4.5 Conduta Antidesportiva – Comportamento Agressivo
Penalidade: Desqualificação
Definição
Um jogador age de maneira ameaçadora com outros ou sua propriedade.
Conduta Antidesportiva – Comportamento Agressivo é algo muito claro. Ao contrário de Conduta Anti-Desportiva Menor e Maior, aonde aplicamos infrações com base em coisas que deixam pessoas desconfortáveis ou pessoas usando linguagem que pode insultar/magoar (além de outras coisas), Conduta Antidesportiva – Comportamento Agressivo é baseado em ações físicas ou linguagem usada para sugerir uma intenção de causar prejuízo físico ou de intimidar fisicamente.
Exemplos
A. Um jogador ameaça bater em outro que se recusa a conceder para ele.
B. Um jogador puxa uma cadeira debaixo de outro jogador, fazendo com que ele caia.
C. Um jogador ameaça um juiz após receber uma regra.
D. Um jogador rasga um card pertencente a outro.
E. Um jogador intencionalmente derruba uma mesa.
Estes exemplos tornam bastante claro o que é Conduta Antidesportiva – Comportamento Agressivo. Também inclui ameaças sutis, como “Eu vou estar esperando por você no estacionamento quando sair esta noite”. Você não precisa ficar muito preso a palavras específicas – você sabe o que é uma ameaça quando você vê uma. Também é importante notar que, se um jogador prejudica a sua própria propriedade, enquanto que isso seja possivelmente assustador, isto muito provavelmente não é abrangido por Comportamento Agressivo e preferencialmente se encaixa em Conduta Antidesportiva – Menor – a menos que ele esteja fazendo isso de uma maneira que constitui uma ameaça.
Filosofia
A segurança de todas as pessoas num torneio é de extrema importância. Não haverá tolerância para abuso ou intimidação física.
A razão pela qual aplicar uma desqualificação para este tipo de infração é porque todo mundo deve se sentir seguro em qualquer evento sancionado, e permitir que alguém continue em um evento após tal comportamento seria desencorajar os jogadores de querer participar de um evento novamente.
Solução Adicional
O infrator deve ser pedido para se retirar do local pelo organizador.
Tenha em mente que a sua primeira prioridade é desarmar a situação. Como fazer isso depende da situação. No entanto, você não é um policial, e não é obrigado a se envolver fisicamente. Quando esta infração ocorre, o dia daquele jogador no evento acabou. Ele será desclassificado. Certifique-se de recolher uma declaração para o comitê de investigação se o jogador estiver disposto a dar uma, e não se esqueça de escrever a sua própria. É também aconselhável que o Organizador do Torneio peça ao jogador para deixar o local o mais rápido possível. Uma distinção importante aqui é que o Organizador do Torneio deve ser o único a realmente tomar esta decisão. Podemos incentivar o Organizador do Torneio a tomar essa decisão, mas nossa jurisdição não alcança além do âmbito do evento. Uma vez que o jogador não está mais envolvido com o evento ele já não é alguém que nós, como juízes, devemos estar lidando.