Programa Exemplar Wave #8 – Análise

Olá colegas, tudo bem?

Hoje apresento uma nova iniciativa relacionada ao Programa Exemplar no Brasil – a análise de dados de cada Wave para a nossa região.

Esta análise será feita através dos dados oficiais publicados pelo time do Programa Exemplar e dados auxiliares extraídos manualmente por mim de ferramentas como Judge Center. Eu fiz uma série de compilações dos dados referentes à Wave #8 e abaixo apresento alguns fatos.

Wave #8 em possibilidades no Brasil

Durante o período da Wave #8 eram possíveis 296 reconhecimentos serem feitos por juízes e juízas do Brasil. Entenda estes números abaixo:

Nivel Quantidade Slots Total
Níveis 2 52 5 260
Níveis 3 3 9 27
Bônus RC 1 +9 9

Sumarizações

Aqui temos algumas sumarizações iniciais dos dados da Wave #8, seguidas de suas explicações. Estas sumarizações representam reconhecimentos:

Sumarizações Wave #8 Brasil
Sumarizações Wave #8 Brasil

Feitos no Total

Este número representa o total de reconhecimentos feitos (e aceitos) por juízes e juízas do Brasil. Este número representa cerca de 55.1% do total de reconhecimentos possíveis.
Dentro deste número temos 14 reconhecimentos feitos para pessoas de fora do Brasil. Este número (14) representa 8.6%.

Recebidos (Brasil)

Esta é a quantidade de reconhecimentos recebidos (feitos por brasileiros) por juízes e juízas do Brasil.

Pessoas Diferentes

Esta é a quantidade de pessoas que receberam ao menos um reconhecimento. Ao todo 77 pessoas foram reconhecidas. Este número conta apenas reconhecimentos do Brasil feitos para o Brasil. Minha estimativa é que durante a Wave #8 tínhamos cerca de 280 pessoas certificadas, então tivemos cerca de 27.5% da nossa comunidade reconhecida.

Slots “Nivel 1”

Este número representa a quantidade de reconhecimentos feitos utilizando o slot específico para reconhecer níveis 1. Ao todo foram utilizados 58 destes slots, de um total possível de 117, cerca de 49.6%. Uma outra forma de olhar para este número é dizendo que pelo menos 35.6% dos reconhecimentos feitos no Brasil são para Níveis 1.

Slots “Nivel 2”

Este número representa a quantidade de reconhecimentos feitos utilizando o slot específico para reconhecer níveis 2. Ao todo foram utilizados 37 destes slots, de um total possível de 64, cerca de 57.8%.

Slots “Any Level”

Estes slots podem ser utilizados para reconhecer pessoas de qualquer nível. Ao todo a quantidade de reconhecimentos feitos utilizando slots “any level” foi 67 destes slots, de um total possível de 113, cerca de 59.2%.

Top pessoas reconhecidas

Abaixo podemos ver as pessoas que receberam 3 ou mais reconhecimentos na Wave #8 (fiz o corte em 3 ou mais para que o gráfico pudesse ser melhor visualizado).

Top reconhecimentos Brasil
Top reconhecimentos Brasil

Para entendermos melhor a divisão dos reconhecimentos entre as 77 pessoas reconhecidas:
19 pessoas receberam 3 ou mais reconhecimentos, em um total de 87 reconhecimentos ou 53.3%
15 pessoas receberam 2 reconhecimentos, em um total de 30 reconhecimentos ou 18.4%
43 pessoas receberam 1 reconhecimento, em um total de 43 reconhecimentos ou 26.4%

Considerações

A quantidade de reconhecimentos para Níveis 1 é maior do que o número de “Slots Nível 1” nos mostra. Isso por que o Programa Exemplar não entrega (ainda) o nível da pessoa que recebeu o reconhecimento, desta forma reconhecimentos feitos usando o slot “Any Level” não podem ser perfeitamente mensurados.

Com estas informações mais explícitas podemos entender (um pouco melhor) onde estão nossas qualidades e defeitos com relação ao Programa Exemplar, e à partir daqui traçar planos e iniciativas. Eu vou continuar analisando as informações e buscando extrair dados mais interessantes. Se vocês sentirem necessidade de alguma informação que não está aqui por favor me procurem!

Uma curiosidade: em números totais, o Brasil só perde na utilização de slots “Nível 1” (58) para as regiões Ibéria (86) e Japão (95).

Você pode conferir o dashboard dos dados publicados aqui. Tudo foi feito utilizando o Power BI.

Agora é aguardar que em breve Eder Carvalho e Nicolau Maldonado nos trarão so destaques da Wave #8!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

You will not be added to any email lists and we will not distribute your personal information.