Desenvolva

Em Economia, muita gente confunde o conceito de Crescimento Econômico com o conceito de Desenvolvimento Econômico. Quando falamos de crescimento econômico, estamos falando do aumento do Produto Interno Bruto (PIB) de um país. Ou seja, quanto mais um país produz (matéria-prima, serviços, bens de consumo), maior é o crescimento econômico deste país.

Já o Desenvolvimento Econômico está relacionado ao bem estar da população. Ou seja, um bom indicador de Desenvolvimento Econômico é o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Quanto mais a população tiver saúde, educação, bem estar, qualidade de vida, maior será o desenvolvimento econômico daquela região.

Perceba a diferença, enquanto no crescimento econômico estamos preocupados apenas com valores comerciais, no desenvolvimento econômico estamos preocupados com a qualidade de vida que uma população tem. Para saber mais, leia.

Para a reputação de um Presidente, parece mais razoável investir esforços, recursos e políticas para o crescimento econômico do que para o desenvolvimento econômico. Uma vez que mandatos presidenciais tem duração curta (4 anos) e politicas/esforços em desenvolvimento econômico demoram para serem percebidas pela população ou pelos indicadores financeiros de um país.

 

Mas o que isso tem a ver com a minha vida como Juiz?

Ora pois, você é o Presidente da sua vida e da sua carreira como Juiz. É você quem vai reger suas políticas e o investimento do seu tempo. Mas, ao contrário de um presidente de uma nação, você tem um mandato vitalício. Já que você vai depender de você para o resto da vida, não faz muito mais sentido investir nas suas qualidades e habilidades do que investir em números?

Ao invés de investir no seu nível de Juiz, invista em suas qualidades. Quer trabalhar em mais PPTQs? Invista no seu conhecimento do guia de procedimentos para infrações. Gostaria de trabalhar em outras regiões? Converse com outros juízes. Quer melhorar em investigações? Busque artigos relacionados, jogue mais Magic competitivo e pratique técnicas como contar cards.

“Além de tudo isso, ter em mente que nem sempre as pessoas vão notar que você tá fazendo algo legal imediatamente! Ser reconhecido e melhorar como juiz leva tempo, por vezes é frustrante não ter visibilidade, mas como tudo na vida, os resultados dos esforços se colhem no futuro, e não necessariamente isso resulta em um avanço de nível rápido ou 1000 reconhecimentos no exemplar. É importante ter paciência e sempre trabalhar em auto-conhecimento e saber onde você tá melhorando e acompanhar seus próprios resultados. Eventualmente consequèncias boas virão.” – Bruna Chiochetta

 

Um pouco da minha história

Há um tempo atrás, eu comecei a procurar juízes que pudessem me escrever uma recomendação para o Nível três. Um dos juízes que eu pedi por recomendação me disse que eu era deficiente em uma área: Liderança, Presença e Carisma. Ele me disse que eu tinha uma personalidade muito calma e que isso fazia com que minha presença as vezes não era sentida.

Por um tempo eu acreditei que aquilo significava que eu precisava provar para ele que isso não era verdade. Por um tempo eu quis argumentar que a minha presença era sim notada e eu buscava evidências para basear meus argumentos.

Mas eu me esforcei a toa. Eu gastei minhas energias com pouco sucesso. Na minha frente estava uma grande oportunidade de me desenvolver; um juiz tinha me dito algo que eu precisava melhorar, que eu precisava desenvolver. Ao invés de trabalhar nisso, eu tinha gastado minhas energias para tentar mostrar que ele estava errado. Porque eu estava mais interessado no Nível do que no meu desenvolvimento.

Foi quando eu aceitei que eu precisava melhorar que eu entendi que não valia a pena buscar o crescimento sem antes me desenvolver. Eu comecei a pesquisar maneiras de ser um líder melhor, de ter minha presença sentida e também de inspirar mais e melhor os times que eu lidero. Eu tenho avançado nisso mas ainda tenho uma longa jornada. Mas essa jornada começou no momento que eu decidi que o meu desenvolvimento era mais importante do que atingir o Nível. Como consequência, é possível que o Nível 3 venha de forma mais natural.

Para quem quiser saber mais, aqui estão a definição das qualidades de um Nível 3.

 

Aprenda com seus erros

Grande parte de se desenvolver envolve auto-conhecimento, aprendizado e reflexão. Isso não é um processo rápido e, muitas vezes, envolve lidar com nossos erros. Errar dói. Recentemente eu fui Juiz Mor do Nacional Legacy e eu atendi uma mesa que tinha uma dúvida da interação entre Dredge e Sylvan Library. A pergunta era: “Se eu comprar meu card normal do turno e usar o efeito de substituição de Dredge para substituir uma das compras da Sylvan Library, eu não perco vida e fico com um card a mais, correto?”. Minha resposta foi que “sim”, mas eu estava errado (para os curiosos, se você substitui todas as compras por Dredge, então você fica com 3 cards e não precisa pagar nenhuma vida, mas se você substitui apenas uma delas, você tem que devolver os dois outros cards que você comprou ou pagar 4 de vida para cada um daqueles cards).

Aquele erro me machucou. Eu estava lá como Juiz Mor, eu deveria ter estudado o formato e estudado as interações de Sylvan Library. Eu me senti mal, fiquei triste e isso abalou minha auto-confiança. Felizmente o Guilherme Figueira foi gentil de me ensinar a interação da Sylvan Library com Dredge e eu me lembrei de algo que eu aprendi há 22 anos atrás (muitas e muitas vezes, quando eu forçava meu pai a não assistir mais nada na TV): “Ah é, o passado pode doer. Mas do jeito que eu vejo, você pode fugir dele… ou, aprender com ele”.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

You will not be added to any email lists and we will not distribute your personal information.