Jogadores podem usar quaisquer Cards de Jogo autorizados das expansões de Magic: The Gathering, coleções básicas, coleções especiais, suplementos e impressões promocionais. Cards de Jogo autorizados são cards que, não alterados, reúnam as seguintes condições:
- O card é genuíno e publicado pela Wizards of the Coast.
É importante lembrar que cards falsos de Magic existem. Normalmente, esses cards podem ser identificados como falsos sob exame minucioso. Se esses cards são encontrados em uso em um torneio, eles não devem continuar a serem utilizados. Além disso, o jogador utilizando o card pode não perceber que são falsos, então além de alertar que ele está utilizando e que devem ser substituídos, nós, como juízes, não devemos tomar qualquer ação seguinte a menos que nós acreditemos que ele sabia e utilizava os cards intencionalmente.
Além disso, Oficiais do Torneio não tem autoridade legal de confiscar cards falsos e não devem tentar fazer. Interromper seu uso é suficiente.
- O card tem um verso padrão de Magic, é um card dupla-face ou é um card que é parte de um par que se funde.
Artist proofs são impressas pela Wizards of the Coast, mas não tem o fundo padrão de card de Magic. Eles são portanto ilegais para jogo em torneio.
- O card não tem cantos quadrados.
Cards de Collector’s’ Edition tem borda preta na face, mas não tem bordas arredondadas e possuem uma borda dourada no fundo. Esses cards não são legais para uso em torneio. Além disso, folhas de cards sem ser cortadas são algumas vezes cortadas para uso. É importante que esse card tenha a mesma borda que todos os outros cards.
- O card não tem bordas prateadas ou sem borda estruturada
Cards de Unglued e Unhinged tem bordas prateadas com um fund similar ao de um card comum de Magic. Esses não são cards legais para jogo. Cards de borda dourada também existem, e eles não tem o fundo padrão de card de Magic.
- O card não é um card de ficha.
Fichas são utilizadas para representar objetos que não existem como cards de Magic normais. Apesar de fichas oficiais de Magic existirem, não é necessário que elas sejam utilizadas em partidas do torneio.
- O card não está danificado ou modificado de uma forma que possa torná-lo marcado.
Cards significantemente amassados podem ser distinguidos de outros de um grimório, mesmo em protectors. Além disso, cards alterados podem ser mais grossos que outros cards do deck, dependendo do método utilizado para alterar o card. Se qualquer card puder ser distinguido dos outros cards no deck sem ser necessário ver sua fronte, então esses cards não são legais para jogo em torneio.
- O card é permitido para o torneio conforme definido pelo formato.
Os cards sendo jogados no deck devem ser de uma edição que seja legal no formato, mesmo que a impressão seja de uma edição antiga e ilegal. Por exemplo, é legal utilizar a versão de Stronghold de Fuga de Mana no Modern, mesmo que Stronghold não seja legal no formato.
O Juiz-mor de um torneio pode providenciar um card substituto (consulte seção 3.4) para um card que ficou gasto ou danificado durante o torneio.
Detalhes adicionais sobre proxies pode ser encontrado na seção 3.4 do MTR, mas é importante notar que uma proxy pode ser apenas entregue pelo Juiz Mor do evento, e deve apenas ser feita no caso de um card danificado no decorrer do torneio, ou de um produto limitado danificado/com erro de impressão. O original danificado deve ser mantido perto da área do jogo, e substituir a proxy quando o card estiver na pilha ou em campo.
Quaisquer outros cards que não sejam cards autorizados são proibidos em todos os torneios sancionados
Qualquer card que não atende o critério acima, incluindo proxy feitas em casa, não podem ser utilizado em um torneio que é sancionado por uma loja WPN. Apesar de existirem eventos que permitem proxy (geralmente Vintage, Legacy e Commander), esses eventos não devem ser feitos como um torneio sancionado com o software WER de reporte.
Cards de terrenos básicos de Unglued e Unhinged são autorizados em torneios sancionados de Magic.
Apesar da maior parte das impressões de Unglued e Unhinged serem feitas com borda prateada, os terrenos básicos foram impressos com bordas pretas tradicionais. Eles podem ser utilizados em qualquer torneio sancionado.
Os jogadores podem usar cards de Alpha somente se o deck estiver em protetores opacos.
Cards de Alpha tem bordas que são significantemente mais arredondados que cards de Beta em diante. Eles podem facilmente ser distinguidos de outros cards do deck se o sleeve for translúcido.
Jogadores podem usar cards autorizados que não estejam em inglês e/ou com erros de impressão, desde que não utilizados para obter vantagem por conter textos ou imagens incompletas. Cards promocionais sem texto oficiais são autorizadas em torneios de Magic em que elas deveriam ser de outras formas permitidas.
Não é necessário que jogadores joguem com cards que são impressos na língua nativa da área em que o torneio está sendo jogado. Se um jogador precisa saber o que um card faz, tanto por estar em uma língua que ele é incapaz de ler, ou por ser uma impressão sem texto, ele pode chamar o juiz perguntar pelo texto do Oracle. Existem alguns famosos erros de impressão em que a arte é diferente do card comum. Por exemplo, a versão em alemão de Revised tem uma Floresta (Wald) com arte de planície. Esses cards, apesar de uma interessante curiosidade, criam situações ambíguas e confusas e portanto não devem ser utilizados em torneio.
Modificações artísticas são aceitáveis em torneios sancionados, desde que as modificações não tornem a arte do card irreconhecível, contenha dicas estratégicas substanciais ou contenha imagens ofensivas. Modificações artísticas também não podem obstruir ou alterar o custo de mana ou o nome do card.
O Juiz Mor de um evento pode decidir permitir ou não qualquer card alterado, mas é importante manter as orientações acima em mente. Se a arte ainda é reconhecível, o nome e custo de mana não estão obstruídos, e o card não é distinguível de nenhum outro card enquanto em uma zona oculta, então ele pode ser permitido. A potencial ofensividade de uma alteração é uma área mais subjetiva, e deve ter uma abordagem mais conservadora.
O Juiz-Mor é a autoridade final em cards autorizados para um torneio.
Para garantir consistência em qualquer torneio, o Juiz Mor é o único a decidir a legalidade de um card. É uma boa prática que jogadores donos de cards alterados obtenham autorização quanto aos cards antes do começo do torneio.
Se for requisitado a um jogador que substitua um card de seu deck e ele for incapaz de achar um substituto, o jogador pode substituir o card por um card de nome Planície, Pântano, Ilha, Montanha ou Floresta de sua escolha. Isso também se aplica a cards que foram perdidos e devem ser substituídos para tornar um deck válido.
Nunca atribua proxies para cards marcados, a menos que seja um evento de formato limitado e o card tenha sido aberto marcado. Foils em um ambiente úmido algumas vezes estão marcadas ao sair do booster. Note que cards perdidos do sideboard não são necessários de serem substituídos por terrenos básicos. O jogador pode reverter para configuração original se substitutos aceitáveis forem encontrados mais tarde no evento. Por favor note que Ermos e terrenos nevados não são terrenos aceitáveis para substituição.