3.7 Erro de Torneio – Violação da Política de Comunicação
Definição
Um jogador viola a Política de Comunicação dos Jogadores detalhada na seção 4.1 das Regras de Torneios de Magic. Esta infração somente se aplica para violações dessa política e não a confusões de comunicação em geral.
Se houvesse um prêmio para a infração mais incorretamente aplicada, a Violação da Política de Comunicação teria uma prateleira atolada deles. É um equívoco comum que, a qualquer hora que ocorra uma falha de comunicação entre jogadores, os juízes queiram enquadrar o ocorrido como VPC. É tão comumente mal interpretada que, em Fevereiro de 2013, a infração foi renomeada de “Violação de Comunicação de Jogadores” para “Violação de Política de Comunicação”, a fim de ajudar os juízes a entender que ela lida com problemas de uma violação de política específica, não com problemas gerais de comunicação entre jogadores. Esta infração cobre violações de Política de Comunicação nas Regras de Torneio de Magic (seção 4.1), que são resumidas na seção abaixo.
Exemplos
A. Um jogador é perguntado sobre quantos cards ele tem na mão e responde “Três”. Alguns momentos depois ele percebe que tem quatro.
B. Um jogador diz que não jogou um terreno neste turno, mas é determinado depois que ela o fez e esqueceu
No primeiro exemplo, temos uma situação na qual o jogador estava incorreto sobre informação derivada. No segundo exemplo, temos uma situação em que o jogador estava incorreto a respeito de informação livre. As modalidades da infração presentes nesses dois exemplos são as mais comuns. Note que nenhum desses exemplos envolve uma situação em que um jogador pensou ter escutado seu oponente dizer algo diferente, nem uma situação na qual haja confusão sobre em qual etapa ou fase estejam.
Filosofia
Uma comunicação clara é fundamental quando se está jogando Magic. Enquanto muitas ofensas serão intencionais, é possível que um jogador cometa um erro legítimo e estes erros não devem ser penalizados severamente.
Todos concordamos que jogar Magic pessoalmente é bem diferente de jogar Magic Online. Comunicação clara deve ajudar os jogadores a expressar seus pensamentos e assegurar que o jogo seja jogado corretamente. Nós queremos que os jogadores falem entre si. Nós queremos que se comuniquem. Mas jogadores são humanos e vão cometer erros. Quando um jogador responder a uma pergunta com uma informação incorreta, e você acreditar que ele não tenha feito isso intencionalmente, ele deverá receber uma Advertência. Nós não queremos uma penalidade mais pesada, porque não desejamos que os jogadores fiquem receosos em se comunicar entre si por medo de receber uma penalidade.
Consulte a seção 4.1 das Regras de Torneios de Magic para uma explicação completa da política. Ela pode ser resumida desta forma:
● Os jogadores precisam responder todas as perguntas feitas a eles por um juiz de forma completa e honesta, independente do tipo de informação requerida. Os jogadores podem pedir para fazê-lo fora da mesa.
● Os jogadores não podem representar informações derivadas ou livres incorretamente.
● Os jogadores precisam responder completamente e honestamente qualquer pergunta específica relacionada a informações livres.
A política é um pouco mais complicada que o resumo acima, então é recomendável que você leia, no MTR, a Política de Comunicação, que governa quais informações os jogadores têm de prover a seus oponentes. Um jogador pode deixar de responder certas perguntas para o oponente, mas, a um juiz, o jogador deve sempre responder qualquer pergunta. Juízes esperam (e podem exigir) que jogadores respondam às suas perguntas. Se um jogador responde a uma pergunta ou diz algo sobre uma informação livre ou derivada, então aquela informação deve estar correta. Se um jogador pergunta a seu oponente sobre informação livre, este deve responder completa e honestamente. Se indagado sobre informação derivada, o jogador deve ser honesto com o oponente, mas não é obrigado a responder completamente.
Solução adicional
Um retrocesso pode ser considerado em casos onde um jogador agiu claramente em cima de informações incorretas fornecidas por seu oponente. O retrocesso deve ser para o ponto da ação onde houve o problema e não no ponto em que a falha de comunicação ocorreu.
Algumas vezes, esta infração não gera problemas. Em outras, ela gera. Normalmente você, como juiz, só receberá chamados quando houver problemas, e deverá considerar um retrocesso. Se eu perguntar qual o poder e resistência de uma criatura e receber a resposta “2/3″, eu posso me sentir seguro para atacar com uma 3/3. Mas se eu descobrir, durante a declaração de bloqueadores, que a criatura era na verdade uma 3/4… Bem, eu teria feito as coisas de outra forma, se você tivesse me respondido direito. Eu baseei minhas decisões em informações que me foram dadas por você, uma vez que a Política de Comunicação me diz que posso esperar uma resposta verdadeira do meu oponente, a respeito de certos tipos de informação. Este não foi um caso em que houve um erro de jogo ou de estratégia. Neste caso, é claro que eu tomei decisões baseadas em informações erradas, então um retrocesso, conforme descrito na seção 1.4, pode ser considerado.