Não Brinque com o Oculto

Nota: artigo escrito em Fevereiro de 2016. Fique ligado! Os documentos de Magic estão em constante atualização.

Escrito Por: Filipe Anastassopoulos e Antonio Zanutto

Qualquer jogador sabia que não adiantava chorar o pelo leite derramado em um torneio competitivo ou profissional: Se comprou um Card Extra, era Perda de Jogo na certa! Mas, ano passado, precisamente no Pro Tour de Dragons of Tarkir (Abril, 2015), Patrick Chapin estava com o jogo quase ganho quando ativou a segunda habilidade de seu Ajani, Mentor dos Heróis e esqueceu de revelar o Tasigur, a Presa de Ouro. Pois é meu amigo, DURA LEX, SED LEX: Patrick Chapin cometeu uma Violação de Regra de Jogo com a penalidade aumentada para Perda de Jogo por se tratar de um Card cuja identidade não foi verificada pelo oponente.

12660313_1109166509101726_1684086369_n

Essa situação abriu muita discussão sobre a penalidade de tal infração. De que a penalidade era muito dura, de que não era coerente com outras penalidades, de que havia maneiras de corrigir o problema. E essa é a beleza do programa de Juizes, nós vemos situações, nós debatemos e nós melhoramos. Depois de algum tempo, esse problema foi incorporado na infração de Compra de Card Extra e a sua penalidade foi mudada para uma Advertência com uma Solução um tanto quanto engenhosa. O jogador que cometeu tal infração revelaria a mão e o oponente escolheria cards igual ao excesso para serem removidos.

 

Aparentemente tudo tranquilo, porém algo não batia: Imagine que o jogador conjure Revirar o Tempo e olhe oito cards do topo do grimório ao invés de sete. Nessa ocasião, mesmo que o jogador ‘olhe’ um card extra que não pode ser distinto do conjunto dos outros cards, segundo a justificativa da infração, ainda há um potencial de abuso já que as opções para seleção agora aumentaram. Dessa maneira se aplica a mesma correção a esse conjunto de cards removendo a excedente. Perceba que a justificativa está correta, mas não se encaixa no título da infração, pois ‘olhar’ não é ‘comprar’, e poderia se sobrepor a outra infração (Olhar Cards Extra). Poderiam voltar com a antiga Falha em Revelar (Failure to Reveal)? Não, pois não se revela uma compra. Quanta confusão!

12666377_1108823712469339_1082259934_n

Em meados de Janeiro, nos foi apresentada a nova infração que incorporou Comprar Cards Extra, Compra Indevida no Início de Jogo (Improper Draw at Start of Game) e, a já morta, Falha em Revelar. Eis a “mais nova novidade” do momento: Erro de Card Oculto (Hidden Card Error). Grosso modo, uma falha que não pode ser corrigida somente com informação pública, ou seja, cards de uma zona privada (como as do grimório ou da mão) ou em um estado que oculte sua informação, mas que o controlador os conheça (como em metamorfose no campo de batalha ou exilados com a face voltada para baixo), tornem-se indistintos de um determinado conjunto, será remediada revelando TODA a informação deste conjunto ao oponente para escolher quais cards excedentes serão devolvidos à devida zona. Muito complexo? Então vem comigo e vamos ver algumas situações de colegas que mexem com o oculto.

 

12722026_1108831565801887_252725924_n

 

1) Na resolução da segunda habilidade do Ajani, Mentor dos Heróis, o jogador separa um card com a face voltada para baixo e então o coloca na mão sem revelar.

Resposta

Isso mesmo! Essa é uma infração de Erro de Card Oculto. Agora o Chap… jogador revelaria toda a sua mão (o conjunto) para o oponente e este irá escolher qual card irá ser embaralhado no grimório. Fácil essa, não?

 

2) Na resolução do Tutor Esclarecido, o jogador coloca o card escolhido no topo do grimório sem revelá-lo.

Resposta

Outro Erro de Card Oculto, mas nada de tão assustador. É só um card que pode ser diferenciado dos demais (no topo do grimório). A correção é só revelar o card.

 

3) Na resolução de Ler os Ossos, o jogador olha os três cards do topo do seu grimório ao invés dos dois permitidos pela Vidência.

Resposta

Novamente, Erro de Card Oculto. Aqui o jogador irá revelar os três cards visualizados (o conjunto) e o oponente irá retirar um (o excedente), e o jogador continua com o processo de Vidência com os dois restantes.

 

4) Depois do primeiro mulligan, um jogador comprou sete cards ao invés de seis para compor sua mão inicial e olhou seus cards.

Resposta

Adivinha? Erro de Card Oculto! O jogador revela sua linda mão para o oponente tirar um card excedente.

 

5) Depois da resolução da habilidade de Refúgio do Cume dos Ventos Velozes, o jogador percebe que o card estava grudado em outro.

Resposta

Para não perder o costume… Erro de Card Oculto. É só o oponente ver os dois cards exilados, escolher um deles para ser embaralhado no grimório, e o outro fica sob o Cume.

 

6) Depois da resolução da primeira habilidade ativada do Pyxis do Pandemônio, o jogador percebe que o card estava grudado em outro.

Resposta

Olha só! Aqui não temos um Erro de Card Oculto. Como os cards são exilados com a face voltada para baixo e nenhum jogador tem ciência dos cards que ali estão,  se corrige tirando apenas um deles aleatoriamente.

 

7) Durante a resolução do Auspício Silvestre, o jogador revela o terreno encontrado e… Ops! Embaralha, sem querer, sua mão no grimório. Os jogadores confirmam que ele tinha mais quatro cards além do Auspício Silvestre.

Resposta

Ouch, essa doi. Aqui temos um Erro de Card Oculto aonde o oponente irá escolher quatro cards do seu grimório para compor sua mão junto ao terreno que o jogador procurou. Caso o jogador não queira que seu grimório seja visualizado pelo oponente, ele poderá conceder antes desta correção.

 

8) Há umo card com a face voltada para baixo que foi conjurado com o custo de metamorfose (morph), mas tão logo o jogador explica que a criatura com metamorfose ainda está em sua mão e se enganou.

Resposta

Outro Erro de Card Oculto. Se nenhuma outra ação (como uma compra) foi constatada até a falha, o juiz poderá confirmar se há mesmo uma criatura com metamorfose em sua mão. Se sim, o juiz pode trocar o card que está virado para baixo pelo card da mão do jogador.

 

9) Há um card com a face voltada para baixo que foi conjurado com o custo de metamorfose (morph). No próximo turno, durante a fase de combate, o jogador percebe que metamorfoseou o card errado.

Resposta

Esse é um Erro de Card Oculto também. Como ele já alterou o conjunto de cards da sua mão na fase de compra, tanto a correção se torna impossível, como a situação em o jogo se encontra está comprometida. A penalidade é aumentada para uma Perda de Jogo. E se for constatado Trapaça, o jogador será desclassificado do torneio.

 

10) Depois do primeiro mulligan, o jogador compra seis cards, olha o topo do grimório, e coloca os cards da sua mão no fundo e diz: “Vou ‘mulligar’ de novo, ok?”.

Resposta

Ok nada, belezão! Depois da vidência 1 (scry 1) pertinente ao mulligan, subentende-se que o jogador irá manter aquele conjunto de cards na mão, em outras palavras, ele está embaralhando sua mão novamente no grimório. Você já suspeita o que irá acontecer, não? O oponente terá acesso ao seu grimório e escolherá uma mão marota de cinco cards para esse jogador. O jogador ainda poderá ‘mulligar’ uma nova mão com quatro cards ou conceder para que o oponente não visualize seu baralho. Então já sabe, nada de Scry Sapeca. Ah, e sim, Erro de Card Oculto.

11) Amanda está jogando contra Natalia. Natalia tem um card na mão e controla um Comando de Zada. Amanda conjura um Jorro do Turbilhão com alvo no Comando de Zada de Natalia e ela coloca o card na mão ao invés de colocar no topo. Amanda passa o turno, Natalia compra o card do turno dela e então ela percebe o proprio erro e chama o Juiz.

Resposta

Ao contrário da maioria dos exemplos acima, este não é um Erro de Card Oculto e sim uma Violação de Regras de Jogo que as duas jogadoras cometeram (já que Amanda controlava a habilidade que causou Natalia a cometer a infração, Amanda também cometeu uma Violação de Regra de Jogo e não Falha em Manter o Estado de Jogo). Lembrem-se, quando um Erro de Jogo que poderia ter sido corrigido com informação pública acaba levando a uma situação aonde temos uma situação que não se pode consertar somente com informação pública nós devemos penalizar a causa raiz da situação e a solução correspondente deve ser aplicada. Para corrigir a situação, vamos deixar o Comando de Zada separado, embaralhar a mão de Natalia e escolher um card aleatório para colocar no topo, retornar o Comando de Zada a mão de Natalia e continuar com o jogo.

12) Ashiok está jogando contra Nile e Nile controla um Espirito do Labirinto. Ashiok durante a sua fase principal (depois de já ter comprado seu card do turno) conjura um Eletrolisar com alvo no Espirito de Labirinto e na cara de Nile. Ashiok então diz “compra do Eletrolisar” e Nile diz “beleza” então Ashiok compra um card. Nisso, Onofre, um observador da partida que sabe sobre as regras para o jogo e chama um Juiz.

Resposta
Aqui temos um card comprado que foi confirmado pelo oponente, então não é o caso de Erro de Card Oculto. Tratamos essa infração como uma Violação de Regra de jogo e fazemos um retrocesso simples. Embaralhamos a mão de Ashiok, escolhemos um card aleatório e colocamos esse card no topo do grimório. Mas pera… Se o Espirito do Labirinto morre, porque Ashiok não poderia comprar um card com o Eletrolisar? Essa é uma ótima pergunta! Converse com outro juiz sobre ela.

 

Pessoal, espero que tenham aprendido a lição de jamais mexer com o que está oculto.

Um grande abraço e, acima de tudo, divirtam-se!

Referências:

http://blogs.magicjudges.org/telliott/2016/01/25/the-hidden-corners-of-hce/

http://blogs.magicjudges.org/telliott/2016/01/18/ogw-policy-changes/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

You will not be added to any email lists and we will not distribute your personal information.