Pequenos objetos (por exemplo, esferas de vidro) podem ser utilizados como marcadores e colocados no topo do próprio grimório ou cemitério de um jogador como um lembrete para efeitos durante o jogo. Estes marcadores não podem disfarçar o número de cartas restantes na referida zona nem cobrir completamente qualquer card.
Jogadores frequentemente colocarão algo no topo de seus decks para lembrarem-se de uma habilidade desencadeada na manutenção, como rebote, e ocasionalmente jogadores colocarão algo no topo de seu cemitério para lembrá-los de alguns efeitos contínuos. ‘’Pequeno’’ é muito subjetivo, e existem histórias de um jogador utilizando um aquário de plástico para cobrir completamente seu grimório e impedí-lo de comprar uma carta antes de lembrar da habilidade desencadeada na manutenção. A regra chave é que o item não pode esconder as cartas, não pode tornar difícil ver qualquer carta revelada, e não pode ser uma carta ele mesmo.
Jogadores usando marcadores para representar os componentes do jogo (por exemplo, permanentes) devem ter uma maneira de representar claramente qualquer estado no jogo, como quando uma permanente está virada.
Jogadores frequentemente usarão dados, miçangas, moedas, ou outros tais itens para representar fichas. Isso é perfeitamente aceitável, mas eles devem ser capazes de mostrar se estão ou não virados.
Protetores ou cards com a face para baixo que parecem semelhantes a protetores ou cards de qualquer jogador não podem ser usados como marcadores.
Nós tentamos preservar o estado de jogo de ficar desnecessariamente confuso, então ter algo representando uma ficha e não tornar óbvio que é uma ficha é um pouco problemático. Já que protetores e versos de cartas podem ser confundidos com cartas reais ou com criaturas com metamorfose, eles não são permitidos já tal confusão poderia surgir
Um oficial de torneio pode proibir o uso de marcadores de jogo que podem causar confusão ou que são considerados inapropriados ou ofensivos.
Nós estamos sempre visando criar um ambiente aconchegante em eventos de Magic, e assim como comportamentos, artes alteradas e camisetas, às vezes as fichas customizadas de um jogador podem passar dos limites. Se um juiz acredita que algo que um jogador está utilizando causou alguma perturbação ou desconforto, o juiz pode também acompanhar isso com uma penalidade de Conduta Antidesportiva – Menor. Adicionalmente, se não for claro o que exatamente uma ficha representa, um juiz pode pedir que ele utilize algum outro método para torná-la mais clara. Não há uma linha de corte clara aqui, então o uso do julgamento do Oficial de Torneio é necessário.