3.5 Erro de Torneio – Problema de Deck/Listagem do Deck
Penalidade: Perda de Jogo
Definição
Um jogador comete um ou mais dos seguintes erros envolvendo seu deck, lista de deck ou reserva:
O deck, lista de deck ou reserva contém um número ilegal de cards para o formato.
O deck, lista de deck ou reserva contém um ou mais cards que são ilegais no formato
Um card listado em uma lista de deck não é identificado pelo seu nome completo, e pode ser interpretado como um dentre múltiplos cards. Nomes truncados de personagens da história (permanentes lendárias e planeswalkers) são aceitáveis, desde que eles sejam a única representação desse personagem no formato e são tratados como se referindo aquele card, mesmo que outros cards comecem com o mesmo nome.
O conteúdo do deck e da reserva de cards apresentados não correspondem à lista de deck registrada.
Esta infração não cobre erros no registro feitos por outro participante antes de uma troca de pool no selado, que deve ser corrigida a critério do juiz.
Cards em protetores diferentes, fichas, e cards dupla-face representados por cards curinga em uso são ignorados quando determinada a legalidade do deck.
Se há cards extras guardados junto com a reserva que poderiam ser jogados no deck daquele jogador, elas serão consideradas parte da reserva, a não ser que elas sejam:
Cards promocionais entregues como parte do evento
Cards de duas faces representadas por cards curinga no deck
Cards de duas faces sendo utilizadas para representar o lado “noite” de cards no deck. Esses cards não devem estar em protetores iguais aos utilizados no deck principal e/ou reserva
Jogadores que apresentam sua reserva removendo-a da caixa do deck e identificando-a para seu oponente no começo da partida não devem receber esta penalidade, mesmo que restem outros cards na caixa que não se encaixem em uma das exceções acima. Jogadores devem ser encorajados a desenvolver esse hábito.
Cards promocionais distribuídos durante o torneio constituem exceções porque, se não fosse assim, choveria Perdas de Jogo em GPs e RPTQs. Cards dupla-face também são exceção porque… Onde mais você os guardaria se estivesse utilizando cards curinga em seu deck? Esses cards dupla-face precisam estar em protetores diferentes (transparentes, por exemplo), para minimizar o risco de o jogador embaralhá-los no deck, seja de forma acidental ou intencional, acarretando a quebra do limite de 4 cópias de um card por deck.
Se cards da reserva estiverem faltando, tome nota disso, mas não aplique penalidades.
Lembre-se de que, durante torneios selados, é comum que jogadores troquem, joguem fora, ou juntem a suas coleções todos os cards do material recebido que não estejam no deck principal. Esse comportamento não deve ser penalizado. Contudo, devemos lidar com ele seguindo as instruções acima.
Exemplos
A. Um jogador tem 59 cards em seu deck, mas 60 listados na lista de deck.
B. Um jogador em um torneio Legado lista Mana Drain (um card banido) em sua lista de deck.
C. Um jogador tem uma lista de deck de 56 cards. Seu baralho real contém 60 cards, com quatro Delir (Dispel) listados.
D. Um jogador tem um Pacifismo em seu deck de um oponente anterior.
E. Um jogador lista “Sarkhan “em um formato com tanto “Sarkhan, Porta-voz dos dragões” e “Sarkhan Revigorado”.
Filosofia
Listas de deck são utilizadas para assegurar que decks não sejam alterados no decurso de um torneio.
Juízes e outros funcionários do torneio devem se lembrar de avisar os jogadores antes do torneio começar da importância de apresentar uma lista de deck válida e jogar com um baralho válido.
Um jogador normalmente recebe uma Perda de Jogo se a lista de se deck for alterada após o início das partidas do torneio.
Penalidades por listas de decks incorretas descobertas durante uma checagem de deck e erros de deck/reserva são emitidas imediatamente. Outras penalidades de lista de deck são emitidas no início da próxima rodada para minimizar a perturbação da rodada que está sendo jogada e fornece consistência no caso de alguns jogadores terem terminado de jogar a sua rodada antes que a penalidade possa ser administrada.
Agora, isto não se aplica se você perceber que o deck é ilegal; por exemplo, uma lista de Moderno com um Sol Ring!
Nomes ambíguos ou pouco claros na lista de deck podem permitir que um jogador manipule o conteúdo de seu deck até o ponto em que eles são descobertos. O Juiz Mor pode escolher não aplicar esta penalidade se acreditar que o que o jogador escreveu na sua lista de deck é óbvio e não ambíguo, mesmo que não seja o nome completo e correto do card. Em torneios selados, o Juiz Mor pode escolher não aplicar uma penalidade por erro em escrever os números dos terrenos básicos no lugar errado se ele acreditar que a quantidade que está sendo utilizada no deck seja obvio. Isto deve ser determinado unicamente pelo que está escrito na lista de deck, e não baseado na intenção ou no conteúdo do deck: precisar checar o deck para confirmação é um sinal de que a entrada não é óbvia.
Conferir e confirmar os cards no deck em correspondência à lista, nessa situação, causa excesso de trabalho e perda de tempo por parte da equipe de conferência de decks. Esse tipo de problema envolve o juiz mor trabalhando para compreender qual seria o card, e depois para determinar se há outros cards que poderiam ser jogados no deck, confundidos, ou de qualquer forma interferir numa possível identificação dessa carta, e então, finalmente, ver se o card de alguma maneira se encaixa no deck. Isso requer um esforço enorme dos juízes, ao passo em que não há tanto esforço por parte do jogador em preencher a lista corretamente.
No entanto, alguns erros são puramente de registro e bem óbvios. Nesses casos, o juiz mor pode simplesmente optar por não aplicar uma penalidade. Nem mesmo uma Advertência. Se o erro é realmente óbvio, não haverá dúvidas sobre qual é o card. Não há nem razão para se conferir. No entanto, nem todos juízes veem “o óbvio” da mesma maneira. Alguns tendem a expandir o significado da palavra e sua abrangência. Para determinar se óbvio é óbvio o suficiente, use esses parâmetros: Se você tiver que gastar tempo debatendo se é óbvio, então não é óbvio, obviamente! Trivial, não? Se você tiver que conferir o deck para ver o que está realmente nele, então também não é óbvio o suficiente. Por exemplo, “U/B shockland” é uma carta óbvia, assim como “Templo B/G”. O juiz não precisa olhar nem conferir o deck para saber qual é qual. O mesmo vale para “Bob”. “Goyf” é um pouco mais arriscado, mas o autor deste texto acha que está mais para óbvio do que para duvidoso.
Agora, o que dizer de uma situação em que o jogador escreve o nome de um card trocado? Por exemplo, “Templo da Enfermidade” em um deck Preto e Verde que fisicamente contém um Templo da Malícia, descoberto durante uma conferência de deck. É um erro puramente de registro? Provavelmente. É óbvio que ele queria dizer Templo da Enfermidade? Não, se você olhar apenas a lista do deck. Dessa forma, essa situação não é passível de uma diminuição de penalidade.
Toby Elliot escreveu um post de blog maravilhoso sobre o que deve ou não ser considerado óbvio.
Solução Adicional
Remova do deck e da reserva quaisquer cards que sejam ilegais para o formato ou que violem o número máximo permitido, corrija quaisquer falhas em restaurar o deck e reserva para sua lista original após uma partida, restaure quaisquer cards perdidos se eles (ou cópias idênticas) puderem ser localizados, e então altere a lista de deck para refletir o deck remanescente.
Para se recompor um deck em que cards tenham sido perdidos, um tempo “razoável” deve ser dado para que o jogador encontre cópias substitutas para os cards perdidos. No entanto a quantidade exata de tempo a ser dada fica a critério do juiz mor. Na experiência geral, 10 minutos é o limite de tempo considerado apropriado, e, caso o jogador consiga retornar com seu deck recomposto dentro desse limite, o tempo decorrido deve ser acrescido à partida na forma de uma extensão. Se o jogador exceder os 10 minutos, a extensão pode extrapolar o adequado para o bom andamento do torneio, e uma penalidade por Atraso deve ser considerada.
Se o deck/reserva remanescente tiver muito poucos cards, adicione terrenos básicos da escolha do jogador para alcançar o número mínimo, essa mudança pode ser revertida caso o jogador encontre cards substitutos para os cards perdidos.
Para lidar com essa possibilidade, o juiz pode adicionar ao deck terrenos básicos da escolha do jogador, de forma a restabelecer a legalidade desse deck. A substituição de cards da lista por terrenos básicos pode ocorrer, também, caso cards tenham sido perdidos e substitutos não puderem ser encontrados.
Se os cards forem encontrados posteriormente, então é correto que se removam os terrenos básicos e que o jogador possa jogar com as cartas que deveriam estar em seu deck.
Se o deck e a lista de deck ambos violarem a restrição de máximo de cards (usualmente cards demais na reserva ou mais de quatro cópias do mesmo card), remova cards começando pelo fundo da seção apropriada da lista.
Diminuição
Se for descoberto que um deck está com cards faltando após os jogadores começarem a comprar suas mãos iniciais e se os cards desaparecidos puderem ser localizados, aplique uma Advertência e embaralhe aqueles cards de volta no deck. Se o card ou cards perdidos estiverem no deck do oponente, embaralhe-os no deck de seu dono e aplique uma advertência a ambos os jogadores. Se os cards perdidos estiverem na reserva e este não for o primeiro jogo, escolha aqueles a serem embaralhados no deck de forma aleatória dentre os cards da reserva.
Isso também engloba algumas situações estranhas em que um card do oponente vai parar no deck do jogador. Nesse caso, o juiz coloca o card de volta no deck certo, aplica uma Advertência a ambos os jogadores e faz prosseguir o jogo.
Diminuição
Se um jogador, antes de tomar qualquer ação de jogo, descobre cards incorretos em seu deck e demonstra conhecimento disso neste ponto, aplique uma Advertência, conserte o deck, e se o jogador já comprou a mão inicial, instrua que o jogador faça um mulligan. O jogador pode continuar a tomar mulligans se desejar.
Isto se dá por causa da ideia acima – o jogador se acusou antes que pudesse obter vantagem (como abusar do erro de sua lista, por exemplo). Note que o IPG especifica claramente que é o Juiz Mor quem deve fazer proceder com essa diminuição!
Também vale notar que, ainda que o Guia de Procedimento para Infrações diga “o jogador percebe o erro e chama o juiz”, não importa se o jogador percebe o erro, comenta a respeito com seu oponente e este, por sua vez, chama o juiz. Ambos estão alertando sobre o erro. Neste ponto, a situação não deve ser uma corrida para beneficiar quem grita o “Juiz!” primeiro.
Se um jogador realiza um mulligan e então percebe um Problema de Deck/Lista de Deck, ainda estaremos em um momento considerado como “compra da mão inicial”. Dessa forma, a diminuição de penalidade ainda se aplica.