Slow Play – Quando e Como aplicar


Vinicius Quaiato, Nível 3

Vinicius Quaiato, Nível 3

Um dos fatores que pode causar o atraso em um torneio é o Jogo Lento, ou Slow Play. Muitas vezes os participantes de um torneio acabam por jogar de forma lenta sem se dar conta disso, de maneira não intencional. Quando estes atrasos ocorrem com frequência em um torneio ele inevitavelmente será mais longo do que poderia ser. Mas o Slow Play não atrapalha apenas a duração de um torneio, muitas vezes ele tira a igualdade de tempo que existe em um jogo, e um dos jogadores acaba sendo prejudicado por isso. Vamos entender o que é, como identificar e como entregar penalidades por Slow Play.

O que é Slow Play?

Slow Play é uma infração que no IPG está sob Tournament Errors (Erros de Torneio). Isto quer dizer que esta infração não afeta pura e simplesmente uma partida mas está relacionada com o torneio como um todo. A definição do IPG para ela é:

A player takes longer than is reasonably required to complete game actions.

Quando um jogador (ou no conjunto de um torneio vários jogadores) comete Slow Play isto significa que estamos: 1) atrasando o torneio como um todo e 2) penalizando os adversários que realizam jogadas em tempo hábil.
Aplicar uma penalidade por Slow Play, no entanto, não é algo tão simples para os juízes mais novos. Acabamos por ficar indecisos, receoso e inseguros. Não existe uma métrica, nem uma quantidade de tempo para determinar Slow Play. Então o que fazemos?

Observar o jogo

Um jogo que esteja nos primeiros turnos pode ser bem simples de observar. Nos primeiros turnos os jogadores no geral compram cartas, descem seus terrenos e tentam ganhar alguma presença de mesa. Um jogador que esteja pensando muito para fazer isso está cometendo Slow Play.
Você pode ficar tentado a pensar “a mas ele está escolhendo entre descer a criatura X ou Y”. OK, mas o jogador manteve esta mão, certo? É esperado que os jogadores pensem suas jogadas previamente. O jogo está acontecendo constantemente, o jogador não deve começar a pensar em sua jogada somente no momento em que chega sua Fase Principal.
O mesmo é válido para decidir atacantes e bloqueadores: se a posição da mesa não mudou drasticamente no turno atual ambos os jogadores já deveriam estar considerando as possibilidades de ataque e bloqueio previamente, afinal se eles jogaram as criaturas que estão na mesa é esperado que eles possuam algum plano para elas.
Da mesma forma o jogador que está constantemente realizando ações que não levam a nada está cometendo Slow Play: vira e desvira os terrenos como que indeciso para conjurar uma mágica, confere diversas vezes seu cemitério ou o cemitério do oponente, conta seu grimório sem motivo algum, pergunta diversas vezes quantas cartas o oponente tem na mão mesmo que nada tenha alterado esse número, etc. Estas ações podem, inclusive, levar a uma investigação por Stalling, mas este é outro assunto 😉

Não leve em consideração fatores como pontos de vida para considerar se o momento do jogo é crítico e demanda mais cuidado: um jogador que esteja em uma posição X no jogo foi construindo essa posição ao longo de todo aquele jogo (às vezes até mesmo de jogos anteriores naquela partida).

Caution – Aviso verbal

Esta é a forma mais eficiente de aliviar a pressão e a insegurança relacionadas com a aplicação de uma penalidade por Slow Play: dê um aviso verbal inicialmente. Sinalize para os jogadores que você está observando e que eles estão demorando. Este aviso pode ser tão simples quanto:

Fulano, eu preciso que você jogue mais rápido

Isso é mais do que suficiente para ambos os jogadores perceberem o que acontecerá depois. Com isso você não precisa de um segundo aviso. E no próximo momento em que perceber que algo está demorado aplique a penalidade por Slow Play.

Aplicando o Slow Play

Já que o aviso verbal não foi suficiente, agora é o momento de aplicar a penalidade por Slow Play. Eu tento fazer isso da maneira mais amigável possível: preciso que os jogadores compreendam que não estou ali para ser o carrasco da partida deles

Fulano, eu preciso que você jogue um pouco mais rápido. Você está recebendo um Warning por Slow Play. Cada um de vocês terá um turno extra caso o tempo da rodada termine e vocês joguem os cinco turnos adicionais.

Tenho percebido que um Warning por Slow Play sem o aviso verbal prévio causa muito atrito e geralmente tudo que precisamos para coibir o Slow Play é aquele primeiro aviso verbal.
Isso não é um downgrade e nem uma deviation. Avisos verbais deste tipo estão previstos no IPG e podemos fazer uso deles.
Como você já havia sinalizado a necessidade de que o jogador fizesse jogadas mais rápidas ele passa a aceitar melhor que cometeu esta infração e continuará com um humor colaborativo.

Importância de coibir o Slow Play

Você só conseguirá coibir o Slow Play se estiver realmente disponível para os jogadores. Se estiver observando de verdade o que está acontecendo no salão. Não basta andar pelas mesas sem observar de fato os jogos.
Uma forma interessante de perceber Slow Play de longe é observar a postura dos jogadores não ativos: muitos deles começam a revelar uma certa impaciência e um certo desânimo com as partidas, este pode ser um indicativo de que você precisa prestar atenção ao que se passa ali (embora este não seja o único indicativo!).
Se em última análise prestamos serviço aos consumidores precisamos garantir que todos tenham um torneio justo e divertido.
O Slow Play muitas vezes acaba com essa diversão: o torneio fica longo, cansativo, as rodadas ficam enfadonhas para quem joga e para quem assiste (sim, um torneio não é feito apenas para os jogadores!), a equipe de juízes começa a ficar cansada e desinteressada (podendo isto resultar em rulings equivocadas ou um tratamento pouco cortês para com os jogadores), etc.

Percepção externa

No geral quando se está jogando a percepção de tempo de muitos jogadores é diferente. Existem N fatores a serem considerados por eles, e o foco claro é vencer a partida (ou não perder a mesma). Muitas vezes a percepção do tempo é diferente de um jogador para o outro, e completamente diferente para quem está de fora observando. Por esta razão considero colocar os jogadores em sintonia com o mundo externo explicando que precisam jogar de forma mais rápida, assim eles passam a estar no mesmo timing que quem não está jogando a partida e passam a estar preparados para uma eventual penalidade (o que muitas vezes não acontece já que o primeiro aviso foi suficiente).
A regra de ouro que muitos juízes utilizam para determinar se houve ou não Slow Play é: se você está considerando que houve Slow Play, então realmente houve.
É claro que isso pode ser influenciado por alguns fatores extras como por exemplo: um torneio de uma nova coleção e os jogadores precisam ler as cartas, um formato onde uma mesma carta possua diversas artes diferentes e é necessário a todo momento conferir qual carta está sendo jogada, o nervosismo de estar em no top 8 de um grande torneio, etc. Use sempre seu bom senso para entender se algo está influenciando a tomada de decisões e se isso precisa ser levado em consideração.

Conclusão

Embora esta seja uma infração difícil de ser observada por juízes mais novos é possível identificá-la e aplicar sua punição de forma simples e ‘sem culpa’. Mantenha sempre em mente que você não está simplesmente punindo o jogador mas sim cuidando para que os adversários dele, os outros jogadores do torneio e ele mesmo tenham tempo hábil para jogar e possam fazê-lo de maneira agradável.
Sempre que você estiver no salão esteja realmente atento aos jogos que estão acontecendo.