No início de uma partida, cada jogador deve indicar a forma como ele vai manter o controle de seu total de vida. Este método deve ser visível para ambos os jogadores durante a partida.
É comum os jogadores indicarem seu método apenas usando-o no início do jogo – escrever 20 20 numa folha em branco é correto, colocar dois dados no número 20 também (apesar de não ser indicado). As “notas” de um jogador têm de estar visíveis para ambos, para o caso de haver uma discrepância ela poder ser notada e corrigida o quanto antes.
Um método compartilhado é aceitável desde que todos os jogadores da partida tenham acesso a ele.
Isso significa que alguém pode usar um caderno (ou smartphone no Nível de Aplicação de Regras Regular) para listar a vida de ambos os jogadores. E claro que esse caderno precisa estar disponível a ambos.
Uma mudança no total de vida de um jogador deve ser acompanhada de um anúncio verbal por aquele jogador do novo total de vida.
Os jogadores devem sempre anunciar qualquer mudança nos totais de vida verbalmente e os seus oponentes devem confirmar cada mudança. Comunicando o estado de jogo de modo claro, os jogadores reduzem a possibilidade de se confrontarem com uma situação desagradável.
Se um jogador percebe uma discrepância num total de vida registrado ou anunciado, ele deverá indicá-la assim que a discrepância é observada.
Se houver qualquer tipo de discrepância com os totais de vida os jogadores são obrigados a apontar o quanto antes, para que os jogadores (e talvez um juiz) possa encontrar a causa e corrigi-la. Ninguém quer descobrir que não vai sobreviver ao próximo ataque por causa de uma discrepância que ocorreu dez turnos atrás.