IPG 2.5 Erro de Jogo — Violação da Regra do Jogo

Definição


Esta infração cobre a maioria das situações de jogo em que um jogador comete um erro ou falha em cumprir corretamente um procedimento de jogo. Ela lida com violações das Regras Abrangentes que não sejam cobertas por outro tipo de Erro de Jogo.


Exemplos

  1. Um jogador conjura Cólera de Deus pagando 3W (o custo na verdade é 2WW).
  2. Um jogador não ataca com uma criatura que deve atacar a cada turno.
  3. Um jogador falha por não colocar uma criatura com dano letal no cemitério e só nota isso vários turnos depois.
  4. Um Revogador Phyrexiano no campo de batalha sem que um card tenha sido nomeado para ele.
  5. Um jogador conjura Tempestade Cerebral e se esquece de colocar dois cards de volta no topo de seu grimório.

Filosofia

Ainda que Violações de Regra do Jogo possam ser atribuídas a um único jogador, elas normalmente ocorrem publicamente, e espera-se que ambos os jogadores estejam atentos ao que está acontecendo no jogo. Pode parecer oportuno tentar “consertar” esses erros, mas é importante que eles sejam tratados de forma consistente, a despeito do seu impacto no jogo.

Solução Adicional

Se a infração se encaixar em uma, e somente uma, das seguintes categorias, realize o reparo especificado, a menos que a aplicação de um retrocesso simples seja possível:

  • Se um jogador fez uma escolha ilegal (incluindo não fazer uma escolha quando necessário) para uma habilidade estática responsável por um efeito contínuo ainda no campo de batalha, aquele jogador agora deve fazer uma escolha legal. Um retrocesso simples para eliminar problemas gerados pela escolha ilegal pode ser considerado.
  • Se um jogador se esqueceu de comprar, descartar, ou devolver um card de sua mão para outra zona, aquele jogador agora o faz.
  • Se um objeto está em uma zona incorreta, seja porque uma mudança de zona obrigatória tenha sido esquecida ou porque ele foi colocado na zona incorreta durante uma mudança de zona, a identidade daquele objeto é conhecida por todos os jogadores, e o objeto pode ser movido com pouco impacto para o estado do jogo, coloque o objeto na zona correta.
  • Se a ordem de atribuição de dano para atacantes ou bloqueadores não foi declarada, o jogador apropriado escolhe a ordem imediatamente.

Caso a situação não se enquadre em nenhuma das categorias acima, um retrocesso pode ser considerado ou o estado de jogo pode ser deixado como está.

Para a maioria das Violações de Regras de Jogo que não são descobertas em um período curto de tempo, o oponente recebe uma penalidade por Falha em Manter o Estado de Jogo.

Se o juiz acredita que ambos os jogadores são responsáveis pela Violação de Regras de Jogo, como em casos gerados pela a existência de um efeito de substituição ou por um jogador tomar ações baseadas na instrução de outro jogador, ambos recebem a penalidade Erro de Jogo – Violação de Regra de Jogo. Por exemplo, se um jogador conjura Caminho para o Exílio em uma criatura do oponente e este coloca sua criatura no cemitério, ambos terão cometido esta infração.