IPG 4.3 Conduta Antidesportiva – Determinar um Vencedor de Forma Impropria
Penalidade: Perda de Partida
Definição
Um jogador usa ou oferece o uso de um meio que não faz parte do jogo atual (incluindo ações ilegais no jogo atual para determinar o resultado de um jogo ou partida) para determinar o resultado de um jogo ou partida, ou utiliza linguagem com fins de enganar alguém que pode não saber que tal oferta é contra as regras.
Como juízes, nós queremos simplesmente que os jogadores joguem Magic durante nossos torneios.Isso não é verdade apenas por jogar Magic ser o principal ponto de um torneio de Magic, mas também para defender a reputação e a posição do Magic como um jogo de habilidade, e não de acaso. Isso é importante para garantir que Magic não é associado a um jogo de azar. Ademais, ações de jogo que não poderiam ser tomadas legalmente para se chegar um acordo sobre o resultado de um jogo não são permitidos – veja o exemplo F abaixo.
Por conta disso, o simples ato de oferecer um método-além-do-jogo (ou uma ação ilegal dentro do jogo) cai nessa infração.
O oponente não é mais esperado a chamar um juiz, caso receba uma oferta.
Jogadores também estão proibidos de ludibriar seus oponentes com uma oferta para determinar o vencedor de maneira imprópria. Dizendo algo como “Ah não. Se empatarmos é ruim para ambos, se existisse algo que podessemos fazer” é proibido.
Se um jogador estiver ciente de que aquilo que ele esta fazendo vai contra as regras, a infração será Conduta Antidesportiva – Trapaça.
Nós ainda queremos tratar essa infração seriamente, porém não queremos desqualificar jogadores que genuinamente não sabiam que isso era ilegal. Em uma loja local aonde as regras são seguidas de forma mais relaxada, talvez os jogadores não saibam. Ainda queremos educar e corrigir, entretanto uma desqualificação é muito extrema. Todavia, se os jogadores sabem que não podem fazer isso, então a desqualificação é apropriada. Além disso, sabendo que oferecer rolar um dado sabendo que é ilegal e deliberadamente tentar convencer seu oponente a fazer a oferta para que você possa vencer demonstra um nível de consciência de que o que se está fazendo é errado.
Quais ações não fazem “parte do atual jogo”? O IPG fornece alguns exemplos úteis:
Exemplos
- Quando o término da rodada é anunciado, dois jogadores que empatariam rolam um dado para definir o vencedor.
- Um jogador oferece jogar uma moeda para definir o vencedor de uma partida.
- Dois jogadores disputam queda de braço para definir o vencedor de uma partida.
- Dois jogadores jogam pedra, papel ou tesoura para decidir se eles devem jogar a partida ou empatar.
- Dois jogadores comparam o custo de mana convertido do topo de seus grimórios para determinar o vencedor de um jogo no final dos turnos extras.
- Dois jogadores revelam o card do topo de seus grimórios para ver “quem venceria” depois dos turnos extras.
- Um jogador diz “Oh céus, nós vamos empatar a partida, e isso é terrível para nós. Se ao menos houvesse algo que pudéssemos fazer com relação a isso…”
Apesar de um método aleatório como rolar um dado ou jogar uma moeda é o exemplo mais comum de método-além-do-jogo, empregar qualquer método que não é um jogo de Magic se encaixa nessa categoria. Não importa se o método é completamente aleatório (como uma moeda ou um dado), tem um componente físico (queda de braço), ou até mesmo outro jogo (como Jogo da Velha ou Yi-Gi-Oh). Outra forma mais controversa de decisão é que jogadores usem “cards futuros” para determinar quem venceria. Ao final da partida, é aceitável que jogador usem o atual estado de jogo para discutir quem deveria conceder para quem; contudo, eles devem tomar uma decisão baseada apenas do que eles enxergam. Eles podem revelar cards que não deveriam ser revelados, como as suas mãos. Eles não podem revelar cards que eles não podem olhar durante o jogo, como cards no grimório. Não é permitido fazer uma oferta parecida com “Se eu comprasse mais um terreno eu venceria. Se meu próximo card for um terreno, você concede pra mim, se não, eu concedo para você”.
Filosofia
Usar um método exterior ao jogo para determinar um vencedor compromete a integridade do torneio.
Como dito anteriormente, o resultado de um torneio de Magic deve ser alcançado apenas jogando jogos reais de Magic. Fazer de outra forma compromete a integridade do torneio. O que “compromete a integridade do torneio” quer dizer? Quer dizer que temos jogos de Magic que estão sendo determinados de alguma forma diferente de jogos de Magic que os jogadores devem jogar, e isso impacta o resultado da partida e do torneio como um todo. Isso afeta outras partidas e a classificação de outros jogadores no evento. Rolar um dado para determinar o vencedor é jogar o sistema, não jogar o jogo.
Espera-se que as partidas que terminam em empate pelo tempo sejam reportadas como tal e não são excluídas dessa penalidade se os jogadores que utilizarem de um método ilegal para determinar o resultado
Empates são um resultado válido para um jogo de Magic. Tentar evitar um empate não dá aos jogadores uma desculpa para usar um método-além-do-jogo para determinar um vencedor.
Dito isto, se um jogador pergunta ao seu oponente por uma concessão pelo fato de ele ter uma posição de jogo muito superior quando o tempo acabou, isso não é Decidir o Vencedor de Maneira Imprópria, porque nada além do jogo foi adicionado ao cenário. É claro que o oponente tem o direito de negar, e nesse caso o resultado da partida será determinado normalmente.