Orientações para escrita de Reconhecimentos

Traduzido por: João Paulo Ribeiro Garbelotto / Revisado por: Vinicius Quaiato

Esse guia deve ajudar a identificar e preparar seus Reconhecimentos do Programa Exemplar.

  • Seja especifico, direto e conciso. Uma carta de Reconhecimento deve ter entre 30 e 50 palavras. Algumas frases no máximo. Não uma avaliação completa. A carta de reconhecimento que você irá escrever deve descrever porque você considera tal comportamento exemplar e qual o impacto que o mesmo teve em você.
  • Seja honesto e faça valer a pena. A intenção destes (reconhecimentos) é que sejam publicados como parte do Programa e outros irão ler o que foi escrito por você. Se você não está se esforçando como deveria isso será notado.
  • Seja pessoal. Isso vai significar algo para a pessoa que o receber. Escreva como se estivesse escrevendo diretamente para este Juiz. Considere como você se sentiria se recebesse o mesmo. Você se sentiria inspirado a fazer mais? Você iria entender porquê foi identificado como Exemplar?

Abaixo seguem alguns exemplos para ajudar a entender como escrever uma boa carta de Reconhecimento. Você irá perceber que cada uma destas faz distinção entre os conceitos de reconhecimento e prêmio. Você pode aprender mais sobre a importância de distinguir estes conceitos aqui.

Reconhecendo a performance em eventos

Alguns juízes são incríveis em eventos. Eles não apenas auxiliam no funcionamento do evento, eles o fazem correr tranquilamente. Estes são, com certeza, comportamentos dignos de reconhecimento.

Você deve ter certeza que eles fizeram algo especial, algo que eles não tem obrigatoriedade de fazer, mas mesmo assim fizeram.

  • Obrigado por ser o Juiz Mor de um PTQ

  • Obrigado por dirigir algumas horas para vir ao PTQ

  • Obrigado por vir ao PTQ [x]. Quando apareceram mais jogadores que o esperado eu apreciei a forma como você se portou, permanecendo calmo e pronto. A sua liderança manteve os jogadores felizes durante uma crise em potencial. Ninguém entrou em pânico e atribuo grande parte disso a sua postura calma.

Os primeiros dois exemplos não tratam de reconhecimentos. Nada de especial aconteceu. O juiz tinha um acordo com o TO e veio desempenhar um trabalho pelo qual ele será pago/compensado por.

O terceiro, no entanto, deixa claro que algo diferente ocorreu, algo que afetaria o torneio negativamente caso o juiz não tivesse auxiliado no andamento do torneio. Se esse é o caso, manifeste-se!

  • Você trabalho nos FNM toda semana durante seis meses.

  • Quando eu estava no FNM que você estava trabalhando fiquei impressionado pela maneira como você recebeu os novos jogadores que vieram para o torneio. Eu também vi você ensinar o básico do jogo para uma criança de 13 anos e ensiná-la a jogar.

Trabalhar como juiz durante FNMs mostra dedicação, com certeza. Mas não é isso que é ser um juiz? Até que ponto podemos considerar isto como extraordinário? Afinal, nos somos todos juízes. Entretanto, se o juiz foi além, procurando sempre criar um ambiente melhor para os novos jogadores para que eles se sintam mais confortáveis indo aos torneios, manifeste-se!

Reconhecendo Lideranças

  • Obrigado por ter sido Lider de Equipe naquele Grand Prix

  • Obrigado pela inspiração dada durante as instruções no inicio da quinta rodada. O dia estava sendo bem puxado e nós realmente precisávamos de um impulso para chegar ao final. Você foi capaz de nos fazer esquecer os problemas e encarar tudo isso com bom humor.

Ser um Líder de Equipe não é algo extraordinário por si só. Em um GP isso implica que o juiz é um L3, e é isso. Entretanto, se o seu Líder de Equipe tornou seu dia melhor do que o esperado, manifeste-se.

Algumas outras idéias:

  • Obrigado por acalmar a situação entre o TO e aquele jogador irritante. Sua diplomacia auxiliou em uma solução eficiente para o problema e fez com que o jogador se sentisse melhor.

 

Reconhecendo Mentores

  • Obrigado por me colocar na equipe de “Paper” naquele Grand Prix.

  • Obrigado pelas varias dicas que você me deu ao longo do dia. Eu nunca tinha trabalhado no time de Papel (Paper) antes, e algumas vezes me senti um pouco perdido. Você percebeu isso e me orientou, agora me sinto confiante para trabalhar sozinho.

Reconhecer um Juiz Mor só porque ele lhe atribui a função que você solicitou não é nada extraordinário. Entretanto, se você sente que foi fortemente auxiliado e instruído, manifeste-se.

Algumas outras idéias:

  • Eu gostaria de agradecer pelo seu auxilio e ensinamentos durante o GPT que eu fui Juiz Mor. Seus conselhos foram de muito valor, especialmente quando você me ajudou a tomar uma decisão naquele situação onde o “Jogador A diz / Jogador B diz”

  • Eu realmente aprendi bastante ao observar você investigar aquele cara acusado de trapaça. Obrigado por dispor do seu tempo para conversar comigo, depois do ocorrido, e me explicar sua linha de pensamento.

 

Reconhecendo Lideres de Comunidade

Ser um juiz não é apenas sobre os eventos que você participa. Muitos juízes são lideres dentro de suas comunidades e são de grande ajuda, seja online ou em lojas locais. Muitos se destacam no cuidado e tratamento de jogadores e juízes.

  • Obrigado por ser moderador do nosso fórum local

  • Seu envolvimento gerindo as reações dos jogadores em relação aquele grande anúncio feito recentemente foi incrível. Você conseguiu, com sucesso, fazer com que grande parte dos envolvidos entendessem as razões por trás da recente mudança e remediou ataques e críticas injustas.

Ser o moderador de um fórum com certeza consome tempo, mas isso não é nada extraordinário. Entretanto, existem momentos em que uma situação aparece e exige muita atenção e diplomacia. Quando isso acontecer, manifeste-se!

  • Obrigado por ser juiz dos PPTQ’s nas duas lojas da nossa cidade.

  • Obrigado por trabalhar em cooperação com os dois TO’s para que as datas dos PPTQ’s não entrassem em conflito entre sim, apesar de seu agendamento inicial. Eu sei que você também ajustou sua agenda para achar uma nova data, que foi necessária para fazer tudo funcionar.

Não é porque uma pessoa é único L2 que isso é algo extraordinário. Entretanto, ele pode desempenhar um papel tremendamente importante auxiliando os TO’s a agendarem melhor os eventos para que mais jogadores possam apreciá-los.

  • Obrigado por ter realizados demonstrações de Magic por algumas quartas-feiras seguidas.

  • Eu fiquei impressionado com a sua dedicação ao ensinar as regras do Magic para novos jogadores. Eu esperava que você fizesse isso durante os FNM, mas mesmo quando você está presente para jogos casuais de commander, você sempre responde as perguntas com um sorriso, mesmo que isso te distraia do seu próprio jogo.

Não se trata de comparecer para desempenhar uma determinada tarefa (possivelmente agendada pelo dona da loja), se trata de fazer algo extra, algo não solicitado e que demonstra sua boa vontade.

Algumas outras idéias:

  • Obrigado por clarificar as ultimas mudanças na UC – Major para o público online. Existem alguns juízes que não entenderam a mudança, e suas palavras ajudaram eles a compreender muito melhor o que o programa está tentando alcançar.

  • Você lidou muito bem com aquele desentendimento entre o dono daquela loja e os outros juízes. Eu acredito que você ajudou a comunidade como um todo ao convencê-los a se acertarem e trabalharem juntos.

 

Reconhecendo Falhas

Se um juiz se esforça significantemente ao propor uma mudança de política ou desenvolver uma maneira melhor de distribuir produto em um evento, mesmo que essa política ou método sejam descartados, existe valor em reconhecer ele ou ela pelo esforço. Quando o fazemos, enviamos uma mensagem de que o pensamento criativo é algo com que nos importamos e existe valor no esforço, independentemente do resultado final deste.

Essa mensagem valida o interesse dos juízes que à recebem, e pode até mesmo inspirar uma próxima grande ideia, que pode realmente funcionar e mudar a forma como os eventos ou o Programa de Juízes funcionam.

Traduzido por: João Paulo Ribeiro Garbelotto / Revisado por: Vinicius Quaiato