4.4 Conduta Antidesportiva — Suborno e Aposta
Penalidade: Desqualificação
Definição
Um jogador oferece um incentivo para que seu oponente conceda, empate, ou mude o resultado da partida, ou aceita uma dessas ofertas. Referencie a seção 5.2 das Regras de Torneio de Magic para uma descrição mais detalhada do que constitui Suborno.
Onde o IPG diz “consulte as Regras de Torneio de Magic” isto significa “tudo a respeito de Suborno menos a penalidade está no documento Regras de Torneios de Magic”. Portanto vamos enumerar os pontos-chave aqui (por favor consulte as Regras de Torneios de Magic para detalhes sobre a questão). Artigos inteiros foram escritos sobre o que é/não é permitido. Estamos apenas enumerando aqui.
Abandonar o torneio, conceder, ou concordar com um empate intencional não devem ser feitos em troca de qualquer tipo de recompensa ou incentivo. Afirmações como “te concedo se eu ficar com sua promo de FNM” ou “Olha, se eu fizer Top 8, entro na premiação em dinheiro e posso ser bem generoso” são inaceitáveis. “Olha, estou com fome, vamos empatar pra poder comer antes da próxima rodada” não é uma oferta ou incentivo, e portanto é aceitável.
Se um jogador recebe uma proposta de Suborno, este jogador deve chamar um juiz imediatamente, ou vai receber a mesma penalidade que o jogador que fez a oferta. Isto pode parecer que estamos incentivando os jogadores a serem dedo-duros, mas existem muitas razões para tal. Uma das maiores razões é que isto aumenta o risco para o jogador que faz a oferta caso o outro jogador a recuse. Os jogadores podem concordar em dividir o prêmio antes ou durante uma partida, contanto que não esteja condicionado a um resultado específico.
Em uma Final, existe uma exceção nas regras de Suborno que permite aos jogadores dividirem o prêmio como quiserem, contanto que não inclua incentivos de fora da premiação. Se a Final tiver um prêmio que não é divisível, como um convite para um Pro Tour, então o jogador que não ficar como prêmio deve abandonar o torneio – não conceder a partida, abandonar o torneio.
Os jogadores podem usar informações de resultado de outra partida para determinar se querem oferecer um empate intencional. Entretanto, eles não podem ficar esperando estas outras partidas terminarem, levantarem de seus assentos, ou chegar num acordo com outros jogadores.
Em alguns eventos, durante as eliminatórias simples, os jogadores podem decidir dividir toda a premiação por igual. Isto requer a concordância do Organizador do Torneio, e deve ser unânime entre os jogadores.
Apostas ocorrem quando um jogador ou espectador em um torneio faz ou oferece fazer uma aposta sobre o resultado de um torneio, partida ou porção de um torneio ou partida. A aposta não precisa ser monetária, e é irrelevante se o jogador está ou não apostando em sua própria partida.
Aposta é mais simples de se entender. Se você aposta em qualquer coisa dentro do evento, isto constitui jogatina, o que não é permitido em eventos sancionados. Uma vez que as pessoas apostam qualquer coisa no resultado de jogos de um evento, se os juízes não tomarem uma atitude e removerem os jogadores do evento, corre-se o risco de danificar a imagem do Magic como um todo, além deste evento específico. Existiram casos de FNM fechados pela policia local por parecerem estar quebrando as leis locais sobre jogos de azar. Este é o tipo de coisa que a Wizards of the Coast não quer que pensem a respeito quando pensam do seu jogo, por isto esta é uma política de tolerância zero.
Exemplos
A. Um jogador nas rodadas de Suíço oferece $100 para seu oponente conceder a partida.
Este é um exemplo de comprar uma vitória, o que não é permitido. É uma vantagem injusta que basicamente possibilita à pessoa com a carteira mais recheada a habilidade de comprar vitórias.
B. Um jogador oferece ao oponente uma carta em troca de um empate.
Este é um exemplo de incentivo que determina o resultado de uma partida. Não é tão sedutor quanto a nota de $100 anterior, mas ainda assim não é justo para todos os outros que alguém use alguma outra coisa para influenciar o resultado de suas partidas.
C. Um jogador pede uma concessão em troca de dividir a premiação.
Lembre-se que os jogadores podem concordar em dividir a premiação – talvez por serem amigos, ou se sentirem mal sobre alguma coisa que aconteceu com alguém durante o evento – mas não se a divisão ou troca estiverem sujeitas a qualquer tipo de resultado de jogo. Dizer que você concede para dividir o prêmio é ilegal. Entretanto um cenário legal seria: você oferece a divisão da premiação, e uma vez aceita, você pede pro oponente conceder ou você concede. Neste cenário, a divisão da premiação não dependia da concessão, apesar do fato que uma vez dividida a premiação, os jogadores não queiram mais jogar.
D. Dois jogadores concordam que o vencedor da partida poderá escolher uma carta rara do baralho do jogador depois da partida.
Mesmo coisas como “um refrigerante pelo empate” ou “uma massagem nos pés mais tarde em casa” são coisas que estão afetando as decisões dos jogadores, independente da intenção da oferta. Pode ser uma “piada” entre os jogadores, mas nunca saberemos com certeza.
E. Dois espectadores fazem uma aposta sobre o número de jogos necessários para decidir uma partida.
Este é um grande exemplo de aposta que você pode não ter pensado imediatamente.
Filosofia
Suborno e aposta comprometem a integridade do torneio e são estritamente proibidos.
Ao oferecer qualquer incentivo para um resultado de uma partida, ou colocar incentivo em um resultado, os jogadores mancham a integridade do evento, e criam um ambiente de deslealdade onde resultados são decididos por outras coisas que não jogos de Magic. Por isto ser muito nocivo e difícil de se detectar, é penalizado com uma Desqualificação, e mesmo o ato de não reportar o ocorrido resulta em penalidade caso o jogador receba a oferta. Não importa se não existe intenção de aceitar a oferta, se a oferta foi séria, ou se a pessoa que fez a oferta é amigo do outro jogador. Uma vez feita a oferta, não existe como saber se está ou não influenciando a decisão de outro jogador. E não existe como saber se esta pessoa vai ou não fazer a mesma oferta novamente para outra pessoa.