Respeita a Autoridade

O Alexandre esta a jogar contra o André num PPTQ de Standard. O Alexandre controla um Coração de Kiran e dois Inspetor de Thraben. O Alexandre conjura Thalia, Cátara Herege e resolve. Alex faz crew com no seu Coração de Kiran com a Thalia e ataca com todas as suas criaturas. Antes de bloquear o André activa o seu Virtuose dos Turbilinos, e mete um Tóptero em jogo. O Alexandre não querendo que o seu Coração de Kiran fosse bloqueado, destroi o Tóptero com um Desintegração Ilícita.

Depois de ter levado com 3 de dano da mágica e ficando a 10, o André faz um novo Tóptero com o Virtuose dos Turbilinos e diz “ok, vamos bloquear?” Alexandre concorda, André bloqueia um Inspector com um Virtuoso, e o Coração de Kiran com o Tóptero que sobra. Ambos apontam a vida total, com o André a 9.

Um espectador avisa então que o Tóptero deveria ter entrado virado no campo de batalha, ambos concordam, e que não poderia bloquear. Ambos concordam que os tokens entraram desvirados, e o Alexandre até adicionada “Eu não o teria morto se soubesse que ele não podia bloquear”

O que fazes?

Resposta
O André recebe um warning por um Game Rules Violation. Ele devia ter posto os seus tokens em jogo virados. O Alexandre recebe um warning por Failure to Maintain Game state, apesar de ser ele a controlar a Thalia ele estava apenas passivamente envolvido no erro, então isto não é uma situação de duplo GRV.

Para corrigir temos três opções.

1) Não fazer nada. Neste caso, um bloqueio que não deveria ter acontecido continua a fazer parte do jogo.

2) Recuar até a altura que o primeiro token foi criado. Neste caso, o Alexandre fica com o seu unlicensed disintegration de regresso, e o André sabe disso. Enquanto que o André tem de fazer o seu primeiro token, ele tem a opção de não fazer o segundo e guardar a energia para outra coisa.

3) A terceira opção seria recuar até a altura em que o segundo token foi feito. Neste caso, eliminamos o bloqueio, enquanto não se dá a nenhum jogador nenhuma informação adicional. Apesar de alguns erros que ocorreram se manterem, a disrupção deste recuo é mínima, e o principal problema, um bloqueio que não devereia ter acontecido, é removido.

A opção 3 é a mais correcta. Apesar de geralmente não fazermos recuos parciais, como existem dois erros, podemos recuar até ao segundo. De salientar que deixar o jogo como está é também uma opção, mas preferimos a opção 3.

Completa o recuo por desfazer o dano de combate (André regressa a 10), devolve o token e o Thraben Inspector ao campo de batalha. Depois desfaz os bloqueios, e vira o token. Deixa ambos os jogadores saberem que vão ambos ter prioridade na etapa de declaração de atacantes antes de bloqueadores.

Tradução: