Definição
Esta infração cobre a maioria das situações de jogo em que um jogador comete um erro ou falha em cumprir corretamente um procedimento de jogo. Ela lida com violações das Regras Abrangentes que não sejam cobertas por outro tipo de Erro de Jogo.
Penalidade
Advertência
Exemplos
- Um jogador conjura Cólera de Deus pagando 3W (o custo na verdade é 2WW).
- Um jogador não ataca com uma criatura que deve atacar a cada turno.
- Um jogador falha por não colocar uma criatura com dano letal no cemitério e só nota isso vários turnos depois.
- Um Revogador Phyrexiano no campo de batalha sem que um card tenha sido nomeado para ele.
- Um jogador conjura Tempestade Cerebral e se esquece de colocar dois cards de volta no topo de seu grimório.
Filosofia
Ainda que Violações de Regra do Jogo possam ser atribuídas a um único jogador, elas normalmente ocorrem publicamente, e espera-se que ambos os jogadores estejam atentos ao que está acontecendo no jogo. Pode parecer oportuno tentar “consertar” esses erros, mas é importante que eles sejam tratados de forma consistente, a despeito do seu impacto no jogo.
Solução Adicional
Se a infração se encaixar em uma, e somente uma, das seguintes categorias, realize o reparo especificado, a menos que a aplicação de um retrocesso simples seja possível:
Uma modificação recente, aqui, é que não se pode misturar correções parciais. Se o erro se encaixar em mais de uma destas categorias, você vai precisar seguir adiante para a próxima etapa da correção. Caso um dos tópicos a seguir descreva múltiplas correções, ainda é apropriado empregar a correção parcial cabível.
- Se um jogador fez uma escolha ilegal (incluindo não fazer uma escolha quando necessário) para uma habilidade estática responsável por um efeito contínuo ainda no campo de batalha, aquele jogador agora deve fazer uma escolha legal. Um retrocesso simples para eliminar problemas gerados pela escolha ilegal pode ser considerado.
Dessa forma, se Nick conjura Lâmina da Destruição na Voz de Todos de Albert, nós podemos fazer Albert escolher uma cor agora. Se Albert escolher preto, Lâmina da Destruição se tornará ilegal. Então, nós poderemos fazer um simples retrocesso para o momento imediatamente anterior à conjuração de Lâmina da Destruição.
- Se um jogador se esqueceu de comprar, descartar, ou devolver um card de sua mão para outra zona, aquele jogador agora o faz.
- Se um objeto está em uma zona incorreta, seja porque uma mudança de zona obrigatória tenha sido esquecida ou porque ele foi colocado na zona incorreta durante uma mudança de zona, a identidade daquele objeto é conhecida por todos os jogadores, e o objeto pode ser movido com pouco impacto para o estado do jogo, coloque o objeto na zona correta.
– “Objeto está em uma zona incorreta, seja porque uma mudança de zona obrigatória tenha sido esquecida”: Isto serve para quando uma criatura deveria ter morrido mas não o fez, ou um card deveria ter sido colocado do topo do grimório no cemitério, mas não foi, ou uma criatura deveria ter sido devolvida do campo de batalha para a mão de seu dono, mas continuou lá.
– “ou porque ele foi colocado na zona incorreta durante uma mudança de zona”: A ocorrência mais comum disto é um card que deveria ser colocado no cemitério, mas que em vez disso é colocado no exílio, ou vice-versa. Não se aplica a colocar cards do topo do grimório no cemitério, devido ao que especifica a próxima sentença.
– “a identidade daquele objeto é conhecida por todos os jogadores”: Geralmente isso significa indo de uma zona pública para alguma outra zona, mas pode incluir cards revelados do topo do grimório, ou cards revelados por um Coagir. Todos os jogadores devem saber qual era o card. Não somente onde estava, mas qual era.
– “e o objeto pode ser movido com pouco impacto para o estado do jogo”: Coisas desaparecendo do campo de batalha tendem a provocar muito ruído para o estado de jogo. Certifique-se de observar quais decisões foram tomadas por esse card estar em campo. Se for uma criatura que deveria ter morrido, mas foi esquecida por estar agrupada com os terrenos, removê-la não deve ser algo muito danoso – a menos que seja uma produtora de mana que estivesse sendo utilizada como um terreno por um turno ou mais.
Adicionalmente, esta correção parcial não contempla retornar objetos que não deveriam ter sido movidos, mas foram. Por exemplo, uma 4/4 com 3 de dano é colocada no cemitério, e depois é descoberto que ela não deveria ter ido para lá. Esta correção parcial não se aplica para retorná-la ao campo de batalha.
- Se a ordem de atribuição de dano para atacantes ou bloqueadores não foi declarada, o jogador apropriado escolhe a ordem imediatamente.
Caso a situação não se enquadre em nenhuma das categorias acima, um retrocesso pode ser considerado ou o estado de jogo pode ser deixado como está.
Para a maioria das Violações de Regras de Jogo que não são descobertas em um período curto de tempo, o oponente recebe uma penalidade por Falha em Manter o Estado de Jogo.
Se o juiz acredita que ambos os jogadores são responsáveis pela Violação de Regras de Jogo, como em casos gerados pela a existência de um efeito de substituição ou por um jogador tomar ações baseadas na instrução de outro jogador, ambos recebem a penalidade Erro de Jogo – Violação de Regra de Jogo. Por exemplo, se um jogador conjura Caminho para o Exílio em uma criatura do oponente e este coloca sua criatura no cemitério, ambos terão cometido esta infração.