IPG 2.1 Erro de Jogo — Habilidade Desencadeada Esquecida

Definição

Uma habilidade desencadeada desencadeia, mas o jogador que a controla não demonstra estar ciente da existência da habilidade desencadeada na primeira vez em que ela afetaria o jogo de maneira visível.


O ponto no qual o jogador precisa demonstrar esse conhecimento depende do impacto que a habilidade desencadeada teria no jogo.

– Uma habilidade desencadeada que requer que seu controlador escolha alvos (além de “oponente alvo”), modos ou outras escolhas feitas quando a habilidade é colocada na pilha. O controlador precisa anunciar estas escolhas antes de passar a prioridade.

– Uma habilidade desencadeada que provoca uma mudança no estado visível do jogo (incluindo os totais de pontos de vida) ou requer uma escolha na resolução: O controlador deve realizar a ação física ou apontar a habilidade desencadeada específica antes de tomar quaisquer ações no jogo (como conjurar um feitiço ou explicitamente tomar uma ação em uma fase ou etapa posterior) que só poderia ser tomada após a resolução da habilidade desencadeada.

Note que ao passar a prioridade, jogar uma mágica instantânea ou ativar uma habilidade não significa que uma habilidade desencadeada foi esquecida, pois a mesma pode ainda estar na pilha.

– Uma habilidade desencadeada que muda as regras do jogo: O controlador deve apontar a habilidade desencadeada ou impedir o oponente de tomar alguma ação ilegal resultante da mudança das regras.

– Uma habilidade desencadeada que afeta o jogo de forma não visível: O controlador deve deixar claro a mudança na primeira vez em que esta mudança tiver efeito sobre o estado visível de jogo.

Uma vez que quaisquer dos requisitos acima for satisfeito, demais problemas são tratados como Erro de Jogo – Violação de Regra do Jogo.

Habilidades desencadeadas que não fazem nada além de criar habilidades desencadeadas diferidas resolvem automaticamente sem a necessidade de serem apontadas. Deve-se demonstrar consciência da habilidade desencadeada diferida resultante no momento certo.

Habilidades desencadeadas que não fazem nada exceto criar uma ou mais cópias de uma mágica ou habilidade (como Rajada e Cifrar) resolvem automaticamente, mas deve-se demonstrar consciência dos objetos resultantes usando os mesmos requerimentos descritos acima (mesmo que esses objetos não sejam habilidades desencadeadas).

Se uma habilidade desencadeada não for causar impacto no jogo, não demonstrar conhecimento da mesma não é considerada uma infração.

Por exemplo, se um efeito ou habilidade desencadeada instruir seu controlador a sacrificar uma criatura, um jogador que não possui criaturas não precisa demonstrar conhecimento da habilidade.

De forma similar, se um jogador demonstrar conhecimento de uma habilidade desencadeada opcional sem efeito visível, assume-se que este fez uma escolha afirmativa a menos que o oponente responda à habilidade.

Juízes não devem intervir em uma situação de Habilidade Desencadeada Esquecida a não ser que irá aplicar uma penalidade ou tem motivos para crer que a Habilidade está sendo esquecida de propósito.

Um jogador que controla outro jogador é responsável pelas habilidades desencadeadas daquele jogador em adição às suas próprias.

Exemplos

  1. Cavaleiro da Infâmia (uma 2/1 criatura com exaltado) ataca sozinho. Seu controlador diz “2 de dano”.

  1. Um jogador esquece de remover o último marcador temporal de uma mágica suspendida e então compra um card na sua etapa de compra.

  1. Um jogador joga Vândalo Maníaco, e esquece sua habilidade desencadeada ao não escolher um alvo para a mesma. Ele só percebe isso depois de jogar uma outra mágica.

  1. Uma jogadora esquece de exilar a ficha de Anjo criado pelo Geist do Santo Traft no final do combate. Ela percebe o erro ao declarar bloqueadores no próximo turno.

Filosofia

Habilidades desencadeadas são comuns e invisíveis, portanto os jogadores não devem ser penalizados severamente se esquecerem de alguma delas.

Espera-se que os jogadores lembrem-se de suas próprias habilidades desencadeadas; ignorá-las intencionalmente pode ser considerado Conduta Antidesportiva – Trapaça (a menos que a habilidade não tenha impacto sobre o estado de jogo, como descrito acima).

Mesmo que um oponente esteja envolvido no anúncio ou resolução da habilidade, seu controlador ainda é responsável por assegurar que os oponente façam as escolhas e ações apropriadas. Não se espera que os oponentes apontem habilidades desencadeadas que eles não controlam, embora eles possam fazê-lo se assim quiserem.

Assume-se que as habilidades desencadeadas sejam lembradas até que se prove o contrário, e o impacto no estado do jogo pode não ser aparente imediatamente.

É beneficio do jogador de não precisar apontar as habilidades desencadeadas de seus oponentes, no entanto, isso não significa que este jogador possa fazer com que essas habilidades sejam esquecidas.

Se um oponente pede informação sobre o momento exato de uma habilidade desencadeada ou detalhe sobre um objeto em jogo que pode ser afetado por uma habilidade desencadeada resolvida, o jogador pode precisar apontar a existência de uma habilidade antes que seu controlador o faça.

Um jogador que faz uma jogada que pode ou não ser legal dependendo se uma habilidade desencadeada não anunciada ter sido lembrada ou esquecida não cometeu uma infração; sua jogada ou acontece, confirmando que a habilidade desencadeada foi esquecida, ou ela não acontece e o jogo volta.

Os jogadores não podem fazer com que habilidades desencadeadas controladas por um oponente sejam esquecidas ao fazer ações de jogo ou avançando prematuramente o estado do jogo.

Durante o turno de um oponente, se o controlador da habilidade desencadeada demonstrar conhecimento da habilidade antes de tomar um papel ativo (como tomar uma ação ou explicitamente passar a prioridade), a habilidade desencadeada é lembrada.

As regras de Ações Fora de Sequência (MTR 4.3) também podem ser aplicadas, especialmente porque elas tratam de blocos de ações ou resolver objetos na pilha em uma ordem incorreta.

Solução Adicional

Se uma habilidade desencadeada é do tipo “entra em campo de batalha”, é de uma Aura que afeta apenas a permanente encantada e causa uma mudança visível naquela permanente, resolva a habilidade imediatamente.

Se a habilidade desencadeada é uma habilidade desencadeada retardada que desfaz uma mudança de zona (incluindo a criação de fichas) causada pela habilidade ou mágica que a criou, o oponente escolhe se quer resolve-la na próxima vez em que um jogador fosse receber prioridade ou quando um jogador fosse receber prioridade no inicio da próxima fase.

Para todas as outras habilidades desencadeadas, se a ela tiver sido esquecida antes da fase atual no turno anterior, instrua os jogadores a continuar jogando.

Se a habilidade desencadeada cria um efeito cuja duração já expirou, instrua os jogadores a continuarem com o jogo.

Se a habilidade desencadeada não se encaixar na descrição de nenhum dos dois últimos parágrafos, o oponente escolhe se a habilidade desencadeada é adicionada a pilha.

Se o for, ela é inserida em seu devido lugar na pilha, se possível ou no fundo da pilha.

Nenhum jogador pode fazer escolhas envolvendo objetos que não seriam escolhas possíveis quando a habilidade devia ter desencadeado.

Por exemplo, se a habilidade instrui um jogador a sacrificar uma criatura, aquele jogador não pode sacrificar uma criatura que não estava no campo de batalha quando a habilidade devia ter desencadeado.

Aumento

Se uma habilidade desencadeada for normalmente considerada prejudicial a seu controlador, a penalidade aplicada é uma Advertência.

O estado atual do jogo não é um fator para se determinar isto, embora habilidades simétricas (como Mina Uivadora) normalmente podem ser consideradas prejudiciais ou não dependendo de quem esteja sendo afetado.