IPG 2.3 Erro de Jogo — Erro de Card Oculto

Definição

Um jogador comete um erro em um jogo que não pode ser corrigido apenas com a informação publicamente disponível e o faz sem a permissão do oponente.


Essa infração se aplica somente quando um card cuja identidade é conhecida apenas por um jogador e está em um conjunto de cards ocultos tanto antes quanto depois do erro.

Essa infração não se aplica a erros simples de destreza, como quando um card que está sendo tirado do grimório gruda em outro card e é visto caindo para fora do grimório. Os cards devem ser parte de um conjunto distinto definido intencionalmente pelo jogador.

 

Exemplos

  1. Um jogador compra 4 cards depois de conjurar um Ancestral Recall.
  2. Um jogador usa vidência em dois cards quando deveria apenas ter usado em um.
  3. Um jogador resolve uma habilidade desencadeada de um Confidente Sombrio, mas esquece de revelar o card antes de colocá-lo em sua mão.
  4. Um jogador tem mais cards em sua mão do que pode ser identificado
  5. Um jogador conjura Antecipar e pega os quatro cards do topo de seu grimório.
  6. Um jogador que jogará o primeiro turno de uma partida faz a compra do seu turno.

Filosofia

Embora o estado de jogo não possa ser revertido ao seu estado “correto”, este erro pode ser atenuado ao dar ao oponente conhecimento suficiente e o poder de compensá-lo, de forma a reduzir as chances de se gerar vantagem.

Se cards são colocados em uma zona pública ou vieram de uma zona pública, então sua ordem é conhecida e a infração pode ser abordada como uma Violação de Regra do Jogo.

A ordem de cards não poderá ser determinada se suas faces forem apenas visíveis por um jogador, a não ser que o card esteja em uma posição singularmente identificável (como o topo do grimório, ou sendo o único card na mão)

Seja cuidadoso para não atribuir esta infração a situações onde um erro publicamente corrigível leve a uma situação sem possibilidade de correção, como uma Tempestade Cerebral sendo conjurada utilizando-se mana verde. Nessas situações, a infração é baseada na causa raiz.

Informações sobre cards previamente conhecidos pelo oponente, como cards previamente revelados enquanto estavam no topo do grimório ou por terem sido vistas anteriormente na mão de um jogador, podem ser levadas em consideração quando se for determinar o conjunto de cards a que se aplica a solução.

Sempre aja no menor conjunto possível para solucionar o erro. Isto pode significar a aplicação de uma solução apenas para uma parte do conjunto definido por uma instrução. Por exemplo, um jogador resolve uma Companhia Agrupada, pega três cards com uma mão e quatro cards com a outra, o card causando a infração é parte do conjunto com quatro cards e deve ser removido de lá.

Solução Adicional

Quando cards forem movidos de um conjunto afetado para um local conhecido em um momento imediatamente posterior a infração, como através de um descarte, cards colocados no topo do grimório, ou jogar um terreno, um retrocesso simples ao ponto imediatamente após o erro deve ser feito.

Se um conjunto de cards que contém o problema não existe mais, não há solução a ser aplicada.

Se o erro coloca cards em um conjunto de forma prematura e outras operações envolvendo cards neste conjunto devem ser resolvidas primeiro, o jogador revela o conjunto de cards que contém o excesso e seu oponente escolhe um número de cards anteriormente desconhecidos. Coloque aqueles cards de lado até o ponto em que eles deveriam ter sido legalmente adicionados, depois retorne-os ao conjunto.

Se o erro envolve um ou mais cards que deveriam ter sido revelados, o jogador revela o conjunto de cards que contém os cards não revelados e seu oponente escolhe o mesmo número de cards anteriormente desconhecidos.  Trate aqueles cards como os cards que foram “revelados” e retorne-os para o conjunto de onde aquele card estava sendo escolhido; aquele jogador então realiza a ação novamente. Se a ação de recriar o conjunto original a ser selecionado e refazer a ação for muito disruptivo, deixe o card escolhido na mão do jogador.

 

Se um conjunto afetado pelo erro contém mais cards do que deveria, o jogador revela o conjunto de cards que contém o excesso e seu oponente escolhe um número de cards anteriormente desconhecidos suficiente para reduzir o conjunto ao seu tamanho correto.

Estes cards em excesso devem ser retornados ao local correto. Se esse local for o grimório, ele deve ser embaralhado em sua porção aleatória a não ser que o seu dono saiba de antemão a identidade do card/cards movidos ilegalmente; aquele mesmo número de cards, escolhido pelo oponente, são devolvidos ao topo do grimório ao invés disso. Por exemplo, se um jogador controla Esfinge da Ilha de Jwar e ele ilegalmente compra um card, aquele card deve ser devolvido ao topo do grimório.

Aumento: Caso descobre-se durante o jogo que um card com sua face voltada para baixo que foi conjurado utilizando a habilidade de metamorfose não tiver essa habilidade, a penalidade será de Perda de Jogo. Se o jogador tiver um ou mais cards com a habilidade de metamorfose em sua mão, não tiver adicionado cards a sua mão desde que houve a conjuração do card encontrado no momento da violação e descobriu o erro por conta própria, esse aumento não se aplica e eles podem ser trocados por um card com a habilidade de metamorfose em sua mão.