Definição
A lista de deck é ilegal, não corresponde àquilo que o jogador pretendia jogar ou precisa ser modificada devido à perda de um card durante o decorrer do torneio.
Estes são os principais casos em que a lista de deck precisa ser modificada. Uma lista de deck ilegal é aquela que contém um deck com cards insuficientes; cards demais na reserva; nomes ambíguos de cards ou cards que são ilegais naquele formato.
Ainda que a listagem seja empregada para assegurar que os jogadores não alterem seus decks durante o andamento do torneio, nós consideramos o deck físico como a verdadeira representação daquilo que o jogador pretende jogar, e esperamos que a lista de deck reflita o deck físico.
Embora uma penalidade por cards perdidos possa parecer excessivamente dura, os jogadores possuem a opção de substituir cards perdidos por outras cópias, caso consigam encontrá-las posteriormente. Além disso, esta penalidade desencoraja um potencial viés de trapaça, em que o jogador determinaria, durante o torneio, que sua proporção de terrenos/mágicas está incorreta e decidiria “perder” um card intencionalmente, a fim de substituí-lo por um terreno.
Esta infração não abrange erros de registro cometidos por outro participante antes de uma troca de material para Selado. Tais erros devem ser corrigidos segundo o discernimento do juiz.
No caso de material selado, o registro é feito por um outro jogador, então os erros não pertencem ao jogador jogando com o deck. Não é nosso desejo penalizar um jogador por um erro cometido por outro participante. Use seu bom senso para avaliar se o erro pode ser corrigido e solucione a questão.
Exemplos
- Um jogador em um torneio Legado lista Mana Drain (um card banido) em sua listagem de deck.
- Uma jogadora possui uma lista de deck com 56 cards. Seu deck físico contém 60 cards, com 4 Delir não listados.
- Um jogador lista apenas “Sarkhan”, num formato em que tanto Sarkhan, Porta-voz dos Dragões, quanto Sarkhan Revigorado são cards legais.
- Uma jogadora perde alguns cards e não consegue encontrar cópias substitutas, tornando impossível jogar com um deck que coincida com sua lista registrada.
- Uma jogadora registra Ajani, Protetor Valente, mas está jogando com Ajani, o Inabalável.
Filosofia
Listagens de deck são utilizadas para assegurar que decks não serão alterados durante o decorrer de um torneio.
Como explicado acima, a listagem de deck é um registro escrito daquilo que o jogador pretende utilizar durante o dia. É importante que juízes tenham acesso a uma transcrição fidedigna do deck de um jogador para fins de uma eventual investigação.
Juízes e outros oficiais de torneio devem se manter atentos à necessidade de lembrar aos jogadores, antes do início do torneio, sobre a importância de registrar uma lista de deck legal, bem como a de jogar com um deck legal coincidente com essa lista.
Reservar um tempo para dar avisos aos jogadores no início do torneio pode prevenir a ocorrência de muitos erros. Por exemplo: “Confiram suas listas de deck e certifiquem-se de que vocês têm pelo menos 60 cards no seu deck e 15 cards na sua reserva”. Listagens de deck são, frequentemente, um trabalho afobado, de última hora, então, ao proporcionar um minuto ou dois a mais durante a primeira reunião dos jogadores para que eles possam verificar e corrigir pequenos problemas, você pode contribuir para a prevenção de uma série de erros.
Um jogador normalmente recebe uma Perda de Jogo, se sua lista de deck é alterada após o início do torneio.
Essa afirmação serve para reforçar que, quando a correção desta infração solicitar que a lista de deck seja alterada para coincidir com o deck que está sendo jogado, a penalidade de Perda de Jogo deve também ser aplicada. A afirmação diz “normalmente” porque existe uma situação de exceção que se configura quando o jogador que, num primeiro momento, tendo perdido um card e falhado em encontrar cópias substitutas, recebe a penalidade, mas, mais tarde, consegue encontrar uma cópia substituta para o card perdido. No caso descrito, podemos retornar a lista a sua forma original sem necessidade de repetir a penalidade.
Penalidades para erros de listagem de deck descobertos durante uma checagem de deck são aplicadas imediatamente.
Se um erro é descoberto durante uma checagem de deck, a penalidade é aplicada de imediato. Os jogadores não estão jogando. Aplique a penalidade, conduza a correção e, se a partida não tiver sido encerrada, coloque os jogadores para jogar o quanto antes.
Outras penalidades ligadas a listagem de deck são aplicadas no início da rodada seguinte, a fim de minimizar a interferência na partida em progresso e proporcionar consistência, caso alguns jogadores já tenham terminado suas partidas antes que a penalidade pudesse ter sido aplicada.
Em alguns eventos, juízes ocasionalmente verificam a legalidade de listas fora de situações de checagem de deck. Se um problema for encontrado em uma lista fora de uma checagem de deck, então a penalidade correspondente deve ser imposta no começo da próxima rodada. A finalidade maior disso é consistência. Se checarmos uma lista e descobrirmos um problema com apenas 10 minutos restando na rodada, a partida pode estar ainda em andamento, mas também pode ter terminado. Se ainda estiver em progresso, a Perda de Jogo provavelmente encerrará a partida. Isso significa que a penalidade poderia ser mais ou menos severa em função do momento em que a infração fosse descoberta. Para equilibrar essas possibilidades, nós aplicamos a penalidade no início da próxima rodada. Agora: isso não se aplica caso você ache que o deck é ilegal. Por exemplo, uma lista de deck Moderno contendo Lapso Mental. Você pode inspecionar o grimório do jogador. Se o deck também for ilegal, vá em frente e aplique a infração. Caso contrário (se a ilegalidade for limitada à lista), realize a correção entre as rodadas e imponha a penalidade no início da rodada posterior.
Nomes ambíguos ou pouco claros em uma lista de deck podem permitir que um jogador manipule o conteúdo de seu deck até o ponto em que forem descobertos.
Escrever nomes de card ambíguos ou incorretos pode ser sinal de um jogador tentando trapacear. Ele pode estar procurando obter alguma flexibilidade para alterar seu deck, a fim de se ajustar melhor ao ambiente, enquanto afirma que estava apenas abreviando a forma de escrever o nome correto do card.
Nomes truncados de personagens da história (permanentes lendárias e planeswalkers) são aceitáveis em listagens desde sejam a única representação daquele personagem no formato, e serão tratados como se fizessem referência àquele card, ainda que outros comecem com o mesmo nome.
No caso de personagens da história do jogo, é frequentemente fácil identificar qual card o jogador pretendia listar. Se um jogador lista “4 Ulrich”, é improvável que ele esteja se referindo ao card Parente de Ulrich, apesar de o nome do personagem estar contido no nome de ambos os cards. Nesse caso, de permanentes lendárias e planeswalkers, há uma exceção ao requerimento de que os cards sejam registrados por seu nome completo, mas, ainda assim, os nomes dos cards precisam ser unicamente identificáveis. Registrar “4 Jace” em uma lista Legado, por exemplo, não será considerado suficiente, uma vez que há múltiplas representações legais do planeswalker Jace naquele formato. Se juízes permitissem que um jogador listasse “4 Jace” sem que isso fosse considerado uma infração, ele poderia se beneficiar da ambiguidade trocando entre Jace, Adepto da Memória e Jace, o Escultor de Mentes conforme sua conveniência, sem medo de receber uma Perda de Jogo.
O Juiz Mor pode decidir não impor esta penalidade, caso creia que aquilo que o jogador escreveu em sua listagem de deck seja óbvio e inequívoco, ainda que não seja o nome completo e correto do card. Em torneios Limitados, o Juiz Mor pode escolher não aplicar esta penalidade para quantias de terrenos básicos incorretamente marcadas, se acreditar que a quantidade correta é óbvia. Isso deve ser determinado tão-somente pelo que consta da lista de deck, e não deve tomar por base intento, dado o conteúdo de fato do deck. Precisar checar o deck em busca de confirmação é um sinal de que a identidade do item listado não é óbvia.
Checar a correspondência dos cards do deck contra a listagem, nessa situação, acarreta trabalho desnecessário à equipe de checagem de decks. Se o erro é extremamente óbvio e o nome correto do card só pode ser uma coisa, então não há ambiguidade. Se o erro é óbvio, não deve haver questão alguma sobre a identidade do card. Em verdade, não há sequer razão para verificar. Nesses casos, o Juiz Mor tem permissão para decidir pela não aplicação de uma penalidade. Nem mesmo uma Advertência. No entanto, nem todos os juízes veem “óbvio” da mesma maneira, e alguns tendem a ser um tanto permissivos demais com o significado de “óbvio”. Para determinar se “óbvio” é óbvio o suficiente, utilize as seguintes diretrizes: se você tem que gastar tempo debatendo se é óbvio, então não é óbvio o suficiente. Por exemplo, “Shockland UB” é um card óbvio, assim como “Templo BG”. Não é necessário olhar o deck físico para saber o que qualquer um desses quer dizer. O mesmo pode ser dito a respeito de “Bob”. “Goyf” é mais arriscado, mas o autor deste texto sente que está mais para óbvio que para duvidoso.
Agora: que tal uma situação em que o jogador escreve o nome de um card trocado, tal como Templo da Enfermidade no deck preto e verde que fisicamente possui uma cópia de Templo da Maleficência, detectado durante uma checagem de deck? Trata-se de um erro puramente de registro? Provavelmente. É óbvio que o jogador queria dizer Templo da Maleficência? Não, se julgarmos somente pela lista de deck. Dessa forma, essa situação não é passível de uma diminuição de penalidade.
Toby Elliot escreveu um post de blog maravilhoso detalhando o que deve ou não ser considerado “óbvio”.
Solução Adicional
Se a lista contiver cards ilegais, remova-os.
Os passos para a correção devem ser realizados em ordem. A primeira coisa que você deseja fazer é remover quaisquer cards ilegais da lista. Se os cards ilegais também estiverem no deck, remova-os de lá, também.
Altere a lista de forma que esta reflita o deck que o jogador está de fato utilizando.
Para corrigir o erro, queremos assegurar que o jogador está jogando com aquilo que ele pretendia utilizar – nós não obrigamos que o deck espelhe a lista; em vez disso, nós alteramos a listagem para que esta coincida com o deck. O deck apresentado pelo jogador é, com maior frequência, aquilo que ele desejava jogar.
Se o deck/reserva e a lista ambos violarem uma restrição máxima de cards (normalmente, cards excessivos na reserva ou mais de quatro cópias de um card único), remova cards começando pela parte inferior da seção apropriada da lista.
Quando a reserva possui cards em excesso, você não pode simplesmente tomar a palavra dos jogadores sobre quais cards eles tencionavam utilizar, uma vez que isso permitiria adaptação da reserva depois de eles terem tido uma chance de entender o ambiente do torneio. Nesse caso, apenas remova os cards extras (da listagem e do deck físico) começando pelas últimas entradas da lista e seguindo para cima, até que o número correto seja alcançado.
Caso o deck resultante da correção tenha um número de cards inferior ao mínimo, adicione terrenos básicos à escolha do jogador (excetuando Ermos ou terrenos nevados) até que o número mínimo seja atingido. A seguir, atualize a lista de deck de modo a refletir essa alteração.
Esse é um passo no processo porque, embora alguns decks possam começar o processo de correção já com cards a menos que o mínimo, outros terão seu número de cards reduzido para menos que o mínimo devido à remoção de cards ilegais. Para corrigir isso, juízes podem adicionar terrenos básicos da escolha do jogador ao deck, a fim de que este se torne legal e jogável. Isso também pode ocorrer caso cards sejam perdidos e o jogador não consiga providenciar cópias substitutas.
Adicione terrenos básicos para alcançar os requerimentos mínimos. Devido ao fato de que alguns formatos possuem restrições especiais em relação a terrenos básicos nevados ou Ermos, e que a disponibilidade destes não é garantida, não é permitido que eles sejam utilizados no desempenho desta correção.
Essa mudança pode ser revertida sem qualquer penalidade, caso o jogador posteriormente consiga localizar cópias substitutas para cards legais que estivessem originalmente listados.
Se cards perdidos forem encontrados, é aceitável remover os terrenos básicos incluídos durante a primeira correção e permitir ao jogador que volte a jogar com os cards que deveriam estar em seu deck.