3.2 Erro de Torneio – Ajuda Externa
Penalidade: Perda de Partida
Definição
Um jogador, espectador, ou outro participante do torneio executa qualquer uma das seguintes opções:
● Busca conselhos de jogo ou informações ocultas sobre o seu jogo a partir de outros, uma vez que ele tenha se sentado para jogar.
Assim que um jogador senta para sua partida, ele não pode receber instruções ou informações de outras pessoas sobre a sua partida. Conversas casuais não são proibidas, a não ser que elas incluam informação que possa beneficiar um dos jogadores. Isto não inclui pedir conselhos quando os pareamentos são postados, na banca de trocas ou fora do recinto enquanto fumam um cigarro. Jogadores vão conversar sobre os decks que enfrentaram ou pensam que irão enfrentar. Nós não podemos controlar o que eles conversam no banheiro.
● Dá conselhos de jogo ou revela informações ocultas para os jogadores que se sentaram para a sua partida.
Este cenário geralmente acontece quando um jogador já acabou sua partida e está assistindo a um amigo jogar. Especialmente para jogadores que ainda se encontram no torneio, esse comportamento deve ser punido, e uma Perda de Partida deve ser aplicada. Tenha em mente que estamos tratando de conselhos sobre o jogo. “Não esqueça de atacar” é conselho de jogo. “Concede para irmos comer” não é conselho de jogo – muito embora ambas as conversas possam resultar no fim do jogo.
● Durante um jogo, consulta notas (exceto páginas da Oracle™) feitas antes do início oficial do jogo atual.
A forma das notas podem ser variadas, mas geralmente estão em papel. Olhar essas anotações entre os jogos é perfeitamente legal. No entanto, consultá-las durante um jogo não é permitido. Como exceção, a consulta a um texto oficial do Oracle é permitida a qualquer momento de um jogo. Normalmente os jogadores chamarão um juiz, quando surgir a necessidade dessa consulta, mas, caso alguém possua uma cópia impressa do texto Oracle das cartas em questão, essa pessoa poderá usá-la, desde que seja rápida.
Estes critérios também se aplicam a qualquer construção da decks e escolhas em drafts de um torneio limitado. Além disso, nenhuma nota de qualquer tipo pode ser feita durante um draft. Alguns formatos de times têm regras de comunicação adicionais que podem modificar a definição desta infração.
Durante eventos Limitados, seja o formato selado ou draft, jogadores no decorrer das porções de draft ou construção de deck serão tratados como se efetivamente estivessem em uma partida. Assim, qualquer comportamento que se encaixe nas definições acima será considerado Ajuda Externa e submetido à mesma penalidade. Exemplos são: “Você forçou branco?”, “Quantas florestas devo usar?” ou “O que devo tentar montar durante o draft?”. Em alguns formatos, como Gigante de Duas Cabeças, os membros da equipe podem discutir decks e estratégias entre eles.
Anotações feitas fora do jogo em curso só podem ser referenciadas entre os jogos, e devem estar sob posse do jogador desde o início da partida.
Estas notas podem ser um guia de como utilizar a reserva em diferentes partidas. Uma nota tomada durante o primeiro jogo de uma partida pode ser utilizada durante o jogo dois. O “começo da partida” é a linha limite porque necessitamos de uma, e esta é a que mais faz sentido. Jogadores não podem checar a internet por estratégias de utilização da reserva entre os jogos.
Exemplos
A. Durante um jogo, um jogador consulta notas que foram criadas antes do torneio.
B. Um espectador informa a jogada correta para um jogador que não havia solicitado tais informações.
Filosofia
Torneios devem testar a habilidade de um jogador, e não a sua capacidade de seguir conselhos ou direções externas. Alguns conselhos estratégicos, assessoria no jogo, ou conselho de construção de um deck a partir de uma fonte externa é considerada Ajuda Externa.
Um jogo é disputado por dois jogadores. Não entre um jogador e seu amigo, ou o Google ou o universo do Twitter. Ajuda Externa pode ser uma palavra, um pedaço de papel ou um gesto. Pode ser a mera solicitação de conselho. Se houve comunicação que pode ter transmitido ajuda estratégica a um dos jogadores, então esta deve ser tida e tratada como Ajuda Externa. Porém, tenha em mente (e isto é controverso em muitos círculos) que dizer ou perguntar pelo o resultado de outra partida a um jogador não configura Ajuda Externa, ainda que essa informação seja utilizada para terminar um jogo.
Modificações visuais nos cards, incluindo textos breves, que fornecem informações estratégicas menores ou sugestões são aceitáveis e não são considerados notas. Instruções detalhadas ou conselhos estratégicos complexos não podem ser escritas em cards. O Juiz Mor tem a decisão final do que se refere a card e notas aceitáveis para um torneio.
Alguns jogadores escrevem nos cards notas que podem conter informação estratégica. Diversas palavras, marcas, ou uma imagem são toleráveis, mas sentenças podem extrapolar o permitido. Marcar pequenos sinais na face de cards da reserva, ou “ataque comigo” em uma Esfera de Raios ou um Mago das Quinquilharias alterado com a imagem do artefato que se pretende buscar com sua habilidade. Caso você não tenha certeza sobre a admissibilidade de uma modificação desse tipo, pergunte ao juiz mor.
Espectadores que cometem essa infração podem ser convidados a deixar o local, caso não estejam inscritos no torneio.
Para jogadores que ainda estão no torneio, Ajuda Externa pode ser a Espada de Dâmocles que previne que eles ofereçam ajuda ou busquem sugestões de outros jogadores. No entanto, espectadores não precisam se preocupar com uma potencial punição pois eles não têm “uma próxima partida” à qual se aplicaria a Perda de Partida. Nesse caso, os juízes devem pedir, educadamente, que o espectador se retire da área de jogo. Isto servirá de aviso a outros espectadores que não conseguem se conter de que esse tipo de comportamento não será aceito. Não estar inscrito no torneio não protege ninguém desta infração. Se um espectador não inscrito comete Ajuda Externa, inscreva-o no torneio, insira a penalidade no WER e retire-o do evento.