3.4 Erro de Torneio – Embaralhamento Insuficiente
Definição
Um jogador não intencionalmente falha em embaralhar suficientemente seu deck ou partes dele antes de apresentá- lo ao oponente ou esquece-se de apresentar o deck para que o oponente embaralhe. Um deck não está embaralhado se um juiz acredita que o jogador poderia saber a posição ou distribuição de um ou mais card do baralho.
Quando um jogador embaralha seu deck, o propósito é tornar a posição individual dos cards desconhecida. Se você acredita que é possível que o jogador possa saber, aproximadamente, a ordem dos cards de um grimório (por exemplo, um jogador sabe em qual metade do deck um card em particular está localizado, ou não embaralhou o suficiente para desfazer um arranjo de mágica, mágica, terreno), então o deck não foi embaralhado o bastante. O número exato de embaralhamentos necessários para tornar um deck aleatório não é conhecido, pois ele varia de acordo com a quantidade de cards a ser embaralhada. Entretanto, se você acredita que um deck não foi embaralhado suficientemente, então provavelmente estará diante desta infração. Uma vez que um jogador embaralhe seu deck por qualquer razão, ele é responsável por apresentá-lo ao oponente para mais uma rodada de aleatorização. Deixar de fazer isso também se enquadra nesta infração. Em geral, Embaralhamento Insuficiente ocorre quando o jogador é preguiçoso ou tem maus hábitos de embaralhamento. No entanto, caso você desconfie que o jogador tenha deixado de embaralhar corretamente de forma intencional, considere a possibilidade de Trapaça.
Exemplos
A. Um jogador esquece-se de embaralhar seu grimório depois de procurar um card.
B. Um jogador procura por um card, dá uma única embaralhada simples antes de apresentar seu deck para o oponente.
C. Um jogador falha em embaralhar a parte de seu deck que foi revelada pela resolução da habilidade cascata.
O primeiro exemplo é bem simples “ops, esqueci de embaralhar”. Você pode pensar que coisas assim nunca acontecem, mas quando várias ações estão sendo tomadas no jogo, isto é possível. O segundo exemplo é, provavelmente, o mais comum entre jogadores inexperientes ou apressados – aqueles que dão um ou dois cortes secos em seus decks. O terceiro exemplo é somente uma extensão do primeiro: um jogador deixa de embaralhar uma porção do deck ou um conjunto de cartas que deveriam ser embaralhadas, seja porque esqueceu ou porque pensou que não era necessário.
Filosofia
É esperado que os jogadores embaralhem seu deck completamente quando for requerido, e devem ter habilidade e entendimento suficientes de embaralhamento para fazê-lo.
Este é um jogo de cards e requer que estes sejam manipulados. É responsabilidade do jogador ser capaz de tornar a ordem de seus cards aleatória, e é razoável exigir dele que o faça.
No entanto, como o oponente tem a oportunidade de embaralhar depois que o jogador o faz, o potencial de tirar vantagem da situação é baixo se as políticas de torneio são seguidas.
É fácil tentar ou de fato obter vantagem através de Embaralhamento Insuficiente, desde tentar manipular o deck todo e sua distribuição de terrenos a adulterar a posição específica de apenas um ou dois cards. Antes, a penalidade para esta infração costumava ser uma Perda de Jogo, a fim de refletir o potencial de abuso envolvido, o que significa que jogadores novos ou preguiçosos recebiam Perdas de Jogo por não conhecer métodos adequados de embaralhamento ou por não dar o devido valor ao ato de embaralhar. Agora, os jogadores são obrigados a embaralhar o deck de seu oponente, quando este é apresentado. Isto virtualmente elimina o potencial de abuso. Com esta regra em vigor, podemos considerar uma Advertência como a penalidade padrão mais adequada.
Sempre que os cards de um deck puderem ser vistos, incluindo durante o embaralhamento, ele não é considerado embaralhado, mesmo se o jogador souber somente a posição de um dos cards. Espera-se que os jogadores tenham cuidado ao embaralhar para não revelar cards a si próprios, seu colegas de time, ou seus oponentes.
Os cards de um deck não devem ser revelados durante o processo de embaralhamento, caso contrário, sua ordem não será considerada aleatória (ainda que isso seja verdade para a maior parte do deck). Se você faz um riffle shuffle (embaralhamento americano) dez vezes, então repete o processo uma décima primeira vez com a face dos cards voltada para você, o deck deixa de ser considerado como embaralhado e você deve começar de novo. Em jogos de equipe, também não é aceitável embaralhar com a face dos cards voltada para longe do seu campo de visão, mas de forma que um de seus companheiros de equipe possa vê-la. Embaralhar seu deck de uma maneira que possibilite a seu oponente ver seus cards não é uma boa ideia, estrategicamente, mas não constitui uma infração.
Um jogador deve embaralhar seu deck utilizando múltiplos métodos. Embaralhar somente distribuindo em pilhas de forma padronizada não é suficiente. Qualquer manipulação, ordenação, ou empilhamento antes do embaralhamento é aceitável, desde que o deck seja completamente embaralhado depois.
Ao embaralhar, várias técnicas devem ser empregadas para garantir a aleatoriedade necessária. Um “método” comum é o pile counting (contagem em pilhas). Isto não é embaralhar, não faz parte do processo e não conta para gerar aleatoriedade. Isso porque, caso eu saiba a posição de um card antes de um pile counting, eu continuarei sabendo depois. De seis a oito mash shuffles (o método mais comum) devem ser suficientes para embaralhar um deck. Talvez menos, se apenas um card tiver de ser reembaralhado, como no caso da resolução de um Zênite do Sol Negro.
Solução Adicional
Embaralhe bem a parte aleatória do deck completamente.
A solução é simples: faça com que os jogadores embaralhem seus cards. Aproveite e explique rapidamente a eles por que é necessário embaralhar bem, tanto seus próprios decks, como os de seus oponentes. Como prática geral, juízes não devem embaralhar decks. Deixe que os jogadores o façam. Isto previne que juízes estejam envolvidos caso algum protetor de card se rompa ou algum card caia. Também evita que os jogadores culpem os juízes, caso venham a comprar mal na sequência de um embaralhamento.
Tenha em mente que a posição de alguns cards pode ser conhecida no deck. Esta, então, deve ser preservada, caso aqueles cards não devessem estar incluídos no embaralhamento. Ao tentar corrigir problemas de Embaralhamento Insuficiente, é uma boa ideia procurar nos cemitérios e entre as permanentes no campo de batalha por efeitos que pudessem colocar cards em posições conhecidas. Perguntar sobre os cards conhecidos no deck também é necessário. Tente levar todos esses pontos em consideração sempre que embaralhar um deck fizer parte da correção de uma infração.