Os jogadores são autorizados a tomar notas escritas durante uma partida e podem se referir a essas notas enquanto o jogo está em andamento. No início de uma partida, a folha de nota de cada jogador deve estar vazia e deve permanecer visível durante todo o jogo.
Esta regra permite aos jogadores anotar a mão do seu oponente enquanto resolve o Thoughtseize. Os jogadores podem tomar qualquer tipo de notas durante a partida, e eles são autorizados a verificar essas notas a qualquer momento da rodada atual.
Os jogadores não têm de explicar ou revelar as notas aos outros jogadores. Os juízes podem pedir para ver as notas de um jogador e/ou solicitar que o jogador explique suas notas.
Uma vez que muitos dos eventos Magic são multinacionais, os jogadores são autorizados a tomar notas em qualquer idioma que eles quiserem, mesmo em Klingon. Uma vez que essas notas são apenas para uso pessoal de um jogador, os jogadores não são obrigados a explicar ou traduzir para o seu adversário. Um juiz pode pedir a um jogador para explicar o que está em suas notas, uma vez que é vital para o trabalho do juiz.
Os jogadores não podem se referir a outras notas, incluindo notas de partidas anteriores, durante os jogos.
Enquanto cada jogo da partida está em andamento, os jogadores só podem ver as notas que fizeram durante a partida atual. Os jogadores não podem verificar as notas das rodadas anteriores ou notas que foram criadas antes do evento.
Entre os jogos, os jogadores podem se referir a um breve conjunto de anotações feitas antes da partida. Eles não são obrigados a revelar as notas aos seus oponentes. Estas notas devem ser removidas da área de jogo antes do início do jogo seguinte.
Os jogadores podem consultar as notas feitas fora do jogo entre os jogos. Isso é mais frequentemente usado para notas sobre como usar a reserva, que são perfeitamente legais. Se a um jogador for fornecido a lista de seu adversário, como durante o Top 8 de eventos construídos (MTR 2.7), este é também o momento que eles podem olhar as mesmas.
Quantidades excessivas de notas (mais do que uma ou duas folhas) não são permitidas e podem ser penalizadas como jogo lento.
Uma vez que consultar notas pode demorar um pouco, os jogadores não têm permissão para ter muitas. Enquanto uma folha ou duas está perfeitamente bem, um jogador não pode consultar um romance. Os jogadores devem ser capazes de encontrar e ler seções relevantes de notas em um período razoável de tempo.
O uso de aparelhos eletrônicos para tomar notas é permitido no nível de regras de aplicação de regras Regular (ver seção 2.12).
Mas não no REL Competitivo. A maior parte das informações está na seção 2.12, isso é apenas para especificar o que é permitido no REL Regular.
Jogadores e espectadores (exceção: imprensa autorizada) não pode fazer anotações durante um draft.
Tomar notas durante o draft acrescentaria muito tempo a um evento e teria sério impacto estratégico no jogo. Uma vez que os espectadores em um draft podem ser amigos dos jogadores, eles não são autorizados a tomar notas também, e às vezes para REL Competitivo e Profissional, espectadores nem sequer são autorizados a assistir de perto.
Os jogadores não podem consultar qualquer nota trazida de fora durante um draft, registro dos cards ou construção de deck.
As regras desta secção aplicam-se também a outras partes do torneio fora dos jogos, especialmente draft e construção de deck. No REL Competitivo, estamos desafiando a capacidade dos jogadores de criar o melhor deck limitado possível através da avaliação de cartas e da construção de deck, não apenas seguindo um fluxograma de quais cartas são melhores para arquétipos diferentes.
Os jogadores podem se referir ao texto do Oracle a qualquer momento. Devem fazê-lo publicamente e de uma forma que não contenha nenhuma outra informação estratégica.
Texto do Oracle é considerado o texto escrito na carta. Uma vez que houve um monte de alterações de redação ou até mesmo alterações funcionais para um monte de cartas mais antigas, o Oracle está disponível para todos. Os jogadores podem ter impresso texto do Oracle das cartas, desde que não haja outras informações sobre esses papéis e não foi alcançado através de dispositivos eletrônicos proibidos.
Consultar fontes online, como gatherer.wizards.com é permitido em Nível de Aplicação de Regras Regular mesmo que ela contenha um pouco de informação estratégica. Se um jogador deseja visualizar o texto do Oracle em privativo, ele deve pedir a um juiz.
Em eventos REL Regular jogadores podem acessar Oracle por si mesmos, mas você precisa mostrar o que eles estão fazendo para o adversário também. É claro que os jogadores podem sempre pedir a um juiz o texto atual do Oracle em privado, desde que possam identificar o cartão que estão procurando, seja por nome, seja por descrição.
Modificações artísticas em cards que indiretamente fornecem informações estratégicas menores são aceitáveis. O Juiz-Mor é o árbitro final para que cartas e notas sejam aceitáveis para um torneio.
Os jogadores têm permissão para ter alterações menores nas cartas que não lhes forneçam diretamente conselhos estratégicos substanciais, mas tem algumas informações menores. Pintar um Sensei’s Divining Top em um Trinket Mage é OK. Escrever o artigo de estratégia mais recente em uma Planície não é.