Erros de Jogo são causados por jogadas incorretas ou imprecisas de tal forma que resulta em violações das Regras Abrangentes de Magic.
Estes são erros cometidos durante uma partida, quando pelo menos um jogador viola involuntariamente as regras abrangentes. Erros de Jogo podem ocorrer por várias razões: jogadores ficam cansados, distraídos, jogam muito rápido, não conhecem algum card ou não compreendem completamente como as regras se aplicam a uma situação mais complexa. São situações nada excepcionais, e por isso mesmo os Erros de Jogo são uma categoria comum de erros.
Muitas infrações se enquadram nesta categoria e seria impossível enumerar todas.
O guia abaixo foi projetado para dar aos juízes uma estrutura de como proceder com um erro de jogo.
A maioria das infrações de erro de jogo é tratada como se tivessem sido cometidas sem a intenção de cometê-las.
Nós gostamos de acreditar que jogadores são honestos e, quando atendemos a uma mesa, não acusamos os jogadores de Trapaça. Isso pode mudar assim que fizermos algumas perguntas, mas quando nós começamos, nossa hipótese inicial é a de que estamos lidando com um erro não intencional.
Se um juiz acredita que o erro foi intencional, ele deve primeiro considerar se ocorreu uma infração por Conduta antidesportiva – Trapaça.
Com exceção de Falha em Manter o Estado de Jogo, que nunca é aumentada, a terceira ou subsequente infração de Erro de Jogo da mesma categoria é aumentada para Perda de Jogo. Para eventos em vários dias, as penalidades que contam para estas infrações reiniciam entre os dias.
Por fim, lembre-se de que são a terceira e as subsequentes penalidades – não Advertências – que ensejam o aumento. Se um jogador cometeu duas Violações de Regras de Jogo que foram aumentadas para uma Perda de Jogo cada, e aquele jogador comete, na sequência, uma outra Violação de Regra de Jogo, a penalidade desta também será aumentada para uma Perda de Jogo. A respeito da infração Falha em Manter o Estado de Jogo, esteja preparado para alguns jogadores que não vão entender o porquê de estarem recebendo uma penalidade. “Mas juiz, eu não fiz nada errado!” Use alguns momentos para explicar ao jogador a razão de ele estar recebendo uma Advertência, e, se ele ainda quiser argumentar ou discutir a respeito, diga a ele que vocês podem conversar depois da partida. Ainda que haja a aplicação de uma Advertência, nós nunca aumentamos a penalidade por Falha em Manter o Estado de Jogo. Isto se dá porque nós não queremos desencorajar os jogadores de chamar um juiz. Receber uma Perda de Jogo porque meu oponente cometeu Erros de Jogo e eu não percebi causa uma sensação péssima. E, se essa for a terceira vez durante o torneio em que um de meus oponentes cometeu um Erro de Jogo e eu não notei a tempo, eu posso ficar relutante em chamar o juiz que vai aumentar a penalidade da minha Falha em Manter o Estado de Jogo para uma Perda de Jogo, e, assim, escolher fingir que eu não vi nada. Nós não queremos que a nossa política estimule Trapaça. Mas, então, se nós não aumentamos essa infração, por que nós aplicamos Advertências? Por dois motivos: o primeiro é que o simples fato de o jogador receber uma Advertência costuma ser suficiente para que este passe a prestar mais atenção a seus jogos. O segundo é que essas infrações são registradas e monitoradas. Se um jogador vem cometendo repetidas Falhas em Manter o Estado do Jogo, e os erros correlatos são usualmente em seu favor, então registrá-las fornece aos juízes uma ferramenta para rastrear esse comportamento – e quando nós as adicionamos a um banco de dados maior, tal rastreamento passa a ser possível entre múltiplos eventos.