IPG 3.5 Erro de Torneio — Problema de Deck

3.5 Erro de Torneio – Problema de Deck

Definição

O conteúdo do deck ou reserva não está de acordo com a lista de deck registrada e a listagem do deck representa aquilo que o jogador pretendia utilizar para jogar.

Se há cards extras guardados junto com a reserva que poderiam ser jogados no deck daquele jogador, elas serão consideradas parte da reserva, a não ser que elas sejam:

  • Cards promocionais entregues como parte do torneio.
  • Cards de duas faces representadas por cards curinga no deck.
  • Cards de duas faces sendo utilizadas para representar o lado “noite” de cards no deck. Estes cards não devem estar em protetores iguais aos utilizados no deck principal e/ou reserva.

Cards em protetores diferentes, fichas, e cards de face duplas representados por cards curinga em uso são ignorados quando determinada a legalidade do deck (e não da reserva).

Se um jogador for incapaz de localizar os cards (ou equivalentes idênticos) para seu deck principal, trate esta situação como um Problema de Listagem de Deck. Se cards da reserva estiverem faltando, tome nota disso, mas não aplique penalidades.

Exemplos

  1. Um jogador tem 59 cards em seu deck, mas 60 listados na sua respectiva lista de deck.
  2. Um jogador tem um Pacifismo em seu deck de um oponente anterior.
  3. No primeiro jogo da partida, um jogador tem em seu deck uma Pinça Craniana, mas tem apenas uma registrada em sua reserva.

Filosofia

Espera-se que os jogadores apontem erros de deck imediatamente, e que não ganhem nenhuma vantagem em potencial por terem aqueles cards em seus decks.

As formas mais comuns de erro de deck são falhas em remover a reserva e situações onde cards estão no deck incorreto. É difícil se tirar vantagem de ambos erros sem estar trapaceando de forma óbvia. Não conceder a jogadores o card que eles deveriam ter é suficiente para compensar situações facilmente descobertas.

Duplicatas de cards que começam no deck principal são mais problemáticas, visto que não é tão fácil de dar-se conta e apontá-las. Logo, esses casos pedem uma penalidade aumentada.

Uma janela onde o erro leva a uma Perda de Jogo é necessária para desencorajar abuso intencional. Uma vez que se passou deste ponto, o oponente concorda que o deck é válido. Juízes devem sempre estar atentos a possibilidades de abuso ao investigar essas infrações.

Solução Adicional

Remova quaisquer cards incorretos do deck, incluindo cards da reserva que não poderiam ainda ter sido legalmente incluídos. Localize quaisquer cards desaparecidos do deck e os embaralhe no deck.

Se o(s) card(s) faltante(s) estiver(em) na reserva e não for o primeiro jogo da partida, escolha os cards que serão embaralhados no deck aleatoriamente dentre os cards na reserva.

Se o erro tiver sido descoberto na mão inicial, instrua o jogador a tomar um mulligan. Caso contrário, não reponha os cards errôneos descobertos na mão ou em outros conjuntos (como um grupo de cards sendo comprado ou que fazem parte de uma habilidade de vidência sendo resolvida.). Se os cards desaparecidos estavam em um deck de um oponente anterior, aplique Advertência a ambos os jogadores.

Aumento: Se for descoberto que o deck está incorreto durante o período de apresentação e os cards desaparecidos não estiverem no deck do oponente, a penalidade é uma Perda de Jogo.

Aumento: Se um card incorreto na mão ou no deck se tornar visível a um oponente (por exemplo, por estar sendo revelado ou colocado em um cemitério) ou for descoberto por um juiz durante uma checagem de deck, a penalidade é uma Perda de Jogo. Este aumento ainda se aplica se o jogador chamar o juiz com um efeito, na pilha ou resolvendo, que faça com que a carta se torne visível.   

Aumento: Se o erro resultou em uma situação onde mais cópias de um card do deck principal sendo jogadas do que o número registrado e isso foi descoberto após o início do jogo, a penalidade é uma Perda de Jogo, a menos que todas as cópias ainda estejam na porção aleatorizada do grimório. Por exemplo, se uma lista de deck tem duas cópias de Choque no deck principal e duas na reserva, mas ao observa se vê duas cópias no grimório e uma cópia no cemitério, a penalidade é aumentada