Reconhecimento, não premiação!

Traduzido por Kevin Freitas / Revisado por Antonio Zanutto

O Programa de Juiz Exemplar é sobre reconhecer, não premiar. Esses são conceitos difíceis de diferenciar. Muitas conversas entre juízes sênior (L4+) foram necessárias até realmente entendermos a diferença enquanto definiamos a proposta do Programa Exemplar. Essa distinção é importante ao colocarmos em prática o programa com os juízes que deverão reconhecer seus parceiros juízes. Essa página pretende ajudar Juízes que tem intenção de participar do reconhecimento do Programa Exemplar através do processo de reconhecimento e descrever a diferença entre esses dois conceitos (prêmio e reconhecimento).

O que seria o reconhecimento?

Uma parte chave do Programa Exemplar é o reconhecimento escrito de um Juíz para outro. A comunicação do que valorizamos é a chave. As foils de Juízes atreladas ao reconhecimento são importantes, claro, mas a carta em si deve ser mais como um troféu comemorativo por uma realização ou conquista, e não meramente um “pagamento” pelo tempo e esforço dedicados.

Primeiro, vamos falar sobre recompensas. Nós temos uma mentalidade bem definida com relação as foils de Juízes. É como funcionamos faz um bom tempo. Mas antes de entendermos completamente nosso sistema de reconhecimento no Programa Exemplar, é importante entender esse conceito e fazer a distinção.

O conceito de recompensa é simples. “Se você fizer ‘X’, então receberá ‘Y’ em troca.” Deixe me ser bem claro: isso NÃO é a ideia do Programa Exemplar. O Programa Exemplar é sobre reconhecimento. É sobre identificar as qualidades, esforços e comportamentos que o Programa de Juízes de Magic valoriza, compartilhando e multiplicando seu impacto.

Premiações, em contrapartida, são temporárias, transferíveis e impessoais.

No passado, quando Juízes recebiam foils como recompensa por trabalharem em Grand Prix, muitas vezes elas eram negociadas ainda no local. Eram trocadas por outras cartas ou vendidas para cobrir as despesas de viagem. Geralmente elas acabavam nas mãos de outra pessoa, pois não eram especiais.

Recompensas estão atreladas a apenas cumprir uma expectativa. Pense no sistema antigo: Trabalhe os dois dias do Grand Prix e você receberá um pacote por nível. Esse era o acordo. Você poderia atrapalhar o time, errar uma ruling, iniciar um conflito e até ser medíocre para o evento. Salvo circunstâncias excepcionais, ainda assim você receberia suas foils.

Isto também se aplica aos Juízes que foram além. Com exceção de alguns poucos reconhecimentos no final de um fim de semana (que normalmente cobre menos que 10% de todo o staff do GP), o sistema antigo era ineficiente em reforçar e promover um esforço exemplar. Pode ser desmotivador se doar mais e ainda assim não estar entre os poucos que o Head Judge e seus minions notaram e reconheceram.

Reconhecimento, no entanto, serve a um propósito diferente.

Pense novamente naquele ritual que temos em eventos de Grand Prix: jantar de Juízes. Se você nunca esteve em um desses (e eu realmente recomendo isso), é um momento de sentar e relaxar, mas também é o momento de reconhecer realizações e esforços excepcionais do fim de semana. Promoções e marcos são aplaudidos. Esforços excepcionais ou pontos significantes de aprendizados são celebrados. O jantar de Juízes é onde os reconhecimentos frequentemente ocorrem.

Quando um Juíz recebe uma única foil extra, ao final de um longo fim de semana como reconhecimento de um esforço além do normal, ou como agradecimento por lidar com uma situação dificil, a carta por si só serve como um lembrete daquela experiência, sendo pessoal e duradoura. Frequentemente, o Juíz reconhecido terá sua carta ou seu sleeve assinado ou alterado pelo Juíz que o está reconhecendo. Isso destrói o valor de revenda ou colecionável da carta, mas com certeza reforça seu valor pessoal. Este é o coração do reconhecimento. Não é transferível, funciona em seu propósito e é totalmente pessoal.

Enquanto as foils do Programa Exemplar não devem vir pré-assinadas e certamente serão vendidas algumas vezes, o programa procura mudar a natureza automática de negociação da distribuição de foils de Juízes.

O benefício tangível da foil ganha através do Programa Exemplar serve para amplificar a mensagem que vem com ela. Valorizando ainda mais o comportamento reconhecido, além de procurar significar muito mais do que uma simples compensação.

Reconhecimento é uma surpresa! Eu não consigo me lembrar como ou quando recebi meus pacotes de nenhum dos meus Grand Prix passados, mas eu posso dizer exatamente onde eu estava no Centro de Convenções de Chiba e como me senti quando Kevin Desprez me entregou uma único foil durante o World Championships quatro anos atrás. Eu posso lembrar suas palavras e elas ressoam até hoje.

Por não ser planejado ou previsto, esse reconhecimento tem um valor sentimental a mais, além de reforçar o sua importância e criar uma memória que servirá como um marco toda vez que a atitude e o objeto associado for lembrado. E isso é uma ferramenta muito poderosa!

Para exemplos que ilustram a diferença entre premiação e reconhecimento, acesse essa página do blog