Programa Exemplar Wave #9 – Análise

Vinicius Quaiato – Nível 3

Vinicius Quaiato – Nível 3

Olá pessoal. Com a divulgação dos reconhecimentos da Wave 9 do Programa Exemplar, colocamos nosso exército de “data analytics” para entender como participamos desta wave aqui no Brasil. Abaixo seguem os dados desta análise.

O principal objetivo desta iniciativa é entender melhor como estamos utilizando o Programa Exemplar, e assim identificar possíveis pontos de ação para melhorias. Como a variação nos dados desta wave comparadas a anterior não foi significativa, vou deixar para iniciar esse tipo de análise à partir da próxima wave.

Wave #9 em possibilidades no Brasil

Durante o período da Wave #9 eram possíveis 311 reconhecimentos serem feitos por juízas e juízes do Brasil. Este é um número aproximado, feito com base nas informações de avanço de nível dentro do período da Wave 9.

Entenda estes números abaixo:

Nivel Quantidade Slots Total
Níveis 2 55 5 275
Níveis 3 3 9 27
Bônus RC 1 +9 9

Sumarizações

Abaixo vemos a sumarização dos reconhecimentos da Wave #9, seguidas de algumas explicações. Estas sumarizações representam reconhecimentos:

Sumarizações Wave #9 Brasil
Sumarizações Wave #9 Brasil

Esta é a quantidade de reconhecimentos recebidos (feitos por brasileiros) por juízes e juízas do Brasil.

Feitos no Total

Este é um dos valores mais importantes que temos para analisar. Tivemos exatos 180 reconhecimentos feitos (ou aprovados). Este é um número bastante interessante, pois nos mostra que do total de possibilidades (311) fizemos 58% dos reconhecimentos. Para termos uma idéia de quão impressionante é este valor, ainda que eu não tenha os percentuais, em números totais, só fizemos menos reconhecimentos que duas regiões Japão (261) e Ibéria (207). Parabéns para nós, esse é o espírito.

Além disso, utilizar mais da metade dos reconhecimentos possíveis é algo realmente incrível. Uma forma diferente de analisar isso é pensar que ctada Nível 2 tem 5 slots e utilizou cerca de 3 destes slots.

Pessoas Únicas

Esta é a quantidade de pessoas que receberam ao menos um reconhecimento. Ao todo 73 pessoas foram reconhecidas. Este número conta apenas reconhecimentos do Brasil feitos para o Brasil.

Minha estimativa é que durante a Wave #9 tínhamos cerca de 300 pessoas certificadas, então tivemos cerca de 24.3% da nossa comunidade reconhecida. Este número se manteve bem próximo do número da wave anterior (em números absolutos 77 na Wave 8, onde tínhamos cerca de 280 pessoas na comunidade).

Slots “Nivel 1”

Este número representa a quantidade de reconhecimentos feitos utilizando o slot específico para reconhecer Níveis 1. Ao todo foram utilizados 60 destes slots, de um total possível de 123, cerca de 49%. Uma outra forma de olhar para este número é dizendo que pelo menos 33% dos reconhecimentos feitos no Brasil são para Níveis 1, utilizando este slot específico.

Slots “Nivel 2”

Este número representa a quantidade de reconhecimentos feitos utilizando o slot específico para reconhecer Níveis 2. Ao todo foram utilizados 42 destes slots, de um total possível de 65, cerca de 65%.

Este número aparece maior que o de Níveis 1. E a possível explicação para isso é que no geral Níveis 2 estão atuando em projetos e atividades de maior destaque, embora não seja requerido ser Nível 2 para iniciar ou liderar um projeto.

Slots “Any Level”

Estes slots podem ser utilizados para reconhecer pessoas de qualquer nível. Ao todo a quantidade de reconhecimentos feitos utilizando slots “any level” foi 76 destes slots, de um total possível de 119, cerca de 64%.

Reconhecimento não feitos ou não aprovados

Cerca de 11 pessoas não tiveram nenhum reconhecimento aprovado, ou não fizeram reconhecimentos nesta wave. Todas as pessoas tem seus motivos para isso, e não estamos questionando. Este é apenas mais um dados referente a Wave 9 no Brasil.

Top pessoas reconhecidas

Abaixo podemos ver as pessoas que receberam 3 ou mais reconhecimentos na Wave #9 (fiz o corte em 3 ou mais para que o gráfico pudesse ser melhor visualizado).

Top pessoas reconhecidas wave 9 Brasil
Top pessoas reconhecidas wave 9 Brasil

Nesta wave tivemos 25 pessoas recebendo 3 ou mais reconhecimentos, representando um total de 34% das pessoas que receberam algum reconhecimento. Ao todo estas pessoas somaram 115 reconhecimentos ou 64% dos reconhecimentos totais.

Considerações

Eu fico particularmente contente ao ver que temos utilizado uma boa quantidade de reconhecimentos. Acho incrível a capacidade e o privilégio que temos de impactar positivamente na vida das pessoas, e um reconhecimento do exemplar pode ser exatamente isso, tanto para quem faz, quanto para quem recebe e ainda para quem lê. Sempre aprendemos algo quando escrevemos e lemos os reconhecimentos do Programa Exemplar, é um exercício incrível.

Alguns números podem ser melhor trabalhados, no entanto. Utilizar apenas 60 slots Nivel 1 é algo bastante baixo, dado que nossa comunidade é majoritariamente composta por Níveis 1. Cabe às pessoas que estão nos níveis 2 e 3 refletirem no por que deste uso baixo, e como comunidade (todos os níveis) pensarmos em iniciativas e soluções para melhorar e aumentar a utilização destes (e de outros) slots 🙂

Obrigado,
Vinicius Quaiato.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

You will not be added to any email lists and we will not distribute your personal information.