4.8 Conduta Antidesportiva – Trapaça
Penalidade: Desqualificação
Definição
Uma pessoa quebra uma regra definida pelos documentos de torneio, mente para um oficial do torneio, ou nota uma ofensa cometida por si (ou por um colega de time) em uma partida e não alerta sobre ela.
As expressões “quebrando uma regra” e “percebe uma ofensa” incluem violações das Regras Abrangentes e das Regras de Torneio de Magic. Os jogadores são obrigados a chamar um juiz quando cometem um erro. Além disso, tendo em vista que ambos os jogadores são responsáveis pelo estado do jogo, também se espera que estes chamem um juiz quando percebem que seu oponente cometeu uma infração.
O Guia de Procedimentos para Infrações estipula que, em formatos de equipe, os jogadores também são responsáveis por apontar infrações em partidas de seus companheiros de time. Isto ocorre porque cada equipe avança no torneio e ganha prêmios como um grupo. Consequentemente, os membros da equipe tornam-se responsáveis por alertar sobre erros que notem em partidas de seus colegas, assim como fariam em suas próprias.
Adicionalmente, a ofensa precisa cumprir com os seguintes critérios para ser considerada trapaça:
● O jogador precisa estar tentando ganhar vantagem através de sua ação.
● O jogador precisa estar ciente de que está fazendo algo ilegal.
Além disso, se um jogador não está tentando ganhar vantagem com sua ação, então a infração não é Trapaça. Este tópico é um tanto estranho: em geral, pensa-se em alguém tentando ganhar uma vantagem, quando existe trapaça (o objetivo é exatamente este, afinal). Se não há vantagem, não há trapaça. Por exemplo: Abe, que está com 6 vida, ataca com uma criatura no turno em que foi conjurada. Ned nota, mas decide levar o dano porque está segurando 2 Raios em sua mão e quer deixar Abe atacar com sucesso uma vez, para que este não se sinta tão mal quando Ned o matar no próximo turno. Neste caso, Ned não está cometendo uma infração. Esteja ciente, porém, que, devido a esta regra estar publicada onde jogadores podem vê-la, alguns podem se sentir tentados a criar histórias em que estariam apenas tentando ser um “cara legal”. É de sua responsabilidade determinar o máximo de verdade possível.
Um terceiro ponto, que não consta dessa lista mas que é afirmado na definição: o jogador realmente tem que estar infringindo uma regra. Se um jogador não compreende uma regra, pensa que está fazendo algo ilegal para obter vantagem, mas aquilo que estiver fazendo for, na verdade, legal; não é Trapaça.
O IPG costumava definir Trapaça como uma categoria separada de infrações, incluindo Trapaça – Fraude, Trapaça – Violação de Informação Oculta e Trapaça – Manipulação de Materiais de Jogo. Em janeiro de 2013, o IPG foi atualizado para regular estas diversas infrações sob uma única e mais eficiente definição, nomeada Conduta Antidesportiva – Trapaça. Isto tornou mais fácil aos juízes determinar se um certo ato é Trapaça, uma vez que os critérios para configurar esta infração são, agora, os mesmos para todos os tipos de violação.
Se todos os critérios não forem preenchidos, a infração não é Trapaça e deve ser tratada como uma infração diferente.
Trapaça muitas vezes surge como fruto de um Erro de Jogo ou Erro de Torneio e necessita ser investigada pelo juiz para se determinar a intenção e consciência.
Para algumas indicações iniciais, veja os seguintes artigos e podcast. Por favor, note que essas referências foram criadas antes da consolidação das infrações de Trapaça.
Dois seminários de investigações que podem ensinar mais sobre o assunto:
http://wiki.magicjudges.org/en/w/Investigations_(Seminar)
http://wiki.magicjudges.org/en/w/Seminar:_Everyday_Investigations
Podcast:
Exemplos
A. Um jogador altera o resultado de uma partida após o término da mesma.
B. Um jogador mente para um oficial do torneio sobre o que ocorreu para fazer sua versão mais convincente.
C. Um jogador deixa seu oponente colocar uma criatura no cemitério mesmo que a criatura não tenha sofrido dano letal.
D. Um jogador nota que seu oponente só resolveu metade da habilidade desencadeada da Espada do Banquete e da Fome e opta por ocultar o erro.
E. Um jogador olha as escolhas de outro durante um draft.
F. Um jogador adiciona cards a sua pool de Deck Selado.
G. Um jogador nota que acidentalmente comprou um cards extra, mas não chama um juiz para evitar a penalidade.