Se um jogo ou partida não tiver terminado, os jogadores podem conceder ou decidir empatar aquele jogo ou partida.
Enquanto a nota sobre concessão é geralmente óbvia porque os jogadores não podem ser mantidos no local do torneio contra a sua vontade, os jogadores têm a oportunidade de empatar intencionalmente para evitar o Jogo Lento intencional e outros resultados indesejáveis que poderiam afetar negativamente o torneio como um todo. Se os jogadores não tivessem permissão para empatar intencionalmente, mas um empate continuaria a beneficiar ambos os jogadores, estariamos encorajando os jogadores a “empatarem intencionalmente sem intenção” jogando devagar, ou pior, jogando a um ritmo razoável, mas decidindo nunca atacar e eventualmente apenas Protelar o jogo todo, que apenas desperdiçar o tempo de todos.
Os jogadores também podem concordar em empatar apenas um jogo específico, que deve ser relatado com precisão ao Scorekeeper (por exemplo, 2-1-1) para fins de critério de desempate.
Uma partida é considerada terminada assim que a ficha de resultado tiver sido preenchida, ou se fichas de resultado não estiverem sendo utilizadas, quando um jogador sair da mesa após o jogo em si ter terminado.
Esta regra está aqui para impedir que os jogadores precisem ser precisos na forma como determinam um vencedor. Se um jogador derrotou, ou está prestes a derrotar o seu oponente, eles ainda podem conceder, desde que a filipeta não tenha sido preenchida ou entregue Isso permite que os jogadores possam conceder a qualquer momento sem cometer uma Fraude de Torneio.
Até aquele ponto, qualquer jogador pode conceder ou empatar com o outro, porém se o jogador concedendo ganhou um jogo na partida, a partida deve ser reportada como 2-1. Empates intencionais em que nenhum jogo foi concluído devem sempre ser reportados como 0-0-3 ou usando o botão de “empate” (0-0) no Wizards Event Reporter (WER).
Todos os jogos realmente jogados devem ser reportados com precisão, já que alguns desempates de torneios são dependentes de jogos ganhos e perdidos. A nota para empates intencionais codifica e padroniza a prática de pontuação.
Os jogadores não podem decidir conceder ou empatar em troca de qualquer incentivo. Fazê-lo é considerado Suborno (ver seção 5.2).
Ignorância desta regra não é uma defesa por ter infringido ela, e fazê-lo leva a uma penalidade de desqualificação (ver IPG 4.4: Suborno e Apostas). Um jogador que é oferecido qualquer recompensa ou incentivo deve alertar um juiz imediatamente.
Se um jogador se recusa a jogar, assume-se que o mesmo concedeu a partida.
Mas ajuda a todos os outros se esse jogador se lembra de verificar a caixa “Drop” em sua filipeta de resultado da rodada anterior. Um jogador estar presente, mas se recusando a jogar por algum motivo cai sob este ponto, embora isso seja excepcionalmente raro.