4 CONDUTAS ANTIDESPORTIVAS
Conduta antidesportiva é um comportamento disruptivo que pode afetar a segurança, competitividade, entretenimento ou integridade de um evento de maneira significativamente negativa.
Esta é uma definição geral do que constitui uma “Conduta Antidesportiva” e é bem abrangente. Alguns de vocês podem pensar que isto cobre muito mais do que o esperado – mas tenha em mente que todas essas coisas são vitais para proporcionar uma boa experiência de torneio. Como juízes, nós devemos atentar para coisas que podem criar uma experiência negativa para os jogadores e lidar com elas de maneira apropriada.
Comportamento antidesportivo não é o mesmo que ausência de comportamento esportivo. Existe um grande número de comportamentos “competitivos” que certamente não são “legais” ou “esportivos”, mas ainda assim não se qualificam como “antidesportivos”.
É importante pontuar este esclarecimento: se um jogador não está sendo “legal” com você, não significa, necessariamente, que ele está apresentando conduta antidesportiva. Por exemplo, você não é obrigado a dizer “bom jogo” depois de uma derrota esmagadora. Não é mandatório cumprimentar seu oponente ou apertar sua mão. Seu oponente não é obrigado a dizer exatamente o que um card faz. Nenhum desses casos constitui Conduta Antidesportiva. Cada um é livre para manter sua “cara de jogador sério” durante uma partida.
O Juiz Mor é o árbitro final no que constitui conduta antidesportiva.
Juízes de salão podem decidir aplicar uma penalidade por Conduta Antidesportiva, porém os jogadores podem apelar ao Juiz Mor. Assim como expresso em diversas seções deste documento, o Juiz Mor é a autoridade final quando é preciso determinar se algo é Conduta Antidesportiva. Também é necessário a autorização do Juiz Mor para que sejam aplicadas quaisquer penalidades mais severas, como Perda de Jogo ou superiores. No caso de uma Desqualificação, a penalidade deve ser aplicada pelo próprio Juiz Mor.
Juízes devem informar aos jogadores de que maneira sua conduta é disruptiva. Espera-se que o jogador corrija a situação e comportamento imediatamente. No entanto, embora fazer com que o jogador entenda a severidade da situação seja importante, os juízes devem antes focar em acalmar uma situação, e lidar com infrações e penalidades depois.
Algumas vezes os jogadores não percebem que seu comportamento está comprometendo o evento. Eles estão imersos em seus assuntos, então os juízes devem avisá-los sobre sua atitude problemática. Após esse aviso, o jogador deve corrigir sua atitude imediatamente. No entanto, para evitar que situações escalem, os juízes devem ter como foco principal manter os acontecimentos sob controle. Se você tem um jogador que está nervoso, aplicar a penalidade naquele momento provavelmente só fará piorar o caso. Controle a situação, e só então se preocupe com as infrações.