IPG 2.4 Erro de Jogo — Erro no Procedimento de Mulligan

Definição


Um jogador comete um erro durante o processo de mulligan. Esta infração não se aplica a erros cometidos uma vez que os procedimentos de pré-jogo tenham sido concluídos.


Realizar vidência em mais de um card após a conclusão de um mulligan é considerado Erro de Card Oculto.

Erros de processo triviais que não geram vantagem, como declarar a intenção de realizar um mulligan muito cedo, não são considerados infração.

Exemplos

  1. Um jogador compra oito cards no início do jogo (em vez de sete).
  2. Um jogador compra sete cards no início do jogo (em vez de seis) após realizar um mulligan.
  3. Um jogador mantém a sua mão, usa vidência, e então realiza outro mulligan.
  4. Um jogador escolhe não fazer um mulligan, depois o faz após ver seu oponente decidir realizar um mulligan.

Filosofia

Erros que ocorrem antes de um jogo possuem uma alternativa de solução que provoca menos ruído na partida e que não está disponível em nenhum outro momento durante o jogo: um mulligan forçado. No entanto, não deve haver incentivo para que um jogador aguarde, ciente de ter cometido esta infração, o término dos procedimentos de mulligan, para que só então ele possa – caso acredite que isso lhe seja favorável –, “descobrir” seu erro num momento em que este seria considerado Erro de Card Oculto. Para encorajar o jogador infrator a avisar seu erro tão logo quanto o perceba, a ele é dada a escolha entre as soluções antes de a partida se iniciar.

Se um jogador olha o card do topo de seu grimório após realizar um mulligan, presume-se que ele escolheu manter sua mão, a menos que deixe bem claro que pretende realizar outro mulligan, seja verbalmente antes de olhar, seja pegando múltiplos cards do topo de seu grimório.

Solução Adicional

Se um jogador tem cards em excesso em sua mão, ele pode escolher revelar sua mão à seu oponente para que este escolha um desses cards para ser embaralhado de volta no grimório. Se mais de um card foi comprado em excesso (por exemplo, oito cards em um mulligan para seis), o oponente continua removendo cards até que o número correto seja atingido. Caso cards não sejam removidos da mão dessa forma (seja por um erro que não tenha levado a excesso de cards, ou por um jogador optando por não revelar sua mão), o jogador realiza um mulligan adicional.

Jogadores podem continuar a realizar mulligans após a solução ter sido aplicada.