Olá pessoal vamos de fato retomar este projeto e aqui segue o segundo compilado mensal de Dúvidas Urgentes, de Setembro de 2014, compilado e respondido por Vinícius Couto.
Temos muitas coisas interessantes, hoje vale a pena dar uma lida e estudar as regras envolvidas.
Pergunta: Trample passa para planeswalker?
Resposta: Sim.
702.19b O controlador de uma criatura atacante com atropelar distribui primeiro o seu dano em todas as criaturas que a estão bloqueando aquela criatura atacante. Após dano letal ter sido distribuído a todas essas criaturas, todo o dano restante é distribuído como o seu controlador escolher entre essas criaturas bloqueadoras e o jogador ou planeswalker que a criatura está atacando. Ao verificar se dano letal foi marcado em uma criatura, leve em conta o dano previamente marcado nessa criatura e o dano proveniente de outras criaturas que está sendo distribuídos na mesma etapa de dano de combate, mas não habilidades e efeitos que possam mudar a quantidade de dano que é realmente causado. O controlador da criatura atacante não precisa distribuir dano letal a todas as criaturas bloqueadoras, mas, nesse caso, ele também não poderá distribuir dano ao jogador ou planeswalker que está sendo atacado.
Pergunta: Antoine toma o controle de um Solemn Simulacrum (Simulacro Solene) que pertence a Nicolas. Quando o Simulacro morrer quem compra a carta?
Resposta: Antoine compra.
603.3a Uma habilidade desencadeada é controlada pelo jogador que controlava a sua fonte no momento em que ela desencadeou, a menos que seja uma habilidade desencadeada retardada. Para determinar o controlador de uma habilidade desencadeada retardada, consulte as regras 603.7d–f.
Pergunta: Temporal Mastery conjurado pelo custo de Milagre é anulado por Remand e vai para a mão. O jogador pode conjurar novamente pelo custo de Miracle?
Resposta: Não. Milagre representa duas habilidades e a carta só pode ser conjurada pelo seu custo de Milagre quando a habilidade desencadeada resolver, e como ela já foi resolvida não será possível conjurá-la desta forma uma segunda vez.
702.93. Milagre
702.93a Milagre é uma habilidade estática ligada a uma habilidade desencadeada (ver regra 603.10). “Milagre [custo]” significa “Você pode revelar este card de sua mão ao comprá-lo se ele for o primeiro card que você compra neste turno. Quando você revelar este card dessa forma, poderá conjurá-lo pagando [custo] em vez do custo de mana”.
702.93b Se um jogador escolhe revelar um card utilizando sua habilidade milagre, ele joga com o card revelado até que este deixe sua mão, a habilidade seja resolvida ou deixe a pilha de outra forma.
Pergunta: Alana usa a habilidade de Mindslaver em Naomi, que tem um Toxic Deluge na mão. Ela pode jogar a mágica e pagar todos os pontos de vida?
Resposta: Sim, pode.
Sobre controlar outro jogador, as Regras Abrangentes dizem:
712.5. Enquanto controla outro jogador, um jogador faz todas escolhas e decisões que aquele jogador são permitidas ou que são ditas para o jogador fazer durante seu turno pelas regras ou quaisquer objetos. Isso inclui as escolhas e decisões sobre o que jogar, além das escolhas e decisões solicitadas por mágicas e habilidades.
Sobre efeitos que exigem o pagamento de vida, o documento diz:
118.4. Se um custo ou efeito permite a um jogador pagar uma quantidade de pontos de vida maior que 0, o jogador pode fazê- lo apenas se o seu total de pontos de vida for maior ou igual a quantidade do pagamento. Se um jogador pagar pontos de vida, o pagamento é subtraído do seu total de pontos de vida, em outras palavras o jogador perde aquela quantidade de pontos de vida (os jogadores podem sempre pagar 0 pontos de vida).
Desta forma vemos que é possível pagar um total de pontos de vida que seja igual ao total de pontos que vida que a jogadora tenha no momento.
Pergunta: Aragorn possui um Thespian’s Stage como uma cópia de Glacial Chasm. Com a habilidade do custo de manutenção cumulativo na pilha, o Aragorn ativa a habilidade do Thespian’s Stage, transformando-o em outro terreno e não paga o custo de manutenção cumulativo. Ele deve sacrificar o terreno?
Resposta: Sim, deve.
702.23a Manutenção cumulativa é uma habilidade desencadeada que impõe um custo crescente a uma permanente. “Manutenção cumulativa [custo]” significa “No início de sua manutenção, se esta permanente estiver no campo de batalha, coloque um marcador de tempo sobre essa permanente. Então você pode pagar [custo] para cada marcador de tempo nela. Se você não pagar, sacrifique-a”. Se o [custo] tiver escolhas associadas a ele, cada escolha é feita separadamente para cada marcador de tempo, então o conjunto de custos é pago integralmente ou nenhum deles é pago. Pagamentos parciais não são permitidos.
Manutenção Cumulativa é uma habilidade que desencadeia no início da manutenção e, uma vez desencadeada, ela não olha mais se a permanente tem ou não Manutenção Cumulativa. Na resolução da habilidade o jogador deve pagar o custo ou sacrificar a permanente, mesmo que ela tenha perdido a habilidade.
Pergunta: Com Trinisphere em campo é possível jogar Force of Will por 0 manas?
Resposta:Não. O custo alternativo fica 3 manas incolores, 1 ponto de vida e exilar uma carta azul da mão.
Ao descrever o processo de conjurar uma mágica, as Regras Abrangentes dizem como calcular o custo a ser pago:
601.2f O jogador determina o custo total da mágica. Geralmente este é apenas o custo de mana. Algumas mágicas têm custos adicionais ou alternativos. Alguns efeitos podem aumentar ou reduzir o custo a ser pago ou podem fornecer outros custos alternativos. Custos podem incluir pagamento de mana, virar permanentes, sacrificar permanentes, descartar cards e assim por diante. O custo total é o custo de mana ou custo alternativo (como determinado na regra 601.2b), acrescido de todos os custos adicionais e aumentos de custos, e decrescido de todas as reduções de custos. Se múltiplas reduções de custo forem ser aplicadas, o jogador pode aplicá-las em qualquer ordem. Se o componente de mana do custo total é reduzido a nada por efeitos de redução de custos, ele é considerado como sendo {0}. Ele não pode ser reduzido para menos de {0}. Uma vez que o custo total é determinado, quaisquer efeitos que afetam diretamente o custo total são aplicados. Então o custo total resultante torna-se “travado”. Se algum efeito alteraria o custo total após esse momento, ele não tem nenhum efeito.
De maneira mais clara, as alterações são consideradas na seguinte ordem:
- Custo de mana ou custo alternativo
- + Custos adicionais
- – Reduções de custo
- Efeitos que afetam diretamente o custo total.
O custo alternativo de Força de Vontade é pagar 1 ponto de vida e exilar uma carta azul da mão. Isso é definido no passo 1. Depois disso, no passo 4, a Trinisfera altera o custo de mana para 3 caso ele seja menor que 3. Então temosum custo de 1 ponto de vida + exilar uma carta azul da mão + 3 manas incolores.
Pergunta: Howl of the Horde checa se você atacou com uma criatura somente na resolução?
Resposta:Sim. A habilidade Raide de Howl of the Horde verifica se uma criatura atacou quando ela resolve e então cria uma habilidade desencadeada retardada e uma segunda habilidade idêntica se você já tiver atacado.
Pergunta: Nemo conjura um Path to Exile na prioridade do jogador ativo. O jogador ativo pode conjurar uma criatura antes do Path resolver?
Resposta:Jogadores só podem jogar mágicas quando tiverem a prioridade. Das Regras Abrangentes:
116.1. A não ser que uma mágica ou habilidade instrua um jogador a fazer uma ação, qual jogador pode fazer ações é determinado por um sistema de prioridade. O jogador com prioridade pode conjurar mágicas, ativar habilidades e fazer ações especiais.
116.1a Um jogador pode conjurar uma mágica instantânea a qualquer momento que ele tenha prioridade. Um jogador pode conjurar mágicas que não sejam mágicas instantâneas durante sua fase principal a qualquer momento que ele tenha prioridade e a pilha esteja vazia.
116.1b Um jogador pode ativar uma habilidade ativada a qualquer momento que ele tenha prioridade.
116.1c Um jogador pode fazer algumas ações especiais a qualquer momento que ele tenha prioridade. Um jogador pode fazer outras ações especiais durante sua fase principal a qualquer momento que ele tenha prioridade e a pilha esteja vazia. Consulte a regra 115. “Ações Especiais”.
116.1d Um jogador pode ativar uma habilidade de mana, sempre que ele tiver prioridade, sempre que ele conjurar uma mágica ou ativar uma habilidade que exige um pagamento de mana ou sempre que uma regra ou efeito solicitar um pagamento de mana (mesmo no meio da conjuração ou resolução de uma mágica ou da ativação ou resolução de uma habilidade).
Pergunta: Torneio Legacy. Na hora de resolver um Dredge 6, o jogador muda a ordem das cartas antes de colocá-las no cemitério. Pode?
Resposta:Sim, isso é permitido.
404.3. Se um efeito ou regra coloca dois ou mais cards no mesmo cemitério ao mesmo tempo, o dono desses cards pode organizá-los em qualquer ordem.
Pergunta: Jogador utilizando notas durante o side in/side out criadas antes do início do torneio. Qual o procedimento?
Resposta:Nenhuma, isso é permitido.
MTR 2.11 – Tomando notas
Entre os jogos, os jogadores podem se referir a um breve conjunto de anotações feitas antes da partida. Eles não são obrigados a revelar as notas aos seus oponentes. Estas notas devem ser removidas da área de jogo antes do início do jogo seguinte.
Pergunta: REL Regular, Modern, sem decklist. Jogador espera o pareamento da primeira rodada e escolhe o deck baseado no oponente. Algum problema?
Resposta: Ainda que nesta situação possa parecer existir um problema, não há nada de errado aqui. Como o torneio não exige que os jogadores registrem seus decks então é permitido que o jogador tome esta decisão até o último momento possível, que é quando ele se senta para jogar.
Pergunta: GPT com 36 pessoas. WER criou como Single Elimination e o erro só foi percebido no fim da rodada. Tem como arrumar o evento?
Resposta:Não é possível mudar o tipo de evento. O único jeito de arrumar a situação é recomeçar o torneio como suíço, criar a primeira rodada manualmente (isso é, fazer os emparceiramentos manualmente), inserir os resultados da rodada e seguir o torneio.
É isso pessoal, estas foram as dúvidas que surgiram entre os juízes e juízas em Setembro de 2014!