afinal?

Em torneios na sua loja local, uma mesma pessoa é responsável por quase tudo: organizar as mesas, postar a rodada, tirar dúvidas dos jogadores.. Em eventos maiores, há mais tarefas a serem executadas e por isso a equipe é dividida em times.

O time de Decks é responsável pela checagem de decks e listas em torneios competitivos. O líder desse time irá instruir os demais juízes sobre como as listas de deck serão recolhidas e organizadas, quantas checagens são feitas por rodada e quais serão as mesas/jogadores escolhidos. Trabalhando no time de decks você aprenderá bastante sobre como conferir estado de cartas e shields, mas também sobre como ouvir as demandas dos demais times, planejamento e backup. Você também passará menos tempo no floor.

O time de Papers lida com.. bem, os papéis do evento. Estes são os pareamentos, as slips e, quando necessário, avisos. O líder de Papers decidirá onde os pareamentos serão postados (inclusive online!) e garantirá que as slips sejam distribuídas no tempo correto, delegando tarefas específicas a seu time. No time de papers você aprenderá sobre timings e procedimento, pois atrasos desse time repercutem no torneio inteiro. Depois de distribuir as slips o time de Papéis trabalha na cobertura do salão.

Agora, eventos de médio e grande porte têm vários torneios rolando ao mesmo tempo. Usualmente, um ou dois deles são ditos Eventos Principais (e.g. Grand Prix e finais de circuitos) e outros são Eventos Paralelos – Side Events. Estes últimos podem ser eventos marcados (scheduled side events) como um “Pauper Double-Up das 16h“ ou eventos sob demanda (on demand events). Eventos paralelos usualmente são menores (mas a soma de todos eles pode ser bem grande!) e em NAR Regular. Os juízes desse time costumam realizar todas as funções necessárias para os torneios, assim como em torneios de loja. Trabalhando em Eventos Paralelos, você terá que prestar atenção em várias coisas ao mesmo tempo, pois provavelmente vários torneios estarão ocorrendo num mesmo ambiente. Assim, você terá contato com diversos formatos e públicos.

 

Schedule e Documentos

O evento em que você trabalhará pode ser composto de vários torneios ou de apenas um ou dois. Em todo caso, você receberá uma planilha ou e-mail com a divisão de times e formatos. Inteire-se sobre quem serão os líderes e demais pessoas do seu torneio, você precisará delas. Qual a estrutura do seu torneio, 3 rodadas fixas? 6 rodadas com corte para o Top 8? Quem premia? Tem que entregar decklist? Os jogadores perguntarão sobre isso. Essas últimas informações geralmente estão disponíveis no site do evento e podem ser alteradas de última hora.

Certifique-se de estar realmente preparado para o formato com o qual trabalhará: saiba como descobrir se uma carta é válida em pauper, esteja atento às listas de banidas do Pioneer e T2, leia as notas de lançamento da coleção que saiu uma semana antes do seu evento. Você também pode estudar o metagame do formato, assim saberá quais matches devem demorar, quais as principais cartas e dúvidas relativas a elas, o que esperar das decklists…

Revisar as regras também é essencial e não só para o bom andamento do evento mas para sua evolução pessoal. Ao estudar uma expansão nova ou metagame, preste atenção a mecânicas e interações e as busque nas CR. Estude o JAR e o IPG – sim, os dois, pois sua função pode mudar no meio do evento para cobrir demandas inesperadas. Importante: perto do lançamento de uma coleção, regra do Magic podem mudar! Então certifique-se de ler os canais apropriados para estar sempre atualizado.

 

Links Úteis:

Documentos – https://judgeacademy.com/policy-documents/

Exemplo de Notas de Lançamento: https://magic.wizards.com/en/articles/ archive/feature/theros-beyond-death-release-notes-2020-01-10

Exemplo de Anúncio de Banidas de Restritas: https://magic.wizards.com/ en/articles/archive/news/january-13-2020-banned-and-restricted-announcement

Blog com mudanças de política e comentários: https://blogs.magicjudges. org/telliott/

Blog dos juízes do Brasil: https://blogs.magicjudges.org/brasil/


Seu dia em um evento

Suas preparações para um dia de evento começam na noite anterior: certifique-se de dormir bem, separar uniforme, cadernos, canetas, carregar o celular, planejar seu transporte até a venue (com tempo de folga!) e… já falamos dormir bem? Essa é a parte mais importante pois lembre-se: você não só tem que estar em pé por um turno de 10 horas, você tem que estar em pé sendo ágil, simpático e atento. E zumbis não são exatamente conhecidos por essas características, não é mesmo? Além disso, escolha roupas e sapatos confortáveis e práticos, isso é fundamental!

Ao chegar ao evento, reporte a seu líder de time (que você, como pessoa precavida, certamente terá visto uma foto no Apps/JA) e procure conhecer e identificar as demais pessoas do evento, especialmente as que não trabalharão diretamente com você (scorekeepers, organizadores etc.). No início do turno, seu líder reunirá o time para uma reunião de briefing, onde contará sobre o que esperar daquele torneio em particular, pontos específicos a que prestar atenção, instruções de última hora e, é claro, apresentações. Preste atenção aos detalhes, anote tudo, pergunte se tiver dúvidas.

Durante o evento, não esqueça de beber bastante água (500ml a cada duas rodadas é uma meta razoável), cuidar dos colegas e sentar quando puder – acredite, seus pés agradecerão cada minuto de descanso ao final do dia. Caso não se sinta tão bem, converse com seu líder de time e, sério, não tente ser ‘corajoso’ caso esteja passando mal, o evento não tem nada a ganhar com um juiz no floor que não consiga dar seu melhor.

 

Anatomia de uma rodada

Como dissemos, o time de papers é responsável pela postagem dos pairings de cada rodada, o que significa que a rodada não começa sem ele. Assim, alguém do time de papers deve estar a postos ao lado da impressora quando os últimos resultados da rodada anterior chegarem ao scorekeeper, para que os pareamentos sejam fixados o mais rápido possível. Uma cópia da rodada é entregue ao time de decks, que precisa decidir seus alvos para checagem e separar essas listas.

Enquanto os jogadores se sentam, o time de papers corta e distribui as slips (ou as delega) e o time de decks se prepara para recolher os decks que precisar. Os juízes que estão cobrindo o floor devem ficar atentos às marcas de atraso: o primeiro de até 1 minuto é apenas um warning; entre 1 e 10 minutos, o jogador recebe um Game Loss por atraso e a mesa precisa de uma extensão de tempo. O que geralmente não te contam é que você terá que falar aproximadamente 7,3 vezes por rodada que ‘tudo bem, entendi que seu oponente não chegou. caso ele chegue nos próximos 10 minutos, chame um juiz, okay?’

Aos 10 minutos de partida, 10 mãos levantarão à tua esquerda e 20 à tua direita mas tu não terá que atender todas, porque não estás sozinho no floor (idealmente). Peça para os jogadores assinarem 2-0 na slip (é bom que eles assinem para evitar que você troque o resultado), recolha todas essas, marque os No-Shows e entregue ao SK (ou à boa alma que se oferecer para levá-los ao stage). 

Pronto, agora você tem aproximadamente 25 minutos de calmaria (ou não..). Sorria, recolha lixo, empurre cadeiras, assista partidas, não entre em pânico com HCEs..

Faltando aproximadamente 10 minutos para o final da rodada, um ser supremo com uma prancheta surgirá no local profetizado ao início do torneio (geralmente na borda da área de jogo). Essa pessoa é responsável pelo End of Round (EOR) e provavelmente te pedirá para ir até alguma mesa ainda jogando, principalmente se houver tempo adicional para ela. Ou já vai estar tudo coberto e ela vai te mandar tomar água e sentar um pouco. É importante que você se reporte ao líder de EOR, pois essa pessoa precisa de toda informação do salão para fazer bem seu trabalho.

 

Reviews e Reports

Provavelmente, durante o briefing, seu TL pediu que você e seus colegas fizessem uma review. Mas o que é uma review?

Uma review é um comentário estruturado, geralmente atrelado a um torneio, sobre a atuação de um juiz. Quem foi certificado antes da Judge Academy recebeu uma review falando sobre seus pontos fortes e fracos como vistos na entrevista de mudança de nível. Já num evento, você falará sobre o que viu e ouviu sobre um outro juiz, o que achou bacana e o que pode melhorar.

O que pode não ser óbvio aqui é que reviews não são sobre agradar ou fazer amizades (para isso existe o DG ^^), mas sim sobre ajudar alguém a evoluir. A função de juiz tem aspectos numerosos e diversos e, ao apontar algo a melhorar, você permite que essa pessoa foque em algo que poderia ter passado despercebido até então. Indicar pontos fracos não é uma ofensa, é um presente. Da mesma forma, ao receber uma review, leia os pontos negativos apontados com a mente aberta e procure pensar como você pode aprimorá-los. Caso não concorde com a visão daquele juiz, converse com ele e reflita sobre o que pode tê-lo levado a ver você daquela forma. Assim você se torna um juiz melhor. No Apps, as reviews não são públicas, então você pode se sentir seguro para escrever com sinceridade. Apenas você, o recipiente e pessoas com quem a review foi compartilhada podem lê-la.

Daí você pergunta: e como se faz uma review, afinal? No Judge Apps, o menu esquerdo possui a opção ‘Escrever uma Review’ dentro do item ‘Reviews’. (O sistema de Reviews da Judge Academy ainda não está totalmente implementado, por isso falamos apenas do Apps.) Os títulos pré-definidos já dão algumas dicas do que abordar. Nos esforçamos para que, ao elogiar algo, fique clara a importância daquela característica ou atitude e que, ao tecer uma crítica, possamos sugerir soluções para aquilo. Isso dá ao juiz que recebe nosso texto ferramentas efetivas e concretas para se desenvolver, que é o principal objetivo da coisa toda.

Outra forma de falar sobre a experiência em um torneio é através de reports. Alguns jogadores fazem reports de torneios para contar sobre como seu deck se comportou nas matches, como foi a estrutura do evento, etc. No caso de juízes, estamos interessados em relatar acontecimentos interessantes ou levantar questões, de modo que os colegas possam se beneficiar da nossa experiência. Em reports, contamos sobre os problemas logísticos enfrentados, calls interessantes, dúvidas que surgiram (que podem ou não terem sido respondidas no evento), situações não-usuais ou mesmo desafios pessoais. No início do texto, inserimos dados como número de jogadores, formatos e REL. O objetivo desses dados é apenas situar o leitor: não transforme seu report em um relatório técnico com hora de início e fim de cada rodada e número de calls em cada uma.

Para escrever um report, usamos os fórums (do Apps ou da JA). Usualmente, postamos reports em português no fórum regional do Brasil e reports em inglês na seção de reports do fórum (Tournament & Conference Reports), mas isso não é uma regra. Depois de publicado, pode divulgá-lo no DG para que outros juízes fiquem sabendo e também pode pedir ajuda com as questões levantadas no seu texto.

 

Links Úteis:

https://magic.wizards.com/en/articles/archive/reviews-work-2005-11-16

https://apps.magicjudges.org/reviews/

https://apps.magicjudges.org/forum/topic/36504/

https://apps.magicjudges.org/forum/

https://judgeacademy.com/forums/

 

Ufa! Agooora sim seu evento acabou. Pode descansar. 🙂

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

You will not be added to any email lists and we will not distribute your personal information.