Os jogadores podem usar protetores plásticos de cards ou outros dispositivos de proteção em cards.
Frequentemente jogadores estarão utilizando protetores para proteger seus cards da sujeira e fricção que eles seriam expostos pelo uso contínuo. Confirmado que eles não interferem com o embaralhamento, ou que não podem ser considerados ofensivos, eles serão permitidos com as seguintes condições.
Se um jogador escolhe usar protetores de cards, todos os protetores devem ser idênticos e todos os cards no seu deck devem ser colocados nos protetores da mesma maneira.
Ter um grimório com protetores de marcas/tipos/cores/condição/tamanho diferentes não é permitido, já que isso permite que os jogadores diferenciem as cartas. Adicionalmente as condições dos protetores devem ser notadas. Se a maioria dos protetores está desgastada e usada no lado visível estando no grimório, mas alguns protetores estão em uma notável melhor condição, os protetores não são idênticos. Outra prática comum é utilizar ‘’protetores duplos’’ no grimório, nesse caso todas as cartas devem ter dois protetores para que não exista variação na rigidez e espessura das cartas no grimório. Desvios notáveis da natureza idêntica dos protetores deve ser considerado Cartas Marcadas.
Se os protetores apresentam hologramas ou outras marcas semelhantes, os cards devem ser inseridos nos protetores para que essas marcas só apareçam nas faces frontais dos cards.
Para prevenir informação sendo revelada por refletir a face de uma carta acima numa pilha todos os hologramas e similares devem estar apenas na face do protetor do card.
Durante uma partida, um jogador pode solicitar que um juiz inspecione os protetores de cards do seu oponente.
Se um jogador acha algo suspeito ele pode pedir a um juiz para checar Cartas Marcadas nos protetores de seu oponente. O processo para isso é parecido com o de uma checagem de grimório, onde as cartas são rapidamente examinadas para diferenças ou problemas. Deve ser notado que todos os protetores podem ser considera marcados se examinados atentamente, e isso deve ser considerado quando se avaliar protetores.
O juiz pode proibir aqueles protetores de cards, se ele acredita que eles são marcados, danificados, ou de qualquer outra condição ou design que interfira com o embaralhamento ou com o jogo.
No evento de se determinar que os protetores de cartas estão interferindo com o jogo ou comprometendo a integridade do jogo, o juiz pode exigir que se use protetores substitutos pelo restante do torneio.
No interesse da eficiência, o juiz pode optar por adiar qualquer mudança de protetores para o final da partida.
O ato de exigir que um jogador troque seus protetores no meio de uma partida é inegavelmente prejudicial, se o juiz sentir que não há necessidade urgente, adiar a troca para depois da partida é uma alternativa superior. Se necessário uma extensão de tempo pode ser dada para completar a tarefa e permitir que o jogador continue no torneio.
Torneios com Nível de Aplicação de Regras Competitivo e Profissional impõem restrições adicionais nos protetores.
Devido a natureza do Nível de Aplicação de Regras Competitivo e Profissional, restrições adicionais são fixadas para reduzir a chance de a integridade do evento ser comprometida. Como tal nesses eventos as seguintes observações e regulamentos devem ser aplicadas e consideradas.
Protetores altamente refletivos não são permitidos. Protetores com padrões holográficos na frente ou nas costas de alguns ou de todos os protetores não são permitidos.
Se um protetor tem a parte de trás altamente espelhada, informação pode ser ganha quando se pegar cartas do grimório onde algumas características podem ser observadas, como se a carta é ou não um terreno, ou que cor ela é. Isso claramente não é algo que possa ser permitido, devido ao risco que cria.
A restrição em padrões de holograma na frente é em vista de maximizar a clareza do jogo, assim como não prejudicar a visualização da carta para ambos os jogadores. Deve ser notado que devido a natureza insignificante de algo como o adesivo do logo da Ultra Pro, o seu posicionamento e tamanho não o torna um fator quando se avaliar os protetores.
Protetores com artes gráficas em suas costas podem ser submetidos a exame complementar, especialmente se não houver uma borda sólida em torno dos cantos.
Com bordas sólidas um jogador não pode facilmente esconder marcações nos protetores que podem ser vistos quanto as cartas estão em uma pilha, ao passo que sem uma borda sólida, anormalidades são bem mais difíceis de se notar, e demandam então estudo extra quando se avaliar os protetores.
Ao usar protetores em cards de dupla face, os protetores devem ser completamente opacos.
No evento de um jogador estar usando cartas de face dupla em vez de uma carta de Checklist, o protetor não deve deixar qualquer indicação que uma carta de dupla face está nele. Frequentemente a maneira mais fácil de observar isso é olhar a parte de trás do protetor em diversos ângulos na luz para determinar sua opacidade. Se o protetor for provado inefetivo em prevenir que se revele a natureza da carta de face dupla o jogador precisará ou usar cartas de checklist apropriadas, ou usar, novos, adequados protetores. A infração de Cartas Marcadas também pode ser aplicada.
O Juiz-Mor é a autoridade final sobre a permissão de uso de protetores.