Cards Marcados

Alerta! Alerta! Perigo de insanidade mental adiante. Proceda com cautela.

Não quero deixar nenhum juiz paranóico, mas vou falar a frase polêmica: todo card está marcado de alguma forma. Isso quer dizer que Magic só deve ser jogado em sua forma digital? De forma alguma, paper Magic é a melhor forma de Magic e eu não quero que ele acabe. O que quero é explicar um pouco da filosofia por trás da infração de “Cards Marcados”, falar sobre eles, sobre potenciais trapaças e como lidar com as situações mais comuns.

Um card está marcado quando você consegue distingui-lo de outros cards apenas olhando para a face traseira. Um card ou sleeve pode estar marcado de várias formas diferentes, como: desgaste, sujeira, dobras, curvatura, transparência, ou até mesmo marcações intencionais. 

 

Identificando marcas

A forma mais comum de se identificar cards marcados é através de Deck Checks, mas essa não é a única. Pode-se notá-los enquanto alguém joga e, além disso, você pode receber uma informação (provavelmente vinda de um jogador ou espectador) de que um jogador está jogando com cards marcados.

Durante o Deck Check, você terá acesso ao deck do jogador e ao sideboard. Nesse momento, além de conferir se o jogador está jogando com o deck que ele registrou, você também pode procurar por marcas em todos os cards. Se os cards do sideboard estiverem marcados e esse for o primeiro jogo da partida, o jogador não cometeu uma infração ainda. Só ocorre infração quando o jogador joga com estes cards. Se estivermos no primeiro jogo da partida e você não tem motivos para suspeitar de trapaça, basta avisar para o jogador que os cards do sideboard estão marcados e que ele deve arrumar uma forma de jogar com eles sem as marcas (provavelmente trocando os sleeves com as cartas do main deck que ele for sidear).

Se os cards do sideboard estiverem marcados e o jogador estiver jogando com elas (possivelmente no segundo ou terceiro jogos), temos uma infração de Cards Marcados. Se apenas os cards do sideboard estiverem marcados, a penalidade deve ser aumentada para uma perda de jogo, por existir um padrão na marcação.

Você também pode identificar cartas marcadas enquanto assiste a um jogo e por acaso vê uma Coisa no Gelo no topo do deck do jogador. Neste caso, é recomendável tomar ação imediata. Peça aos jogadores que parem de jogar e lide com a situação. Outra coisa que você pode notar assistindo uma partida é se os sleeves estão sujos ou desgastados Se isso acontecer, você pode deixar os jogadores terminarem aquela partida para então lidar com a situação como Cards Marcados.

Se um espectador vier a você com a suspeita de que as cartas de um jogador estão marcadas, você deve investigar. 

 

Decidindo a linha

Como já foi dito, se você olhar perto o suficiente, você verá que todas os cards de um deck estão marcados. Uma pessoa com boa memória e boa vista poderia, teoricamente, memorizar carta a carta as suas marcas e saber quais são as cartas só de olhar pela face de trás das cartas.

Se agirmos a ferro e fogo, vamos ter que impedir todos os jogadores de jogar o torneio. Ou teríamos que pedir aos jogadores que jogassem cada rodada com sleeves novos. Isso, contudo, não parece razoável – precisamos encontrar uma linha onde dizemos “isso está ok” e “isso não está ok”.

Qual é a linha? Sejamos razoáveis aqui também. Pense, se você estivesse jogando com esse deck, você conseguiria notar facilmente as marcas dele ou você precisaria pegar os cards na mão, olhar uma por uma com uma lupa para diferenciá-los? Pense também na outra pessoa (oponente) que está jogando, ela consegue ver as marcas de seu deck? Se as marcas são muito tênues, então provavelmente não temos um problema. Se as marcas são visíveis de você olhar para o topo do deck, então Houston, nós temos um problema.

Uma outra coisa que é importante falar é que se todas as cartas tiverem a mesma marca, então nenhuma delas está marcada. Por exemplo, se todas os cards estiverem curvadas por serem foils ou por causa de embaralhamento, então você não consegue diferenciar nenhum card dos demais, nesse caso, elas não estão marcadas. Pelo menos não estão marcadas no conceito que estamos preocupados.

Agora, não importa se a marcação é pequena ou gigante, se você suspeita que um jogador saiba que suas cartas estão marcadas e ele está usando isso para ganhar vantagem no torneio, investigue a situação!

 

Marcações por desgaste

Esse tipo de marcação é o mais comum. Com o uso, os sleeves dobram, ondulam, sujam, marcam e até mesmo estouram. Geralmente você vai descobrir isso durante um Deck Check – os sleeves vão estar com aquelas dobras nos cantos. Vale ficar atento que, quanto mais o uso, maiores são as marcações. Então os cards do sideboard do jogador podem estar mais novos, por exemplo. Uma situação ainda pior, imagine que um jogador tenha vários decks Modern e ele tenha a mesma cor de sleeve em todos os decks. É razoável que seus Ancient Stirrings, Lightning Bolts e Faithless Looting estejam mais desgastadas que o resto porque são usadas com mais frequência.

Novamente, vale lembrar que é natural que os sleeves se tornem desgastados conforme o tempo e é razoável que os sleeves tenham algumas pequenas marcas sem considerarmos isso uma infração. Além disso, se todos os sleeves estiverem marcados da mesma forma, então as cartas são indistinguíveis se você olhar apenas a face de trás. Se as cartas são indistinguíveis pela face de trás, nós não temos a infração de Cards Marcados. 

 

Cartas dupla face com Sleeves com transparência

Esse artigo está sendo escrito em 2019 e me dói muito que este ainda seja um problema. Vou aproveitar que eu tenho a sua atenção, leitor, e vou reclamar: sleeves deveriam vir com uma advertência de transparência. Além disso, a WoTC poderia imprimir em suas cartas de propaganda sobre a política de torneio de cartas dupla face. Os jogadores não vão se safar da minha reclamação, eles deveriam checar seus decks antes de começar o torneio para ver se não existe nenhum card dupla face (DFC) que dê para ver através da sleeve. E nós, os juízes, podemos lembrar aos jogadores no começo de nossos torneios que isso pode ser um problema e eles devem checar seus sleeves. Pronto, reclamei. Já posso encerrar esse artigo agora?

A grande maioria dos sleeves tem um grau de transparência (sim, até mesmo sleeves pretos). Para algumas cores (como o preto), isso não é um problema, porque a transparência é muito pequena. No entanto, para cores mais claras, e algumas marcas de sleeves, você consegue ver que os DFC possuem uma coloração um pouco diferente do verso da carta de Magic. Por possuir essa coloração diferente, é possível ver a carta do topo e dizer se é ou não é um DFC.

Pela natureza do problema, essa é uma situação que requer um aumento para perda de jogo, já que existe um padrão na marcação. Ora veja, existe uma marcação, porque você consegue diferenciar as DFC de outras cartas, e existe um padrão porque você consegue dizer que ela é uma DFC (geralmente Thing in the Ice).

A foto abaixo mostra a comparação entre duas cartas: uma delas é um eletrolyze colocado do avesso e a outra é um eletrolyze colocado no sentido normal. Note o esbranquiçado no sleeve na parte aonde fica o texto do card.

É importante que o problema seja tratado assim quando for descoberto. Muitas pessoas pensam “ah, eu consegui ver Thing in the Ice no topo, vou falar para o time de Deck Checks”, isso não é necessário. A não ser que você suspeite de trapaça, lide com o problema na hora. Se os jogadores estiverem jogando e um (ou ambos) estiverem jogando com DFCs e você consegue distinguir as DFCs do resto do deck, pare o jogo, explique para o jogador o problema, aplique uma perda de jogo, corrija o problema e deixe que continuem a partida.

Sobre proxies, é tentador querer emitir uma proxy nesse cenário, mas oficialmente isso não é permitido. Embora o Juiz Mor seja o árbitro final do torneio e ele possa tomar decisões que se desviem dos documentos, o MTR deixa claro que proxies só devem ser emitidas caso o produto aberto esteja danificado (no caso de torneios limitados) ou no caso em que uma carta se danificou ao longo do torneio (foi roubada, molhada, rasgada, comida por um cachorro, pegou fogo).

 

Marcações com Padrão

É importante notar quando existe um padrão nos cards marcados. Caso haja um padrão, a penalidade deve ser aumentada para uma perda de jogo. Isso quer dizer que a pessoa que está trapaceando com todos os terrenos marcados deve receber uma perda de jogo? NÃO! Meu jovem, se você acredita que o jogador está trapaceando, considere investigar por trapaça. Essa infração (Marcação com Padrão) vale apenas se você acredita que um jogador cometeu essa infração sem intenção. 

Por que devemos punir os jogadores com perdas de jogo? Porque lá no fundo, os jogadores sabem que eles merecem ser punidos. Primeiro por causa do potencial de abuso, um jogador tem muita vantagem sabendo quais cartas ele vai comprar em sequência, principalmente quando existem fetchlands ou outros efeitos que embaralham o deck no formato, assim se ele souber o topo e não gostar do topo, ele pode embaralhar. Segundo para incentivar os jogadores a ficarem atentos – as lições mais dolorosas são as lições que perduram por toda a vida. Terceiro porque, uma vez que o jogador já ganhou vantagem com isso, não há como corrigir o jogo para mitigar a vantagem ganha. 

Como saber que temos um padrão? Nós temos o caso de cards DFC, mas existem muitos outros. Imagine um jogador que usa os mesmos terrenos básicos para todo torneio limitado e para as cartas que ele abre no torneio ele usa sleeves novos da mesma cor e marca.m algum momento, os sleeves dos terrenos básicos vão estar tão desgastados que vai ser fácil ver que estão marcados, e que toda carta com sleeve desgastado é um terreno básico. Pense o seguinte, se você vir a face de trás de um card e conseguir fazer alguma afirmação sobre a parte da frente da carta, então existe um padrão. Por exemplo, todos os cards do sideboard estão mais novos, ou todas os cards vermelhos estão com marcas de sujeira.

 

Cards Foil e Perfect Fit

Não, cards foil não são condição suficiente para tratar como cartas marcadas. O que acontece normalmente com as foils é que elas se curvam e se entortam. Isso acaba fazendo com que sejam fáceis pontos de corte de um deck, ou é de fácil percepção a curvatura do card olhando apenas o topo do deck. Um outro problema do card foil é sua espessura. Cards foil ou com perfect fit são mais grossos que o normal e com isso pode-se diferenciar esses cards baseado no toque.

Na foto abaixo, eu coloquei seis cards com Perfect Fit e deixei os outros sem, embaralhei e tirei uma foto. Um dos cards é perceptível de maneira óbvia – o terceiro card do topo se destaca. Outro card mais espesso está um pouco mais abaixo e é perceptível uma abertura maior do sleeve. Isso é importante para mostrar que as marcações não estão sempre na parte de trás do card, às vezes elas podem ser marcações táteis ou marcações que se consegue ver na lateral.

 

Tratando a infração

Descobrimos que temos uma infração de Cards Marcados, agora martelamos a penalidade na cabeça do jogador e vamos embora, certo? Eu gostaria que fosse simples e rápido, mas temos que fazer isso com tato. Eu quero distinguir algumas situações diferentes; quando poucos sleeves estão marcados, quando muitos (ou todos) estão marcados de maneiras diferentes, quando temos um aumento da penalidade para perda de jogo.

O cenário em que poucos sleeves estão marcados é o mais fácil de lidar. Primeiro mostre ao jogador os sleeves marcados, deixe ele ver o problema, deixe ele entender o porquê de você estar falando com ele sobre os sleeves. Depois disso, peça para o jogador trocar os sleeves por cards do sideboard ou por sleeves reserva que ele possa ter. Isso deve demorar não mais que cinco minutos.

O cenário em que muitos sleeves estão marcados provavelmente significa que o jogador terá que trocar todos os seus sleeves por sleeves novos e fazer isso leva muito tempo. Imagine que o jogador vai precisar correr atrás de comprar sleeves novos, tirar os sleeves do deck e colocar os sleeves novos no deck (isso assumindo que o jogador não está jogando com perfect fits). Como isso tudo pode levar mais de 10 minutos, é razoável explicar o problema para o jogador e pedir para que ele troque os sleeves antes de começar a próxima rodada. Sim, isso significa que o jogador vai terminar de jogar aquela rodada com os sleeves marcados. Faça isso apenas se não existir um padrão na marcação e apenas se for razoável. Pense consigo mesmo, o jogador vai conseguir tirar vantagem dessa informação durante essa rodada? Se a resposta for sim, então troque os sleeves imediatamente. Se a resposta for não, considere a tática de pedir para o jogador trocar entre rodadas.

O cenário mais complicado é aplicar a perda de jogo quando existe um padrão. Uma perda de jogo é uma penalidade severa e os jogadores tentam se defender dela, ou veem isso como um ataque pessoal a eles. Por causa disso, é importante saber lidar bem com a situação. A melhor abordagem é começar mostrando para o jogador o problema. Deixe ele concordar com você, a partir do momento que ele concorda com você, vai ser mais fácil explicar o resto. Alguns jogadores vão tentar dizer que não conseguem ver as marcas, ou que não conseguem ver a diferença em coloração entre DFC e cartas não DFC, tenha paciência e tente mostrar o problema. Se a pessoa tiver visão seletiva (como muitas pessoas têm, de ver apenas o que elas querem ver), você pode tentar mostrar que uma terceira pessoa consegue ver a marcação. Se não, você pode falar que você consegue distinguir e tentar fazer uma demonstração na frente dela. Outros jogadores vão dizer que não estão trapaceando, minha resposta geralmente é “excelente, e eu fico feliz de te falar que eu também acho que você não está trapaceando. A penalidade para trapaça é uma desclassificação, e não uma perda de jogo. Se eu achasse que você estivesse trapaceando, você estaria escrevendo uma cartinha para a Wizards”.

No caso do jogador receber uma perda de jogo, dê a ele algum tempo para corrigir o problema, seja comprando sleeves novos e trocando-os ou encontrando o card que representa DFC. Ajude o jogador a resolver o problema – , por exemplo, você pode tirar os sleeves enquanto ele vai comprar sleeves novos. 

 

Investigando

Em vários momentos ao longo deste artigo eu comentei que se você suspeita de trapaça, deve investigar. Trapaça ocorre quando um jogador comete uma infração, está ciente de estar cometendo a infração e faz isso com o intuito de ganhar uma vantagem. No caso específico de cards marcados, a vantagem consiste em manipular o deck ou de saber quais cards você vai comprar.

Uma pessoa que sabe os cards só de olhar para o topo do deck vai tentar usar esse conhecimento para ganhar vantagem no jogo. Para notar isso acontecendo, você deve prestar atenção em como a pessoa joga. Essas trapaças são difíceis de encontrar, mas alguns sinais são: marcas muito sutis nos sleeves (já que marcas muito grotescas seriam facilmente detectadas pelos juízes), jogadas que não seguem um padrão, olhar constantemente para o topo do deck, estourar fetchlands em momentos não comuns. 

Teve um caso interessante que eu notei em que o jogador estava com sleeves rosa, que tinham alguma transparência, e alguns cards estavam marcadas com Sharpie na parte de trás. Se você olhasse, dava para ver o ponto branco do pentagrama de Magic em algumas cartas, mas não dava para ver o ponto branco em outras cartas. O deck tinha fetchlands e o jogador olhava constantemente para o topo do deck.

Pergunte ao jogador sobre as cartas marcadas, talvez ele tenha uma história que faça sentido, talvez não.

 

Conclusão

Eu quero enfatizar que Cards Marcados não é uma infração exclusiva para o time de Deck Checks. Também quero frisar que não é necessário que isso seja descoberto durante o deck check para que haja uma infração. A infração ocorre quando o jogador está jogando com cartas marcadas. No momento em que essa infração é descoberta, ela deve ser tratada.

Por conta disso, assista jogos de Magic com atenção. Lembre-se, se você suspeita que um jogador esteja trapaceando, investigue, sempre. Caso você conclua que não está lidando com trapaça, use seu bom senso, você acha que as marcações são notáveis enquanto se joga Magic? Se esse for o caso, nós estamos no território da infração de Cards Marcados. Lide com ela 🙂

 

PS: Obrigado ao Jimmy Luz pela revisão e edição do artigo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

You will not be added to any email lists and we will not distribute your personal information.