3.8 Erro de Torneio – Cards Marcados
Definição
Os cards no deck de um jogador estão marcados ou orientados de uma forma que poderia dar potencialmente uma vantagem para aquele jogador.
Um card deve ser identificado apenas por sua face da frente. Poder identificar um card, ou características de um card por qualquer outra coisa que não seja a sua face é um problema. Isso se aplica a marcações físicas, como arranhões, vincos ou amassados, assim como se aplica à orientação relativa dos cards no deck – por exemplo, se todos os terrenos estão virados ao contrário em relação aos demais cards no deck. Se um card pode ser identificado olhando pela lateral (por exemplo, durante o embaralhamento), isso também é um problema que precisa ser corrigido, seja trocando o protetor, seja trocando o próprio card, a depender da situação. Por favor, atente para o fato de que esta infração lida apenas com problemas que envolvam abuso potencial. Se você acredita que haja abuso de fato, então nós estaremos lidando com a possibilidade de Trapaça.
Nós só aplicamos esta infração se os cards marcados estiverem no deck do jogador, a princípio desconsiderando a reserva. Se os cards na reserva têm marcas diferentes ou os protetores parecem mais novos que os do deck, nós só aplicaremos esta infração depois que o jogador incluir os cards marcados em seu deck para um jogo. Se você descobrir este problema enquanto estiver fazendo uma conferência de deck, então você deverá avisar ao jogador sobre sua existência e sugerir que ele utilize os protetores do deck principal quando incluir cards da reserva entre jogos.
Exemplos
A. Um jogador tem pequenas marcas em alguns dos seus protetores. As marcas estão em uma Montanha, um Hierarca Loxodonte e uma Hélice de Raios.
Não existe um bom argumento para tratar um terreno, uma criatura e uma instantânea como um padrão de cards marcados. No entanto, cards que estejam individualmente marcados ainda são problemáticos. Caso um jogador perceba essas marcas, ele poderá levantar hipóteses sobre a identidade dos cards durante seus jogos (“esta carta do meu deck é uma Montanha, um Hierarca Loxodonte ou um Raio”), acessando, assim, conhecimento indevido sobre qual card estaria no topo do seu deck.
B. Um jogador sem protetores tem vários cards foil que se destacam significativamente do resto do seu deck
Cards foil têm uma tendência a se curvar. É possível que, associado ao mal cuidado, esses cards se curvem de uma forma que os torne perceptíveis no deck. Novamente, um jogador que saiba quais foils estão em seu deck, e perceba a diferença entre os cards, pode formular um palpite mais preciso acerca da identidade dos cards curvos. Lembre-se de que nem todas as foils são consideradas cards marcados e nem todos os cards curvos são foils. Sejamos bem claros, aqui: o fato de o seu deck conter foils em um padrão específico (todos os terrenos, por exemplo) não significa que este esteja marcado; o que torna os cards marcados é a curvatura (quando há), não o fato de serem foil.
Filosofia
Protetores e cards tornam-se frequentemente usado ao longo de um campeonato, e, contanto que o jogador não se esteja tentando tirar vantagem deste, abordar a situação é suficiente na maioria dos casos. Note-se que quase todos os protetores podem ser considerados marcados de alguma forma, os juízes devem manter isso em mente quando determinam as penalidades.
Torneios são demorados, com muitos torneios durando mais de 8 horas de Magic efetivamente jogado. Jogar Magic – especialmente embaralhar cards – durante mais de 8 horas, fará com que alguns protetores se rasguem, outros se amassem, apresentem arranhões ou cantos dobrados. Desde que essas marcações não façam com que um card se torne identificável, é simples o suficiente apontar o problema, aplicar a penalidade e pedir ao jogador que troque seus protetores. Seja cuidadoso, no entanto: se você procurar por tempo suficiente, provavelmente vai encontrar marcações em todos os cards do mundo. Isso não significa que eles estejam marcados.
Nos casos de cards marcados, educar os jogadores para embaralhar os cards e os protetores antes de por os cards nos protetores é muito importante.
É sempre importante explicar por que você está aplicando uma infração em particular a um jogador, mas, com Cards Marcados, você também precisa explicar aos jogadores como evitar que isso se repita no futuro. Tipicamente, os jogadores não vão saber que há um problema até que você exponha a eles a existência de um.
Além disso, existem alguns passos adicionais que os jogadores devem seguir quando forem colocar protetores em seu deck. Por exemplo, os jogadores devem embaralhar seus protetores, bem como seus cards, antes de colocá-los nos protetores. Por vezes, alguns protetores são ligeiramente mais curtos que outros (isso pode acontecer com protetores de lotes diferentes, ainda que sejam vendidos como idênticos). Se o jogador embaralha os protetores primeiro, pode até existir a infração de Cards Marcados, o que implica uma correção, mas é improvável que seja algo sério. Se um jogador não embaralha primeiro, então pode ser que o deck fique com protetores de um tamanho e a reserva do deck com um tamanho diferente – um problema muito maior (veja a seguir)
Essa infração se aplica apenas para cards no deck do jogador. Protetores com marcas diferentes na reserva não são ilegais a não ser que eles sejam adicionados ao deck sem terem sido substituídos.
Digamos que todo o deck do jogador está com protetores, mas sua reserva não. Os cards da reserva estão marcados? Claro que não! Essas duas sentenças definem o limite entre Cards Marcados e cards que estão marcados, e o limite é o deck. Cards na reserva podem estar de qualquer maneira, até o momento em que são colocados no deck. Isso significa que, durante uma conferência de decks, você pode se deparar com protetores marcados que fariam os cards da reserva se destacar. No entanto, se eles não estiverem em uso no deck, isso não será considerado um problema.
Salvo em caso de investigação, os juízes são encorajados a alertar os jogadores sobre os cuidados com cards marcados na reserva.
Durante uma checagem de decks, se você encontrar alguns cards da reserva que estejam marcados, por favor avise ao jogador que ele precisará usar os protetores do deck principal, quando for utilizar aqueles cards de sua reserva. Não espere em silêncio que o jogador coloque aqueles cards no deck para emboscá-lo com uma penalidade. Dê o aviso de antemão. A exceção a isso são as investigações. Se você estiver investigando Trapaça, fica a seu critério não contar nada ao jogador, com a finalidade de colher mais informações para sua apuração.
Solução Adicional
O jogador precisa substituir o card(s) ou protetor(es) por uma versão sem marca ou, se não tiver protetores sendo usados, usar protetores que escondam as marcas.
Em uma situação em que os cards ou protetores de um jogador estejam marcados, haverá a necessidade de que eles sejam “desmarcados”. É fácil conseguir protetores novos na loja que estiver organizando o torneio, ou mesmo com os vendedores em um GP. Se estivermos falando sobre apenas alguns cards, a maioria dos pacotes de protetores vêm com alguns extras, ou talvez o jogador possa substituir protetores marcados do deck por protetores não marcados de sua reserva. Isso é especialmente importante em torneios em que o jogador não tenha colocado os cards de seu deck em protetores. Devido à frequência com que um deck deve ser embaralhado, cards sem protetores tendem a se tornar marcados rapidamente.
Se os próprios cards se tornarem marcados através do jogo no torneio, o Juiz Mor pode decidir emitir um card substituto
Se alguém tropeça e derruba água no deck de um jogador, nós não queremos que seja o fim do dia para ele, caso fique impossibilitado de jogar com seus cards. Conforme descrito no MTR 3.4, cards substitutos (proxies) para cards danificados ou marcados no decorrer de um torneio, assim como para produto selado com erro de impressão, podem ser emitidos de acordo com a determinação e o discernimento do juiz mor.
Se o jogador é incapaz de encontrar cards de substituição, ele pode substituir os cards por terrenos básicos e pode substituir os cards de volta se encontrar as cópias iguais aos cards perdidos.
Se um jogador já não pode mais usar alguns de seus cards pelo fato de estarem excessivamente marcados (por exemplo, os quatro Mestres de Caça da Derrubada do jogador estão totalmente curvos, e, dessa forma, não podem ser usados, o que acarreta um deck de 56 cards e, portanto, ilegal), então o jogador pode trocar esses cards por outras cópias do mesmo card ou por terrenos básicos. Se o jogador optar por encontrar cópias do mesmo card, por favor peça a ele para que se apresse e dê a ele 10 minutos antes de aplicar uma penalidade por Atraso. Se o jogador substitui os cards danificados por terrenos básicos, a lista do deck deve ser alterada para refletir o que o jogador está jogando agora, além de assegurar que ele não receberá mais penalidades por Problema de Deck/Listagem de Deck.
Aumento
Se o Juiz Mor acreditar que o dono do deck poderia tirar vantagem da situação por notar o padrão dos cards marcadas, a penalidade é uma Perda de Jogo.
Cards marcados que apresentem um padrão bem distinguível são, normalmente, um problema bem maior do que simples cantos desgastados. Por exemplo, em uma situação em que os protetores de um jogador não sejam opacos, cards dupla-face como Mestre de Caça da Derrubada podem ser vistos através do protetor. Já que todos os Mestres de Caça da Derrubada estão marcados dessa forma, o aumento de penalidade se torna necessário. Outros exemplos incluem: 11 cards têm marcações nos cantos e 10 destes são terrenos; todos os cards de criatura que são alvos de mágicas de reanimação em um deck estão ligeiramente curvos; em um jogo em que estão utilizando a reserva, os cards desta estão perceptivelmente mais novos.